As estações do ano em Londres

Bute Park Cardiff 640x390 As estações do ano em Londres

Bute Park – Cardiff

Uma das coisas que eu mais amo em Londres (e nas outras cidades que conheci na Inglaterra) é a mudança das estações do ano. Cada uma com sua característca, assim como a gente aprende na escola. No verão faz “calor”, temperaturas suportáveis e quando faz 30 graus é um evento! Árvores super verdes e “repolhudas” e canteiros e vasos floridos enfeitam os  jardins, postes e até a fachada de pubs. As pessoas vão se bronzear e fazer churrasco nos parques, bares com mesas do lado de fora e atividades ao ar livre são programas obrigatórios. E os dias são enormes, anoitecendo depois das nove da noite, o que é um tanto perturbador, já que amanhece antes das 4 da manhã.

Highbury Fields verão 2012 640x390 As estações do ano em Londres

Highbury Fields-Londres- verão 2012 durante as Olimpíadas

Normalmente no final de agosto, início de setembro já começa a esfriar…

A chegada do Outono é aquela festa de tons! O vento já mais frio derrubando as folhas das árvores que formam o mais lindo tapete que a natureza consegue criar. As temperaturas despencam e ficam entre 7 e 15 graus, uma delícia para passear e ver o espetáculo de cores nos parques e jardins.

Outono em Londres 640x390 As estações do ano em Londres

Outono em Londres

E vai esfriando gradativamente… os dias vão ficando cada vez mais curtos, e em dezembro só clareia às nove e anoitece às 3 e meia da tarde.

NoiteOutonoLondres 640x390 As estações do ano em Londres

Noite de Outono-Londres

As árvores ficam peladas e preguiçosas. O fog cria uma espécie de filtro nas paisagens. Os dias de sol são gelados… Casacos, cachecóis,  e luvas invadem as vitrines… é o Inverno que chegou.

Highbury 640x390 As estações do ano em Londres

Highbury Fields -Londres Inverno

Winter Wonderland 2  640x390 As estações do ano em Londres

Winter Wonderland 2 – Hyde Park – Londres

E quando neva em Londres é também um evento! Sinal de uma nevasca pelo norte da Europa e a temperatura “freezing”. A paisagem fica linda, mas como a cidade não é lá muito preparada para essa “intempérie”, normalmente rola um caos nos transportes. O inverno aqui não é dos mais rigorosos. Mas o vento é gelado, e quando há uma dessas frentes frias, algumas esquinas viram uma prova a se enfrentar. Roupas térmicas, casacos forrados, gorro, cachecol, luvas e bota são mais do que necessários. Este ano tivemos temperaturas bem variadas, e agora o inverno está teimando em não ir embora…

Highbury Neve 640x390 As estações do ano em Londres

Highbury Fields – Londres durante a nevasca

E normalmente quando chega março, todas as vitrines já festejam a chegada da Primavera. Cada dia vai anoitecendo um pouco mais tarde e agora em abril, pouco antes das oito da noite ainda está entardecendo.

Primavera que esse ano está demorando demais a chegar. Só ontem as temperaturas passaram dos cinco graus, e não se fala em outra coisa a não ser o frio que não vai mais embora por essas bandas. Aliás estão culpando o degelo do Mar Ártico pelo frio que tomou conta do norte da Europa (acho que do hemisfério norte), fazendo deste abril, o mais frio (eu que adoro, diria gelado!) dos últimos anos. Com direito a neve e sleet – uma “chuva em estado sólido”,  uma neve que derrete assim que toca o solo ou a roupa. Até essa semana estava complicado se animar para sair de casa.

Previsão de Neve Celular 640x390 As estações do ano em Londres

Previsão de Neve – Celular

No ano passado, mais precisamente no dia 20 de março, eu saí para “ver” a primavera, que chegava com um lindo dia de sol. Esse ano a primavera foi por assim dizer “chegada”. A despeito do frio e do vento gelado, os parques vão aos poucos ganhando ares de primavera, pois não importa a temperatura, as flores são o símbolo da estação e são cuidadosamente plantadas, regadas e adoradas!

Embankment Gardens 640x390 As estações do ano em Londres

Embankment Gardens- Primavera – Londres

O mais maluco de tudo isso, é que mesmo com temperaturas muito abaixo do normal, não há mais uma roupinha  de inverno sequer para vender. Os casacos sumiram das lojas ainda em Janeiro e quem chega a Londres desprevenido, não tem como se agasalhar. Talvez em algum mercado mais popular, mas nas High Streets (as ruas de comércio) não vai encontrar nada para inverno, ao contrário, só biquinis, e roupas coloridas. Mesmo durante uma primavera “comum” a variação de temperatura do dia para a noite, às vezes de quase ou mais de 10 graus, exige um casaco à mão.

Eu adoro o inverno, mas esse ano até eu estou esperando a primavera. E você? Qual a sua estação preferida?

 As estações do ano em Londres

Sobre 

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses em Londres, quando aproveito para viajar pela Europa, e seis meses no Rio de Janeiro, quando planejo as próximas viagens.
Estou no Google + - +
Celina Martins
-

5 Comentários para "As estações do ano em Londres"

  1. Bethânia says:

    Olá Celina, vc sabe se as estações e média de temperatura na Irlanda é assim parecida com a de Londres?

    Responder
    • Celina Martins says:

      Oi Bethânia, como eu te disse o início da primavera é quando as variações de temperatura são mais drásticas. Em Dublin, variam de 6 a 14 graus, em condições normais, esfriando muito no cair da tarde. Em Londres, por exemplo, já peguei diferenças de 10 graus num mesmo dia.

      Responder
  2. Eliana says:

    Cel, e eu aqui já na contagem regressiva, não pensei que tivesse q fazer uma mala de inverno. Mas quem sabe até o dia 06 já esteja “mais primavera” né? E pensar q ano passado, eu flanei por Paris de havaianas heim! Respondendo sua pergunta, eu só não gosto de inverno muito rigoroso e verão escaldante.

    Responder

Comente

Quer participar da conversa?
Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>