Como se locomover em Paris em 4 aplicativos

Pont-Alexandre-III-Paris

Sempre que posso, eu uso o transporte público local em minhas viagens. Em cidades como Paris e Londres, apesar do metrô ser super eficiente, eu gosto mesmo é de pegar um bom ônibus.  Principalmente com bagagem ou carrinho de neném,  quando as escadas das estações de metrô viram obstáculos intransponíveis.

Ônibus - Paris

Adoro ver a paisagem ir se modificando pela janela, observar os pedestres, o comércio e os habitantes de cada bairro, e vivenciar a rotina do lugar. Além de ser uma bela economia. Pegar um táxi na hora do rush pode acabar virando um rombo no orçamento da viagem.  Mas não resta dúvida que o metrô é o mais rápido meio de transporte. E claro, saber como se locomover,  quando é melhor usar ônibus ou metrô ou quando combinar os dois, faz toda a diferença quando o tempo é pouco.

Por outro lado, se o tempo é escasso mesmo, o melhor é fazer como eu fiz na minha primeira visita à cidade. Fiz vários passeios com a Paris CityVISION.  É uma companhia confiável e a gente passeia com segurança com guia em português, uma mão na roda! O passeio de barco e a visita à Torre Eiffel ficaram imensamente mais fáceis do que enfrentar aquelas filas gigantescas.

Mas… voltando ao transporte público: Nesse post falei como chegar ao centro de Paris vindo dos aeroportos, quais passes de transporte comprar, etc. Agora, com tecnologia, ficou ainda mais fácil descobrir como ir de um ponto ao outro e se locomover em Paris. Como ter conexão à internet no celular em Paris? Contei aqui.

Apps para iPhone

1) Bus Paris

Aplicativo - Bus Paris

O aplicativo mostra todas as linhas de ônibus de Paris. Tocando em um número, aparecem os nomes dos lugares por onde essa linha passa, e tocando em “Carte” aparece o mapa da cidade mostrando os pontos onde passam as linhas que você marcou.

Baixe o Bus Paris aqui.

2)Paris Maps

Aplicativo - Bus Paris

Esse aplicativo é uma central de mapas. É só escolher, fazer o download, e o mapa fica disponível para consultas off line. Simples assim! E ótimo para qualquer momento em que a gente está sem conexão.

Baixe o Paris Maps

Estação de Metro - Paris

3) MetroParis

Este aplicativo torna a procura muito mais simples.

Metro Paris - Aplicativo para iPhoneVocê pode procurar pelo GPS, pelo mapa, por linha ou por estações de metro. Fica muito mais fácil saber as conexões, e troca de linhas.

 Baixe o MetroParis

4) RATP

RATP - aplicativo para iPhone

Este é o mais completo de todos pois é da estatal francesa que controla os transportes públicos de Paris. Permite que você encontre a melhor opção de transporte de um ponto ao outro, tem mapas das linhas de ônibus, linhas de metrô, RER, e o mais importante, mapas das paradas dos ônibus e das estações de metrô.  Ah, e horários também! Escolha a estação ou ponto de ônibus em que você está e o aplicativo mostra qual o horário do próximo trem ou do próximo ônibus.

Ratp2

Baixe o RATP

Agora um desabafo ou melhor, um sonho: seria querer muito que um dia pudéssemos ter algo assim aqui no Brasil? Ficaria bem difícil, já que nem ponto de ônibus com informações nós temos! E o nosso transporte público continua engatinhando e patinando nos mesmos problemas. Mas… isso é assunto para um outro post!

 

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

 

 

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -

6 Responses to "Como se locomover em Paris em 4 aplicativos"

  1. Emili Costa says:

    Bom dia! eu me chamo Emili. Eu sempre quis conhecer paris. Só que eu não sabia como. Pois não sei falar francês, nem inglês. Mas eu vi ali você falar sobre Paris CityVISION. Eu gostaria de saber se você poderia me explicar um pouco sobre os serviços deles. Se tem parada? Se eles bucam a gente no hotel? Se eles possuem guia turistico? Se os preços deles são acessiveis?

    Responder
    • Celina Martins says:

      Olá Emili! Cada passeio é diferente do outro, então eu não posso garantir que todos tenham o serviço igual. A melhor forma de saber e clicar no link e ver todos eles. Tem português no site. O que eu seu é que são pontuais, e o que está descrito é o que será o passeio.

      Responder
  2. carlos says:

    Oi Celina, muito bom seu site. Minha esposa está adorando; estamos indo a Paris, nossa primeira viagem para Europa e internacional também…
    Vamos chegar no CDG e pensei em ir de RER B até a estação Chatelet e pegar a conexão para a linha 7 e chegar na estação Place Monge, nosso destino.
    Será que é complicado, cada um com uma mala média e mochila, fazer esse percurso na chegada?

    Obrigado e continue nos informando com todas essas dicas muito úteis!!!
    Carlos

    Responder
    • Celina Martins says:

      Olá Carlos! A primeira viagem é sempre uma delícia de expectativa e frio na barriga. Por isso mesmo tente simplificar sua chegada em Paris. A estação Chatelet é enorme! Praticamente um bairro subterrâneo. Ainda mais carregando/puxando malas. Por mais um euro é melhor tomar o Roissy Bus, que vai te deixar na Opéra, bem no centro de Paris, cujo o ticket está custando 11 euros e demora só mais um pouquinho. É bem mais turístico e bonito (Afinal é a Opéra Garnier!) e menos complicado que se “achar” em Chatelet. De Opéra, vocês podem tomar um táxi que não é tão caro assim em Paris, principalmente no perímetro urbano. Ou podem pegar a mesma linha 7 do metrô para Place Monge. Eu não conheço esta estação, mas as estações de metrô em Paris tem muitas escadas. Pense nisso quando fizer as malas ou guarde um dim dim para o táxi. Neste site é possível fazer uma cotação da corrida http://www.taxisg7.com/estimation-tarif-duree-course?tg7=0j2elvs6lfbage83t51sgiem04
      Boa viagem!!

      Responder
  3. Maria says:

    Oi Celina.
    Obrigada por compartilhar todo seu conhecimento com seus leitores.
    Esses apps tem para Sansumg, tentei baixar alguns mais não tenho conhecimento sobre ele acabei baixando com vírus. Tenho ipad e com apple não vem vírus.
    Muito obrigada
    Maria

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>