Como guardar suas fotos de viagem

Já se foi o tempo em que negativos e fotos impressas eram a segurança de ter, para sempre, a lembrança de viagens inesquecíveis.

World Trade Center - NewYork - 1996

World Trade Center – Útimo andar das Torres Gêmeas – NewYork – 1996

Agora, a grande maioria das fotos é virtual. É comum ter mais 2 mil fotos de um simples fim de semana e a não ser que a gente decida imprimir todas (e ir à falência), a maior parte delas fica no celular, no cartão de memória da câmera, no computador, disco externo ou pendrive.

mac book

Até aí, tudo bem. Mas cada vez mais a gente usa a câmera dos smartphones. Eles estão sempre com a gente. E foi assim que consegui perder mais de 600 fotos, justamente da viagem à Budapeste, uma das cidades mais fotogênicas em que eu já estive. Momentos que não pude recuperar. Como eu perdi? Exatamente na hora de transferir as fotos do celular para o pen drive, via computador. Quando a transferência acabou, elas tinham sumido do GalaxyNote2 e não estavam nem no computador, nem no pen drive. Desespero total!

Daí em diante minha paranóia de perder fotos aumentou proporcionalmente à quantidade delas. Porque (3 batidas na madeira, toc, toc, toc) perder o smatphone é sempre possível. Perder tudo que está dentro dele é 100 vezes pior!

Backup seguro para fotos do celular:

Eu resolvi meu problema tanto no GalaxyNote2 (Android) como no iphone5/iPad mini (iOS) com um simples aplicativo: Google+

É só baixar o aplicativo no GooglePlay ou na AppStore (se já tiver uma conta Gmail facilita, mas acho que todo mundo tem, né?)

Página inicial - Google+

Página inicial – Google+

E na tela seguinte, marcar a opção “Turn on Auto Backup”

Google+ Backup Automático de Fotos

Google+ Backup Automático de Fotos

Pronto! Daí em diante todas as fotos capturadas no iPhone ou no Android, estarão automaticamente salvas na sua página do G+ e só você terá acesso a elas.

As fotos ficam organizadas por data e é possível criar álbuns. E cada foto tem toda as informações, incluindo localização, se isso estiver habilitado no celular.

Google+Photos

Na semana passada a Google anunciou várias melhorias nos recursos para o armazenar suas fotos. Já é possível encontrar uma foto por tema (praia, neve, etc) mesmo que não haja nenhuma tag. A edição de fotos também ficou muito mais fácil. Tem mais aqui.

Para as fotos da câmera não é automático, mas é só subir todas para sua página. Eu estou adorando a segurança de saber que as fotos estão todas lá organizadas, mas… só por via das dúvidas tenho um disco externo com cópia de todas.

Para quem tem iPhone e Mac Book ou iPhone e iPad ou os três, ainda existe o iCloud. Isso quer dizer que é só configurar o iCloud em todos os dispositivos, e as fotos capturadas pelo iPhone e pelo iPad,  estarão automaticamente na nuvem e consequentemente acessível em todos os aparelhos.

Você tem alguma dica? Como você guarda suas fotos?

Mais Tecnologia para Viagem aqui.

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+ 

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses em Londres, quando aproveito para viajar pela Europa, e seis meses no Rio de Janeiro, quando planejo as próximas viagens. Estou no Google + - + Celina Martins -
Related Posts

One Response to "Como guardar suas fotos de viagem"

  1. ginapsi says:

    Nossa! Nem imagino perder as fotos de viagens! Tragédia total!! Boa ideia essa sua. As minhas estão num disco externo. Só imprimi algumas. Preciso me atualizar e usar esses recursos modernos, rsrs. Vou seguir a dica. Bj

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>