Bath – a cidade das Termas Romanas

 

Bath fica a pouco mais de 150 km  ou duas horas de Londres. A cidade é  linda e lógico, fui conhecer  The Roman Baths, um complexo de piscinas com águas fumegantes vindas da única fonte termal da Inglaterra, construído pelos romanos por volta de 70 D.C. (!!!) e é  extremamente bem preservado.

Roman Baths - England

Esse passeio pode entrar perfeitamente na categoria “bate e volta” a partir de Londres, mas acho que da próxima vez que for, vou até arriscar a dormir por lá. Há muito mais para conhecer e sentir pela cidade, que atravessa o Avon River e sobe por colinas.

Mas… e as Termas? Vale a pena conhecer? Claro que vale! O ingresso, no meu caso, já estava incluído no passeio, mas se for a Bath por conta própria, pode -se comprar na hora, e custa  algo em torno de  12 libras com direito a audio-guia.

Oops!! o post foi publicado sem a outra metade do texto! Então… Atualizando:

Já imaginou? Há 2000 anos atrás? O pavimento de pedras irregulares é o mesmo, e grande parte dos canais de irrigação também. A gente acaba se imaginando na época e entrando no clima.

E a cidade? Como eu disse a cidade é linda! Mas era sábado, estamos em dezembro “abrindo os trabalhos” Natalinos, e consequentemente os Mercados de Natal, que por aqui são mais que uma tradição!  Resultado: a cidade estava lotada, todo mundo na rua, e mal se conseguia andar. Não lutamos contra os fatos. Patricia que já conhece de longa data essa pequena jóia, me conduziu às margens do Rio Avon. E assim, meio do nada, enquanto eu tentava o melhor ângulo para uma foto do rio,  me aparece esta cena:

Fala a verdade?? Lindo, né? Aí… vem o rio Avon que precisarei de um outro post para explicar.

E como a cidade é afeita a inundações (houve uma pouco antes desse dia) há barragens que neste ensolarado dia  de outono/inverno pareciam um balé de águas.

Avon River-Bath_ England

E foi me despedindo da cidade, enquanto Patricia apreendia imagens, e nossa guia nos chamava atenção para a vista à nossa esquerda, que Bath entrou para a lista das cidades que vi e quero voltar.

E mesmo sem ter conhecido do jeito que eu queria, fiquei com uma saudade quase instantânea desse momento. Acontece isso com você também?

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -
Related Posts

16 Responses to "Bath – a cidade das Termas Romanas"

  1. melina says:

    Olá!
    Econtrei esse post enquanto pesquisava por Bath na internet. Em um passeio que estou vendo para Stonehenge há opção de visitar Bath na volta e eu fiquei na dúvida de valia a pena ou não. Depois de te ler não tive mais dúvidas! Quero conhecer esse chame!
    Obrigada por compartilhá-lo!

    Responder
  2. Gabriel says:

    Ola, boa tarde.
    Fechei um pacote de intercambio para Bath, pois disseram que nesta cidade é dificil encontrar brasileiros, isso procede? E è um bom lugar para estudar inglês?
    Grato!

    Responder
    • Celina Martins says:

      Oi Gabriel,

      Para ser sincera, não fiquei tempo suficiente em Bath para saber se tem brasileiros, mas acredito que tenha bem menos do que Londres. Além disso é uma cidade linda, e com toda a certeza a imersão no idioma é total.
      Boa Viagem!

      Responder
  3. Carolina says:

    Celina, com qual empresa você foi a Bath? Como faço para ir direto de Londres, sozinha?
    Um abraço,
    Carol.

    Responder
    • Celina Martins says:

      Fui pela Viator, que é uma consolidadora. Ela que reservou a Evans & Evans. Fiz o passeio Bath, Stonehenge e Salisbury (catedral). Gostei bastante! E para quem está sozinha é a melhor solução: segurança, e se quiser tem companhia! ;) Qualquer dúvida estou por aqui!

      Responder
  4. Bruna says:

    Oi Cel,

    Realmente Bath é uma cidade super bonita! O Crescent Circus é outro lugar super interessante. Alem de todo o cenario que aparece no filme “A Outra” que fazem a gnt querer voltar lá sempre!! :))

    Responder
  5. Bóia Paulistaa says:

    Oi, Celina. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    Responder
  6. Eliana says:

    Cel, tbém quero ir! As pessoas usam as Termas?

    Responder
    • Celina Martins says:

      Oi Elina!
      As Termas Romanas não são usadas. Hj funcionam apenas como museu. Mas a água continua correndo pelos canais, e é realmente quente. No final do complexo, é possível provar a água, mas eles recomendam não tocar ou beber a água da piscina, uma vez que é a céu aberto. É um passeio que vale super a pena.

      Responder
  7. Eulalia says:

    Adorei a cidade, adorei as termas, mesmo tendo alma helênica! Cidade linda com um dia ensolarado que ainda a enfeitou mais. Adorei o post!
    beijinhos já saudosos!

    Responder
  8. Patricia says:

    Eu estava por lá. E foi muito bom!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>