O que trazer na mala para a primavera européia

Nessas duas últimas semanas eu tenho recebido um monte de e-mails, mensagens na fan page do blog (ainda não curtiu? passa lá!) DMs no Tweeter, com a mesma dúvida: o que colocar na mala para usar na primavera européia, que começa oficialmente dia 20 de março.

Primavera em Regent's Park - Londres

Primavera em Regent’s Park – Londres

A razão da dúvida é compreensível. Afinal, primavera para nós brasileiros significa que o calor está batendo à nossa porta. Por aqui não é bem assim. O fim do inverno e início da primavera significam que pode estar menos frio. Ou não! Em 2013 por exemplo, peguei -13 em Berlim em meados março, debaixo de uma nevasca que assolou toda a Europa e quando voltei a Londres, um frio de 2 graus em média, permaneceu até meados de abril.

Berlim - Abril de 2013

Berlim – Abril de 2013

Esse dia em Berlim, foi exatamente dois depois de um delicioso dia de sol em Paris, quando saí para bater perna na cidade apenas com uma blusa de manga comprida.

Outro fator é a sensação térmica. Uma temperatura de 10, 12 graus por exemplo, pode ser deliciosamente agradável ou simplesmente um horror! Se estiver chovendo e/ou ventando, a sensação térmica pode chegar a 5, 4 graus ou menos. Hoje por exemplo aqui em Edimburgo, temos exatamente os mesmos 3 graus de ontem – um dia lindo e ensolarado, só que hoje está chovendo e ventando. Voltei agora da rua achando que estava no Alasca! E sensação térmica de -2 no aplicativo do celular me pareceu bem otimista.

E ainda tem a diferença enorme de temperatura entre o dia e a noite, que pode variar tranquilamente 15 graus…

E o pior! Nessa época, a gente não encontra mais nem casacos, nem acessórios de inverno nas lojas. Pode estar nevando que as vitrines ostentam lindos modelitos coloridos de manga curta acompanhados de viseiras e chapéus de sol. É possível, em algumas lojas, encontrar esses ítens, lá no fundo na seção de fim de liquidação, mas nada pior do que perder um tempo precioso numa viagem “caçando” desesperadamente algo para se aquecer.

Por essas razões eu acho a primavera a estacão mais “tricky” em se tratando de fazer a mala. Mas então o que trazer do Brasil? Meu conselho é: venha sempre preparado/a para o frio. E quanto mais ao norte da Europa mais essa recomendação é válida. Principalmente se você vai passar por várias cidades/países em zonas diferentes. Ex: começando a viagem por Londres, Paris e terminando em Madrid.

*A primeira vez que estive em Edimburgo era maio, vindo de Barcelona onde estava 19/20 graus, e eu estava usando T-shirts de mangas curtas, com o nariz vermelho de pegar sol passeando . Chegamos à Escócia com 6 graus! Nessa mesma época fui à Dublin, que em pleno maio, pegamos 4 graus.

Então, pelo menos um conjunto completo para o frio é a recomendação. Esse “kit de frio” não ocupa tanto espaço assim na mala e pode salvar sua viagem.

Kit de frio

1 ou dois conjuntos de roupa térmica (por incrível que pareça, as roupas térmicas que compro no Brasil, são melhores que as que encontro aqui na Europa)

1 casaco forrado impermeável -Com ou sem capuz (eu prefiro com, protege do vento ou de um chuva inesperada). O objetivo do casaco é impedir que você troque calor com o ambiente. Se o vento ou a chuva atravessarem seu abrigo, babau conforto!

Warehouse-Manteau-doudoune

Fonte: http://www.befashionlike.net/

1 casaco com botões ou ziper - essa peça é um curinga. Dá para usar por baixo do casaco forrado se estiver muito frio. Se esquentar é só tirar o casaco mais quente ou sair só com ele, se o dia estiver maravilhoso.

Mens-Sweatshirts-Clothing-Sale-Fashion-font-b-Men-b-font-Plain-Heather-font-b-Zip-b

Fonte: http://www.laredoute.co.uk/

 Calçados:

1 par de botas ou tênis. Isso também vai depender do seu destino e do que você está pretendendo fazer durante sua viagem. De uma forma geral, salto agulha não combina com viagem. Já vi brigas de casal por causa de um salto quebrado em pleno Castelo de Buda, onde o chão é de pedras. Na viagem que fiz em plena primavera – Barcelona – Edimburgo – Estocolmo – Paris, eu optei pelos tênis. A dica é comprar um tamanho maior. Se esfriar é só colocar uma meia mais grossa. Se esquentar é só colocar uma palmilha o que vai deixar seu caminhar ainda mais confortável.

1 par de saptilhas

Meias

1 par de meias mais grossas pelo menos.

1 meia-calça (para as mulheres) em dias mais quentes pode substituir a calça térmica.

Acesssórios

1 gorro

1 par de luvas – Grossas – se estiver vindo para cidades/países mais frios. Para mim as luvas são tão importantes quanto o casaco. Na viagem que fiz à Veneza por exemplo, no início de março, gastei uma nota preta em um novo par, por achar que não ia precisar de luvas mais “fortes”, mas o vento estava de lascar! E eu nem conseguia tirar fotos com as mãos congeladas! Detalhe: a temperatura estava em 9 e 12 graus, mas a sensação térmica por causa do vento era de beeeeeem menos.

*Dica: se você usa muito o smartfone/tablet durante a viagem, vai precisar de luvas touchscreen. Mas isso é quase impossível de achar no Brasil. Com linha metalizada e uma agulha, é fácil transformar qualquer luva em uma que você possa usar com seu celular.

1 cachecol ou pashimina (ou vários) - Esse acessório tem o poder de mudar seu “look” e de impedir que todo o esforço que a gente fez para ficar quentinho/a vá por água abaixo. Pode trazer do Brasil mas em geral é um dos ítens que é mais fácil encontrar por aqui e em uma variedade absurda.

Ter  esse kit de frio à mão é bem mais seguro. É claro que se você vai para cidades mais quentes e mais no fim da primavera a probabilidade de estar frio (para os padrões brasileiros) será bem menor, mas agora no início, eu não apostaria nisso.

Dicas: se estiver vindo para Londres, Paris ou Berlim há lojas físicas da Uniqlo e recomendo essa parka, principalmente para quem viaja muito. É bem leve, pesa só 200 gr, é fácil de guardar e quebra um galhão!

Fonte: http://www.uniqlo.com/

E por aqui também será mais fácil encontrar o famoso trench coat, peça quase obrigatória na primavera da Europa, quando o tempo vai esquentando. Todas as lojas de departamentos tem vários modelos.

Fonte: www.befashionlike.net

 

De resto é colocar na mala, roupas que você usaria no seu dia-a-dia. Que sejam confortáveis, e “combínáveis” entre si. Calças jeans, ou leggings, blusas que não amassam, e pelo menos uma camiseta bem fresquinha. Lembre que se esquentar, aí sim é fácil encontrar qualquer peça em qualquer loja. Se é sua primeira viagem à Europa, não se iluda com clichês como “Paris é a capital da moda”, “Londres é super fashion”, etc. No day-by-day todo mundo anda super normal.

Nécessaire:

Aqui a dica é para os alérgicos: na primavera, a chamada Hayfever ataca sem dó nem piedade! Hayfever nada mais é do que um processo alérgico desencadeado pelo pólen liberado pelas plantas e flores, que na primavera estarão “a todo vapor”. É possível até ver o pólen no ar! Os olhos ficam irritados, o nariz em chamas, coriza da braba, e até a garganta pode entrar no “ataque”.  Eu já tive uns dias de terror por causa disso!

Então se você tem algum processo alérgico, traga seus remédios, gotas nasais, e descongestionantes. É possível encontrar nas farmácias, remédios livres de receita médica, específicos para Hayfever, mas se você toma um antinstamínico ou corticóide especial, é melhor trazer do Brasil, junto com a receita do seu médico.

Se estiver vindo para lugares mais ensolarados como Barcelona por exemplo, traga também seu protetor solar preferido. Mesmo com apenas 20 graus, fiquei com marcas de sol, sem nem mesmo sentir que estava me “queimando”.

Ah! E não se esqueça do seguro viagem! É obrigatório para entrar na Zona de Shengen e bem recomendável para o Reino Unido, uma vez que o NHS está cobrando por consultas. Eu sempre faço o seguro com a Mondial Assintance,  Por isso é parceiro aqui do blog e dá um desconto de 15% para os leitores, é só colocar o código:  MAR15OFF na hora de cotar o valor do seguro – esse voucher é válido até o fim de março! E todo o mês aqui no blog você vai encontrar um voucher de desconto para o mês vigente. Aproveita!

Mondial Travel

É claro que quanto mais a primavera avança o clima vai esquentando, principalmente no sul da Europa. Mas estar preparado para qualquer estação vai deixar sua viagem mais tranquila e você pode aproveitar cada momento.

No mais é se deliciar com a estação das flores, jardins lindos e gente muito feliz à sua volta. A primavera por aqui é mesmo um renascimento, e todo mundo vai para a rua!

Tem mais alguma dica? Alguma experiência para compartilhar?

O Mala de Rodinha e Nécessaire nas redes sociais:

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

Evite filas – Ingressos para atrações turísticas
TicketBar

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -

8 Responses to "O que trazer na mala para a primavera européia"

  1. Fran says:

    Bom dia Celina!
    Parabéns pelo blog… Amei

    Estarei embarcando para a Europa no dia 23/05 e retorno dia 13/06.
    O roteiro será: Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdam, Munique e Zurique.
    Estou super em duvida do que colocar na mala uma vez que a primavera já estará quase no fim…

    O que você indicaria de roupas para esta época?

    Abraço

    Responder
    • Celina Martins says:

      Olá Fran,
      Desculpe a demora em responder. Na dúvida, leve roupa para enfrentar um pouco de frio. Fiz uma viagem nessa mesma época e peguei temperaturas entre 9 e 28 graus. Um conjunto de roupa térmica, um bom casaco, cachecol e luvas. Todas as cidade que você vai passar não são lá muito quentes.

      Responder
  2. Thais says:

    Ola estou tentando usar o código de desconto no site da Mondial mais esta dando inválido.

    Responder
  3. Natalia says:

    Ola estou tentando usar o código de desconto no site da Mondial mais esta dando inválido.

    Responder
  4. Jorge Henrique says:

    Sinceramente obrigado, mesmo que as dicas se destinaram mais ao público feminino, ainda ajuda muito visto ter pouco escrito sobre o tema, então Parabéns pelo post! Tenho uma dúvida: estou indo a Londres em Maio e estou preocupado com o vestuário, realmente já havia lido que não se encontra por ai roupas mais quentes neste período, logo, os agasalhos brasileiros aguentam a primavera de Londres? E, quanto as roupas térmicas que você mencionou, pode indicar a loja? Obrigado e boas viagens!!

    Responder
    • Celina Martins says:

      Olá Jorge Henrique,
      Que bom que o post ajudou. Em maio, é como eu disse. As temperaturas variam muito do dia para a noite. Pode até fazer calor, mas para os padrões brasileiros à noite esfria muito. Tente na Loja de Inverno ou na Centauro on line. Meu ultimo conjunto eu comprei pela internet.
      Abços

      Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>