Londres com internet no celular – qual o melhor chip pré-pago e mais 10 apps

Atualizado em Março/2015

Já foi o tempo em que viagem era sinônimo de “esquecer” de tudo e de todos! Viajar agora é  estar conectado e compartilhar cada passo nas redes sociais.  Além disso, os aplicativos colocam dentro do seu smartphone/tablet, cartão de embarque, tickets de ônibus, guias turísticos, horários de trens, mapas de metrôs e linhas de ônibus, e mais uma infinidade de “ajudas” mais que bem vindas. Para que tudo isso esteja sempre ao alcance, é preciso conexão móvel. A famosa (e em breve ultrapassada) 3g. *Eu sou da opinião que se você for ficar mais de três dias numa cidade ou país, vale muito a pena comprar um chip local. E em Londres vale muito mais a pena! Chip de celular aqui se chama SIM CARD, e 3g,  4g funciona super bem. No último post, falei sobre como está fácil comprar um chip local para quem chega pelo Aeroporto de Heathrow. Logo na saída dos vôos internacionais há uma máquina com “sim cards” de todas as operadoras. Acho que foi para facilitar a vida dos atletas que vieram aos jogos olímpicos, mas acredito que deva ficar.

*Hoje em dia eu compro um chip local mesmo que seja para ficar dois dias.

Máquina de auto-atendimento p/ comprar chip pré-pago_Heathrow_Londres

É exatamente igual a comprar uma CocaCola! Você coloca o dinheiro, escolhe o envelope, digita o número dele e o chip (sim card) pré-pago cai numa bandeja. Simples assim! Há vários tipos de “sim cards” pré pagos. Ah! pré-pago aqui se chama Pay As You Go.

Não deu para comprar no aeroporto? Problema nenhum! O que mais tem na cidade é loja de operadora de telefonia celular:  O2, TMobile, Three, Orange, Vodafone,  Virgin, tem lojas físicas por toda a cidade. Além disso, em muitas off-licenses (lojas de conveniência) há chips da Lyca Mobile e Lebara para vender. Nessas mesmas lojas, você pode fazer um Top Up, que nada mais é do que carregar créditos para o seu chip (sim card).

Mas no meio de tantas opções, qual será a melhor operadora para quem chega a Londres?

Depende muito da sua prioridade. Se for apenas e tão somente ter uma conexão 3g, para ter acesso a Googlemaps, email, fazer check ins, Facebook,  Instagram, etc, é melhor comprar um chip (sim card) que privilegie exatamente isso. As operadoras estão sempre fazendo promoções  como no Brasil. Mas além de internet você pode querer também ligar para casa, no Brasil, ou falar com um amigo que está na Europa. Existem opções a 1p (pence) por minuto!

Minha experiência:

O2  – optei pela O2 a primeira vez que vim a Londres simplesmente porque meu filho já usava essa operadora (pay as you go) e conforme o chip (sim card) que você compra, as ligações de O2 para O2 saem de graça.

         – ligações internacionais: mesmo com um pré-pago, você consegue ligar para o Brasil e para outros países por precinho de nada! é só comprar em qualquer loja da O2 um bolt-on (uma espécie de bônus) chamado International Caller, por 4,99 libras.

           – Internet: também comprando um bolt-on, chamado All Around Web, por 6,99 libras, você terá acesso a 500 MB de data, mais do que o suficiente para um uso moderado de conexão 3g, para as necessidades de um usuário de smartphone.

 3 – A melhor operadora para quem vai turistar pela cidade!!! Na última temporada londrina, a 3 (Three ) oferecia um opção de chip pré-pago e com um Add-on (é a     mesmíssima coisa que um bolt-on, um “bônus” que a gente compra) de 15 libras, tem-se “All you can eat data”, ou toda a internet que você conseguir usar durante um mês. Ou seja, internet ilimitada, coisa rara num pré-pago! Utilizei a 3 (Three) durante 6 meses e fiquei satisfeitíssima, com a velocidade e a qualidade da conexão. E lógico, ainda tem 300 min e 3000 sms (text messages) para falar. Então, na minha opinião, em se tratando de internet no smartphone ou no tablet, a 3 é imbatível. E essa opção ainda é válida e é a que estou usando agora. Ainda há a opção de comprar um chip por 10,49 libras com 1GB, válido por um mês.

Outras opções (que eu não testei):

 OrangeInternet: no plano Pay as You Go Dolphin e com um Top up (crédito) de 10 libras, você tem 500Mb de internet e 300 sms.

                – ligações internacionais:  no plano Pay as You Go Camel e com um Top Up de 10 libras você tem 60 min de ligações internacionais.

Obs: os planos pré-pagos da Orange são bichos fofinhos mesmo, ok?

Tmoblile

TMobile – Internet: aqui o Add-on ou o Bolt-on se chama Booster. Então com o seu sim card, pay as you go, você pode comprar um Internet Booster, madando uma mensagem de texto  com a palavra WEB para 441, são 5 dias de internet por 2,50 libras que já devem estar creditadas no chip.

 Ainda há a opções por dia de 250Mb/500Mb  para Ipad e para Iphone.

                     

    Vodafone mobile Vodafone- Internet : se na Orange são vários bichos, na Vodafone são abelhinhas fofinhas que atraem para os       planos da operadora.  É mais  ou menos a mesma coisa da TMobile, mas sinceramente para o turista que vem passar poucos dias, acho meio confuso.

Existem ainda as operadoras que não tem loja física como a Lebara e Lyca Mobile, mais voltadas às ligações internacionais, a baixo custo e as operadoras das redes de supermercado Asda e Tesco, mas para quem está vindo de férias, acho que as que eu citei acima são as mais fáceis de encontrar e entender. E o importante é que a internet mesmo que no “pré-pago” funciona e muito bem!

É claro que isso tudo pode mudar, mas de uma maneira geral as ofertas tem estado assim há um bom tempo. variando muito pouco.

Aplicativos  que você vai usar muito em Londres, é só escolher:

Transportes

Bus Guru (Android)

Bus Guru (screen shots)

Baseado no GPS, o aplicativo mostra no mapa as paradas de ônibus mais próximas, quais as opções de ônibus disponíveis em tempo real e  quantos minutos faltam para o próximo ônibus chegar.    Super fácil de usar e facilita muito a vida que quem quer conhecer a cidade “por cima”.

London Underground (Android)

London Underground (screen shot)

É simplesmente o mapa do metrô de Londres (Tube) na tela do seu aparelho. É o mesmo mapa que está nas estações de metrô, sendo que você pode dar zoom, e consultar pontos de interesse.

London Tube Master (Android)

Tube Master (aplicativo para smartphone)

Esse é bem mais completo e traz o status das estações de metrô, e os  horários de partida dos trens.

London (Android)

London (Aplicativo para smatphone)

Esse é um tudo em um: notícias, mapa, previsão do tempo, e transportes com um “travel planner“, é só escrever From (de)………. To (para)……  Date (data) ……. Leaving (partida)….. e horário. As melhores opções são mostradas.

Guias

London City Guide Tripadvisor

Tripadvisor (app para smartphone)

Restaurantes, hotéis, mapas e pontos turísticos com reviews! E disponível offline!

London guide

London City guide

É grátis para baixar, mas para cada cidade que quiser o guia, é pago. Eu não testei.

London Time Out

Time out London

Com a geolocalização, você tem tudo o que está acontecendo por perto de você. Bares, restaurantes. filmes, concertos. tudo sempre atualizado  para escolher onde  e o que fazer em Londres.

London Audio Guide

London Audio Guide

Buckingham Palace, Tower of London, Trafalgar Square, Tower Bridge entre outras atrações. Baixe o aplicativo com Wi fi.

Where to eat?

Where to eat? Aplicativo para smartphone

Na hora da fome, lista os estabelecimentos listados numa data base mundial. Já tive boas surpresas.

Wifi finder

wifi finder aplicativo para smartphone

Esse aplicativo é para economizar sua conexão 3g. Na hora de tomar um café  ou fazer um lanche, ache um lugar perto de onde você está com Wifi disponível, com mapa e nome (para todos as cidades, não é só para Londres). Com wifi, você pode fazer aquela ligação via Skype para casa!

Atualizado em Março/2015: a Three ainda é a melhor opção para o turista. 15 libras/um mês de conexão ilimitada (nem precisa desligar) e mais um monte de ligações e sms. Ótimo para quem precisa de Google Maps. A dica é não esquecer de comprar o Add on ALL YOU CAN EAT DATA. Se for fazer o top up (colocar os créditos no celular via voucher comprado na loja) precisa ligar para 444, ouvir a mensagem e colocar os números. Depois tem  que permanecer na linha e aceitar a oferta de comprar o Add on, clicando no número que eles mandam que geralmente é 1. Só assim essas 15 libras se transformam em um mês de internet ilimitada e muitas ligações e SMS.

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+ 

E você pode completar a listinha? Tem alguma sugestão?

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -

45 Responses to "Londres com internet no celular – qual o melhor chip pré-pago e mais 10 apps"

  1. Geraldo says:

    Bom dia Celina. Estou em Londres e comprei um chip na loja, mas a internet não está conectando, eu tinha q fazer cadastro na loja para ter acesso

    Responder
    • Celina Martins says:

      Olá Geraldo,
      Desculpe a demora mas não sei porque seu comentário foi para a caixa de spam. Normalmente não é preciso nenhum cadastro. Sempre usei o chip da Tree na hora que comprei. Você o chip e fez o top up (comprou créditos)? Talvez seja um problema de configuração de seu próprio celular.

      Responder
  2. Anatália says:

    Boa noite Celina, como você está?
    Fiquei com uma dúvida, nas especificações dos celulares só consta que é desbloqueado para operadoras nacionais. Qualquer celular daqui aceita os chips internacionais?

    Responder
  3. Patricia says:

    Olá Celina,

    Queria tirar uma dúvida. Vou chegar pelo Heathrow Airport. Quando você disse que comprou no aeroporto e já saiu falando foi no de lá? Comprou naquelas máquinas que vendem SIM Cards ou em alguma loja? Nessas máquinas que vendem o SIM Card a gente já compra um TOP up junto? Vi que tem uma loja chamada Sim Local http://www.simlocal.com/pages/locations-heathrow-airport mas pelo site deles não localizei esse plano All in One 15 – com –
    Internet – All-you-can-eat. Mas na loja devo encontrar esse plano, né? Você recomenda algum outro lugar no aeroporto mesmo? Obrigada.

    Bjs

    Patrícia

    Responder
    • Celina Martins says:

      Olá Patricia,
      Qdo você compra na máquina no aeroporto, o chip já vem com o top Up (créditos) para falar e navegar na internet. Se você quiser pode comprar na loja. Se você compra 15 libras o chip sai de graça e é só fazer todo o procedimento para comprar o Add on All you can eat data. Se vc não tiver uma pressa danada de sair falando já do aeroporto, pode comprar na loja mesmo, e tirar qualquer dúvida na hora da ativação. O chip vem pré-cortado em todos os tamanhos é so destacar o que corresponde ao seu nano para iPhone ou micro para Galaxy, etc

      Responder
      • Patricia says:

        Olá Celina,

        Muito obrigada pelas dicas. Realmente vou precisar sair do aeroporto falando. Então eu posso comprar na máquina de SIM Card um envelope com Pay as you go – All in one 15 que já vem com o add on da Internet, os 300min e sms, né? Instala no celular e sai falando.

        Bjs,

        Patrícia

        Responder
  4. Cris says:

    Celina, muito obrigada pelas dicas, vou pra Londres semana que vem e já sei que o chip mais adequado pra mim será o da Three.

    Duas dúvidas: quando compro o chip de 15 libras, já tenho direito automaticamente à internet e SMS, ou preciso fazer a recarga de algum valor em um quiosque pra só então pedir o add on dos dados? Não entendi bem essa parte. O valor de 15 é pelo chip apenas?

    E: já baixei alguns apps de minicabs pra usar em Londres. Na hora de cadastrar o nº do SIM card – que vai ser meu número de cel. em Londres – preciso colocar o cód. da cidade, como é aqui?

    Muito obrigada! :)

    Responder
    • Celina Martins says:

      Olá Cris,
      Se você comprar no aeroporto é só sair falando. Pelo menos quando eu comprei era assim. Se comprar o chip e o TopUp de 15 libras, o chip é de graça. Daí tem que ligar para 444, inserir o número do PIN top up (recarga) e esperar o homenzinho perguntar se você quer comprar um add on que dá 300 min de ligações, zilhões de sms, e toda a internet que você puder consumir. É só clicar o 1 no dial do telefone e ser feliz. Você vai ver o que é internet no celular de verdade. Não precisa do código da cidade não.
      Abraços

      Responder
  5. Ana Carla says:

    Celina, eu ameeeei seu site! :D
    Tinha dúvidas sobre sim card e esse post me ajudou completamente.
    Se tudo der certo vou passar um bom tempo na Inglaterra e vou precisar de uma bela internet. Achei a Three prefeita para isso.
    Abraços, sucesso

    Responder
    • Celina Martins says:

      Olá Ana Carla,
      A three é totalmente descomplicada! só não pode esquecer de comprar o add-on ALL YOU CAN EAT DATA. Na hora de fazer o top up, tem que continuar na linha e comprar até ver que deduziram do seu saldo o valor.
      Abços e boa viagem!!!

      Responder
  6. Wagner Barros says:

    Prezada Celina

    Seu Blog é perfeito.

    Viajo pra Londres em abril/14, devo ficar por lá duas semanas.
    Minha operada aqui no Brasil é a Vivo, serviço pós pago.
    Pergunto a vc se o chip da O2, além das ligações internacionais, pode ser usados para navegar na internet para consulta em geral.

    Obrigado,

    Wagner Barros

    Responder
  7. Wagner Barros says:

    Prezada Celina

    Seu blog é perfeito.

    Vou a Londres em Abril/14, fico duas semanas por lá.
    Minha operadora aqui no Brasil é a Vivo pós pago.
    Com o chip da O2 além das ligações internacionais posso navegar na rede social, google maps etc.
    Obrigado.

    Wagner Barros

    Responder
  8. Wagner Barros says:

    Prezada Celina

    Seu blog é perfeito.

    Vou a Londres em Abril/14, fico duas semanas por lá.
    Minha operadora aqui no Brasil é a Vivo pós pago.
    Com o chip da O2 além das ligações internacionais posso navegar na rede social, google maps etc.
    Obrigado.

    Wagner Barros

    Responder
  9. Usando Internet 3G na Inglaterra says:

    […] a melhor opção para usar dados enquanto estivesse na Inglaterra. Fiz várias pesquisas, mas o post da Celina do Mala de Rodinha e Necessaire foi essencial para minha […]

    Responder
  10. Rafael says:

    Ola, na compra dos sim cards é possível selecionar o tipo / tamanho, por exemplo pro iphone 5S tenho que usar o nano sim, que é menor que o micro e bem menor que o sim card normal.

    Parabéns pelo site.

    Responder
    • Celina Martins says:

      Os chips vendidos no aeroporto vem pré cortados nos três tamanhos e servem para qualquer aparelho. Ou seja vem um chip em tamanho normal cortado em micro e nano sim. Obrigada pela visita Rafael!

      Responder
  11. Monise says:

    Olá Celina.
    Passarei três meses em Londres e gostaria de saber, qual o melhor chip que posso adquirir para fazer ligações e enviar sms para o Brasil, e usar internet? O Chip já vem com algum valor carregado? Onde posso fazer recargas?
    Obrigada.

    Responder
    • Celina Martins says:

      Oi Monise,
      Para ligar para o Brasil, o melhor chip é o da O2, específico para ligações internacionais. Você pode comprar em qualquer loja da O2, tem 2 na Oxford Street. Já para navegar na internet em Londres, o melhor é o da Three com 15 libras vc vai ter um mês de internet rápida e 300 ligações locais. Para recargas o mais fácil para o turista é comprar as recargas nas lojas. Eles dão um ticket com um número e só inserir o crédito.

      Responder
  12. Luciana Mendonca says:

    Celina, Muito bom seu post. Parabens.
    Uma pergunta para aqueles que nao entendem nada de tecnologia.
    O chip eu coloco no lugar do chip brasileiro? o meu numero de telefone continua o mesmo?
    Obrigada

    Responder
    • Celina Martins says:

      olá Luciana,
      É só trocar o chip brasileiro pelo chip que vc comprar em Londres ( eu recomendo o chip da Three). o número vai ser o número do chip que vem escrito no envelope.
      Boa viagem!

      Responder
  13. FABIAN DE PAULA JACULI says:

    oi Celina, parabens pelas informaçoes prestadas, gostaria de tirar uma duvida, vc sabe se na Three tem o microchip? E se nessas maquinas do aeroporto ja tem tambem? E na França e Portugal da pra usar a Three tambem? obrigado

    Responder
    • Celina Martins says:

      Olá Fabian,
      Obrigada pela visita. Sim, tanto na loja como na máquina do aeroporto, tem o micro chip. O padrão é o nano chip (para iPhone), mas no envelope vem dois adaptadores, que servem perfeitamente para o microchip e o chipnormal. Pode comprar tranquilamente. Eu usei no iPhone e no GalaxyNote (microchip) sem problema nenhum. É só colocar e sair conectando.
      Abços

      Responder
  14. Jaime says:

    Olá, obrigado pelas dicas.
    Gostaria de saber mais uma coisa: aqui no Brasil é necessário inserir o CPF para ativar o chip. Lá não precisa disso?
    Obrigado

    Responder
  15. Julia says:

    Você me ajudou bastante obrigada.

    Responder
  16. Julia says:

    Você me ajudou bastante obrigada

    Responder
  17. Jorge says:

    Excelente post com informações úteis e valiosas! Parabéns e obrigado!

    Responder
  18. Gustavo says:

    Mais uma pra lista de operadoras: http://giffgaff.com … 1GB de dados por 10 libras, parece bom.

    Responder
  19. Ana says:

    Olá Celina

    Suas dicas são maravilhosas, cheguei a Londres e já estou usando.

    Responder
  20. Paulo says:

    Olá Celina!
    Muito interessantes as informações.
    Eu vou em breve para Londres, mas vou viajar por outros países (Bruxelas, Holanda, Irlanda…)
    Você sabe me dizer se um sin card da “3” funcionaria nesses outros países da Europa também?
    Se não, será que existe alguma alternativa para uma viagem entre países diferentes com pre pago?

    Responder
    • Paulo says:

      Ops, quis dizer Bélgica.

      Responder
    • Celina Martins says:

      Olá Paulo,
      A three funciona em toda a Europa. Mas com tarifas diferenciadas em rooming, mesmo assim infinitamente mais baratas que as nossas. Há uma alternativa que ainda não testei, mas farei isso na minha próxima temporada que O “tRAVEL SIM”, um cartão pré-pago que pega em todos os países. Eu ganhei o chip na última feira de turismo, e parece interessante. Mas dependendo do tempo que vc passar em cada país, vale a pena comprar um chip local.
      Abcos

      Responder
  21. fernanda says:

    Olá! Gostaria de saber se eu posso usar os chips em aparelho do Brasil…

    Muito obrigada!

    Fernanda

    Responder
    • Celina Martins says:

      Oi Fernanda!
      Se o seu smartphone/Iphone for desbloqueado pode sim. Pelo menos nos meus os chips funcionaram sem problemas porque meus aparelhos são desbloqueados, sem nenhum vínculo com nenhuma operadora.

      Responder
  22. Livi says:

    Nisso a Europa está a milhões de anos luz daqui. Os bobões daqui nem pensaram ainda em máquina de sim card. As dicas de apps são ótimas, nem precisamos ficar com cara de turista olhando mapa pela rua é só olhar no celular. Baixei o Google Goggles que vc falou em outro post e é bem legal (para iphone ele chama Goggle Search).
    Nessa última viagem para NY fui toda equipada com os apps :-)

    Responder
  23. Celina Martins says:

    Rs,,, Vcoê sabe que eu sou toda “plugada”, então pesquisando achei tudo isso, e não custa compartilhar, né?

    Responder
  24. Eulalia Fernandes says:

    Incrível como você consegue juntar tantas informações!
    Parabéns!
    Tem certeza de que não quer montar uma empresa de turismo?
    beijos!

    Responder
  25. Eulalia Fernandes says:

    Nossa… fiquei até tonta! Isso é o que chamo de pesquisa de informação… ufa!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>