Atendendo a pedidos: reflexões sobre a mala (e o que vai dentro dela)

Vou aproveitar esse post, para agradecer todas as visitas, as comentaristas queridas,  e aos que chegam aqui “de para-quedas” e acabam acompanhando.  Adoro quando vou dar uma espiada nas estatísticas do blog, e dou de cara com um pontinho vermelho, o que quer dizer que chegou gente nova no pedaço.  Nesta mesma página, a das estatísticas, também dá para saber os posts mais acessados e os termos que usaram para chegar aqui. Invariavelmente, e talvez porque sempre falo sobre isso,  a mala está disparado em primeiro lugar. Seja o tamanho, as medidas ou o que levar dentro dela. Além de e-mails me pedindo uma listinha básica. E ontem recebi esse comentário:

8″Amei o seu Blog, confesso que ele tem me ajudado muito. Vou viajar agora em outubro dia 2 para ser mais precisa, para 3 paises: Portugal, Espanha e Itália. Estou super preocupada pois vou passar 20 dias com uma mala de 10 kg apenas. Eu tinha achado onde vc escreveu sobre o que levar em uma mala de 10 kg, nao anotei. Procurei novamente mas ao encontrei. Poderia me ajudar? É a primeira vez que viajo para a Europa e com uma mala de 10 kg…rsrsrsrs. Lá agora é inicio do outono, mas ta muitooo frio? Tinha pensado em levar 2 casacos apenas. Agradeço desde já pela ajuda e algumas dicas se possivel, principalmente de Barcelona e Madrid. Vou ficar sozinha nessas cidades. Abraços Renata Penido”

Já falei sobre isso algumas vezes mas já que a procura é grande, não custa repetir e atualizar.  Mala é muito pessoal e sempre depende de muitos detalhes para a fórmula perfeita.  Falo sempre sobre minha experiência:  orçamento apertado e meu objetivo principal é  de conhecer os lugares, sem muito desfile de moda e sem comprar (quase) nada.  E sim! Sair do Brasil, só com uma malinha pequenininha, com o mínimo do mínimo,  é um desafio que no meu caso, virou aprendizado.  Dá para ser feliz com muito pouco.  E por que uma mala tão pequeninnha? São vários motivos:

1)  Independência: É a gente mesmo que leva a mala para o avião, coloca e tira  do bagageiro se estamos viajando nas companhias aéreas de baixo custo. E mesmo que você vá despachar a mala (pagando por uma mala de porão), se ultrapassar um determinado peso, lá se vão mais alguns euros ou libras. Levando um mala que você mesmo possa carregar, não precisa de ninguém de boa vontade para te ajudar. Não precisa ficar esperando a dita cuja nas esteiras dos aeroportos. E se seu quarto no albergue/hotel ficar no 4º andar? Aqui na Europa é muito comum. Já imaginou?

2) Economia: Se você consegue carregar (e conduzir) sua bagagem, não vai precisar de táxi para sair ou chegar aos aeroportos, e pode pegar qualquer meio de transporte, onde estiver. Além disso, as companhias aéreas de baixo custo, cobram uma fortuna pelas malas de porão. Na Ryanair por exemplo, uma mala de até 15 kilos, custa 15 (euros ou libras) se reservar antes de viajar, e 35 no aeroporto. Se levar uma segunda mala de porão, 25 (on line) e 40 no aeroporto. E incríveis 10 euros ou libras por cada kilo que exceder. Essas taxas variam de cia para cia, mas é regra cobrar por bagagem de porão em todas. Portanto, se a viagem tiver vários deslocamentos, uma mala maior, vai virar uma facada no orçamento. Então, se pretende pegar um vôo de uma dessas companhias, economizando na bagagem, atenção às medidas: Cada passageiro  pode transportar um volume (no total) como bagagem de mão (isento de taxas). Este não deve pesar mais de 10 Kg, nem exceder a dimensão de 55cm x 40cm x 20cm.  E tudo tem que estar dentro desse volume. câmera, laptop, bolsa, compras no freeshop…

Bagageiro do Eurostar

Bagageiro do Eurostar

3) Mobilidade: Poder se locomover facilmente é super importante. Liberdade de poder andar por onde quizer:  pelas estações de metrô,  nas escadas rolantes (quase sempre cheias), pegar ônibus urbanos, etc. Nas estações de trem, fica mais fácil correr para pegar o seu e subir a mala no vagão. Além disso, uma malinha pequena  entra em todos os lugares, se precisar fazer hora para pegar seu transporte; restaurantes, lojas, lanchonete… Enfim,  uma mala pequena vira uma extensão do seu corpo e não um trobolho que a gente tem que puxar…fica tudo mais fácil!

Agora, para tentar responder à Renata, o desafio. O que levar? Eu tenho um kit básico, quase pronto no armário. Se pintar uma viagem para amanhã,  ele pula dentro da mala. Outra questão, é que se um vôo low cost está nos planos, nem bolsa se pode levar.  Mas onde colocar celular, carteira, passaporte e a passagem? Primeiro, eu comprei um porta-passaporte/doleira, que fica pendurado no pescoço.  Eu confesso. Já apelei para uma pochete, sem o menor pudor. Depois comprei uma microbolsa à tiracolo, e por fim terminei com uma, um pouco maior, mas facilmente “desfarçável” com o casaco ou por debaixo da roupa. Outra solução, para a bolsa, é comprar uma bolsa maleável, sem estrutura, que se possa levar dentro da mala, sem fazer volume, e quando chegar no seu destino, pode usar sem problemas.

Meu kit básico (seja qual for a estação):

1) blusa e calça térmica : É o curinga da bagabem. Se esfriar, é só colocar por baixo da roupa, ocupa pouco espaço, fácil de lavar no banho, seca rápido. Se não estiver frio, serve como pijama. Se for para um lugar muito frio, um segundo conjunto será bem vindo, dá para colocar um por cima do outro.

2) 2 calças compridas: eu dou preferência às de elástico em vez do zíper, e que sejam de lycra, bem maleáveis.  Com a que vai no corpo, são 3 calças ao total.

3) 2 pashiminas – ocupa menos lugar que cachecol, pode ser usada como xale, para aquele ventinho/friozinho no final da tarde e memo no verão é útil para lugares com o ar condicionado nas alturas.

4) 1 par de sandálias de borracha  para tomar banho em banheiro coletivo no caso de se hospedar em albergues (pode ser aquela de salão de beleza mesmo, se for inverno ou havaianas, se for verão, pois dá para passear com elas). Se não tem planos de se hospedar em hostel serve para andar pelo seu quarto de noite quando voltar para o hotel.

5) 1 toalha super absorvente (vende em loja de artigos esportivos)

6) 3 pares de meia – dependendo da estação opto por meias mega grossas e térmicas.

7) 1 bolsinha de nylon, dessas que se dobram e ficam pequenininhas (serve para compras no supermercado, para levar a muda de roupa para o banheir o hostel etc

8)1 peignoir  de seda ou outro tecido fininho. (roupão, ocupa muito espaço).

8)1 porta maquiagem e 1 porta garrafinhas de 100ml (para levar no avião, nenhum líquido, pasta, gel ou creme pode ter mais de 100ml e deve estar tudo numa embalagem transparente, lacrável para passar pelos procedimentos de segurança) . Nesta bolsinha devem estar: desodorante, shampoo e condicionador, pasta de dente, hidratante, creme para o rosto, colírio e descongestionante.

10) 1 adaptador de tomadas

11) remédios (em alguns lugares, não é fácil comprar os mais comuns)

tylenol, sal de fruta, colírio, relaxante muscular, descongestionante, remédios de uso quotidiano – leve a receita do seu médico.

12) lenços demaquilantes

13) 1 travesseiro de bordo (daqueles que a gente enche e esvasia).

14) celular, netbook, câmera e respectivos carregadores.

Isso tudo é para todas as viagens (dois dias ou dois meses). Agora, o que muda com a época / clima?

Primavera- Verão (Europa)

Como eu já disse, minha listinha é para conhecer e andar pelas cidades/lugares. Raramente faço alguma coisa chic, que demande um traje mais elegante.  Além disso, a gente sempre acha que na Europa todo mundo anda como se estivesse num desfile de modas. Não é assim. A grande maioria, e principalmente os viajantes, se vestem na maior simplicidade, dando prioridade ao conforto. Nas cidades, idem. São trabalhadores, estudantes, gente normal. Quanto às estações, cada cidade  tem um clima, embora estejam na mesma estação. Então se vamos visitar muitas cidades, temos que estar mais ou menos preparados para várias temperaturas. No geral, no verão, variam de 40 (Espanha, Portugal, Grécia, etc) a 20 quando chega a tardinha. Nessa última viagem, em plena primavera, saímos de Barcelona com 20 e poucos graus, e chegamos a Edimburgo com menos de 8. Dessa forma, um casaco é fundamental, assim como camisetas com e sem mangas. Eu levei:

1) duas camisetas

2) um casaco de malha fino

3) um casaco forrado (ver abaixo) mais quente

4) uma blusa comprida, de manga comprida, mais quentinha.

5) um tênis ( que ficou o tempo todo no pé)

6) um par de luvas

(durante a viagem, comprei um xale e um cachecol, que variaram o visual)

Outono – inverno

Varia muito mais de cidade para cidade. Por exemplo, hoje em Londres está fazendo 15 graus e a previsão é de 11 para a noite. Já em Madri, está 23 com previsão de 10 para a noite. Conclusão: Casaco, sempre! Principalmente se vai se locomover muito e mudar de cidade durante a viagem. Por isso, também sempre levo as roupas térmicas. O que eu levo:

1) uma camiseta de malha

2) duas blusas quentes de gola alta

3) uma bota super confortável com uma superpalmilha fofinha (que normalmente vai no pé)

4) um casaco, normalmente uma doudoune ou filled coat (casaco de nylon forrado), que é mais fácil encontrar por lá. É mais barato também.


A vantegem desse tipo de casaco é que ele é impermeável. Não deixa o vento passar e protege na hora daquelas chuvas inesperadas. Dependendo do que se põe por baixo, esquenta mais ou menos.

Nécessaire:

É praticamente a bolsinha que a gente mostra no security.

Hidratante para o rosto e corpo

Protetor solar

Lipbalm

Batom

Blush

Lápis de olho

Sombra

Desodorante

Shampoo e condicionador.

Se alguém tiver mais alguma dúvida, escreva e compartilhe!

Atualizando:

Nesses últimos anos, minha “cota” de eletrônicos aumentou consideravelmente. Tenho um câmera maior, 2 smartphones, iPad, Kindle e seus respectivos carregadores. Adotei a mochila para esses ítens. Agora todos esses ítens tem que ser mostrados e serão examinados nos procedimentos de segurança dos aeroportos europeus. Dependendo do vôo, pago pela mala de porão e levo a mochila a bordo.

O Mala de Rodinha e Nécessaire nas redes sociais:

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

 

 

25 comentários em “Atendendo a pedidos: reflexões sobre a mala (e o que vai dentro dela)

  1. Olá! Amando seu site.
    Gostaria de saber… falaste que “(para levar no avião, nenhum líquido, pasta, gel ou creme pode ter mais de 100ml e deve estar tudo numa embalagem transparente, lacrável)”, basta por em uma necessaire transparente, ou tem que por naqueles saquinhos que tem o negócio que lacra e não dá para abrir?
    Outra coisa, tenho uma almofada de pescoço que adoro usar em viagens, mas não é das de encher. Será que dá para entrar com ela no avião já no pescoço de boa (eles frescam com esse tipo de coisa), ou tenho que dar um jeito de caber na mala?
    Grata pela atenção.

  2. Vou me basear no texto para fazer minha mala! Vc só esqueceu de dizer que se deve incluir na mala uma prima que entenda tudo de viagens! Rsrsrs

  3. Cel, já fui na Centauro daqui mas não tinha. Agora por último, achei justamente em uma loja de esportes calça e blusa ao custo de quase 200 pilas! Agora será a escolha de Sophia: comprar ou arriscar a comprar lá, e bem mais barato.

  4. Cel, será que nessa época (primavera) eu encontro roupa térmica em Lisboa ou Barcelona?
    Eu ia pedir pela internet, mas não dá mais tempo pois embarco na próxima segunda. E a primavera por lá, tá bem fria e chuvosa. Me disseram que em Paris essa época já é difícil de achar. E lá que é a minha última parada, parece ser o lugar mais frio. Tô com medo de passar frio!
    bj

    • Em Paris vá direto na Uniqlo! Tem roupas térmicas de última geração o ano inteiro como underwear. Não tem nenhuma loja Centauro na sua cidade? Normalmente loja de esportes tem essas roupas.

  5. Faço coro com a Gina!
    Montei meus roteiros onde em alguns trechos se lê: “Cel falando:”. Ou seja, colei suas dicas e observações a respeito de determinado local ou assunto.
    Brigadão, querida!

  6. Aprendi muito no Mala de Rodinha! Que bom ter alguém explicando tudo nos mínimos detalhes!
    Hoje planejo minhas viagens seguindo os passos da Cel.
    Esse planejamento é importante e nos dá uma maior segurança e tranquilidade na viagem.
    Grata por compartilhar conosco dicas tão essenciais, Cel!

    Bjs

  7. Cel, a minha mala é bem parecida com a sua. O problema é que eu multiplico e acabo voltando com peças sem uso. Mas dessa vez, serei mais econômica…juro! rs!!!
    Bjs!

  8. Olá, obrigada pelas dicas,
    agora começo a juntar o quebra cabeça que estava a fazer ….. ehehehe
    Vou começar a elaborar meu roteiro,
    como sempre estou por aqui, conversaremos.
    Otimo final de semana eheeheheheh
    Bjs
    Márcia Merony

  9. Olá, adorei seu novo cantinho.
    Tenho lido seu blog, e muito me ajudou na viagem que fiz a Itália e Espanha. Mas fui com um grupo , agência de viagens. E agora quero ir sózinha .
    Por isso repito a curiosidade da Lia (acima) : como você pesquisa para viajar, como montar o roteiro? Como calcular um orçamento? E se não for abusar, como economizar para a viagem? comprando euros antes ou na hora de viajar?
    Quero ir para a Suiça em setembro,qual o ideal de tempo para a compra das passagens; vc compra sempre meses antes???
    Obrigada, continuo lendo seu blog e aprendendo eehehehehe

    • Que bom Marcia, que bom que você gostou e veio comigo para cá. Essa coisa de pesquisa é muito pessoal, mas eu começo assim
      1) pelo nome das cidades que eu quero conhecer e jogo no Google. Daí coleto as primeiras informações e imagens e mando para mim mesma e vou juntando tudo numa “label” do meu Gmail.
      2) depois que eu tenho uma idéia da cidade/lugar, quantos passeios, o que é imperdível, aquela listinha de “preciso ver com meus olhos!”, começo a pesquisar hotéis/hostels/albergues, primeiro pelo preço e depois pela localização (prefiro sempre perto do centro histórico, onde vou concentrar a maioria dos passeios, ou de onde saem os transportes públicos)
      3) é essa a hora da decisão: se a acomodação da cidade/lugar (que eu quero ir) cabe no meu orçamento, OK, vou em frente, se não guardo no Gmail porque fica sendo uma espécie de “mentalização” para a próxima viagem. Cabendo no meu orçamento, junto todas as informaçôes (como chegar do aeroporto ao centro, preço e localização do hotel mais em conta/bem localizado, quais passeios fazer, o que ver, como é o transporte público, quanto custa se locomover) em outra “label”
      4) Montar o roteiro é que é o quebra-cabeça e aí eu fico meio ao sabor das promoções da Easyjet e Ryanair (e por causa dessas promoçoes já mudei um roteiro inteiro e fui conhecer Estocolmo por exemplo! e adorei!)

      5) Como economizar para a viagem? Bom eu sou xiita! Se meu objetivo é viajar, eu troco tudo por essa viagem. E é o que tenho feito nesses últimos anos! Sempre que a cotação está legal eu compro euros ou libras (é bom acompanhar a cotação), e economizo mesmo em tudo que eu posso. Sempre penso: a cada tres reais que eu não gasto numa besteira, tenho uma libra ou um euro para me esbaldar!
      Se você quer ir para a Suiça, aí comece mesmo a economizar, pois é um dos paises mais caros da Europa!
      6)Compro passagens sempre com antecedência, mas hoje em dia nem é uma super obrigação pois as promoções por aqui sempre acontecem. No meu caso, como minhas passagens são sempre de longa duração na Europa, eu preciso mesmo planejar e quando volto de uma temporada, já preciso pensar na ´próxima.
      Espero ter te ajudado, mas fique à vontade para perguntar o que quiser. Quem sabe não vira um post??

  10. Olá,adorei esse cantinho!!!!!
    Pode me tirar uma dúvida,a vacinação exigida na europa,vou com um grupo de 11 meninos seminaristas para itália no dia 01/12 e ficaremos em Roma até 14/12, e também qual a quantia de euros necessários para estadia la (quero dizer a quantia exigida)

    Beijão!!!!!!

    • Oi Valéria, seja bem vinda! Não há exigência de vacina para a Europa. Até onde eu sei, 50 euros por dia por pessoa é o que eles pedem, mas para ser sincera, nunca vi ninguém mostrando dinheiro na imigração.

  11. Oi Cel, desculpe o abuso. Mas você poderia por fotos, minha ignorância é tanta que não sei bem o que é pashimina, nem peignoir, nem como é essa bolsinha de nylon. obrigada, e desculpe, mas ao guru a gente pergunta tudo, né?

  12. Oi, Cel. já li seus blog inteiro e mesmo qdo é parecido, o post é gostoso de ler.Me animei com este post resposta à leitora, e vou ffazer minha pergunta. Li mais ou menos, como você pesquisa, para viajar, mas como você faz para montar o roteiro? Como calcular um orçamento? E se não for abusar, como economizar para a viagem? comprando euros antes ou na hora de viajar?
    obigada desde já.

  13. Também amo seu blog! Mas ainda estou esperando o post sobre Amsterdam!
    Quando ele vem? hehehe! estou ansiosa!
    bjs e obrigada por compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.