Praga reeditando viagens – 7

Capítulo II

Voltamos do nosso passeio à Mala Strana e ao Castelo já à noitinha, quando Praga se enfeita ainda mais. Ah! Comemos num restaurante na decida do Castelo. Sim! Em Praga podemos nos dar esse luxo! É bem barato!

A noite, com a iluminação,fica tudo mais dramático! E a gente foi serpenteando pela cidade nos perdendo algumas vezes. O ponto onde a gente “se acha” é a Námèstí Republick, onde desemboca a rua do nosso hotel. Mas era nossa primeira noite pela cidade, então tudo era interessante.

Praça da Cidade Velha

Antiga Câmara Municipal

É tudo de bom…

Muitos restaurantes e cafés

Mas, fomos fiéis às nossas tradições e fomos ao supermercado fazer umas comprinhas para degustarmos à noite no hotel, vendo Esportes de Inverno pela televisão. Estávamos exaustos!

Tanto na Áustria como na Rep Checa encontramos essa rede de supermercados. Billa e outra rede de farmácia que se chama Bipa.

No dia seguinte, já estávamos locais… Fomos então para a Cidade Nova (Nové Mésto).

Para entender, Praga tem 6 bairos, que eles chamam de cidades . Olhando no mapa , do lado direito do Rio Vltava estão :  Josefov (Bairro Judeu), Staré Mésto (Cidade Velha), Nové Mésto (Cidade Nova) e Vysehrad. Do lado esquerdo: Malá Strana ( Cidade Pequena ) e  Hradcany (onde está o castelo de Praga).

A Cidade Nova foi fundada em 1348 durante o reinado de Carlos IV. Então nova, é só no nome.  A Praça Venceslau é o ponto alto da Cidade Nova. Em todos os sentidos.   Primavera de Praga em 1968 (protestos populares contra o regime comunista) e em 1989 , mais  protestos populares, que desta vez derrubaram o regime , abrindo a República Checa para o mundo.

A praça Venceslau, não é bem uma praça. São duas enormes avenidas, com canteiros no meio. As construções, ao longo dessa avenidas, são do início do século XX,  edifícios maravilhosos :Art Nouveau, Art Deco,  Cubistas. Mais uma vez, é uma galeria a céu aberto. É o centro nervoso de Praga. Bancos, lojas de todas as griffes e de departamentos, duas estações de Metrô, muitos bares e restaurantes, muitos trailers vendendo um delicioso cachorro quente de linguiça e o vinho quente mais delicioso que eu já tomei (fiquei completamente viciada em vinho quente, esquenta na hora! e abaixo de O é tudo que a gente quer…). Passear nessa praça, é um exercício de total abnegação para quem não tem mais nem um espacinho na mala. Pricipalmente porque estava quase tudo em liquidação. Para não dizer que resisti, comprei uma bolsa bem magrinha (11 euros) e uma pashimina linda (7 euros). Recordações que certamente eu usei e usarei muito.

Praça Wenceslau Linda, linda, linda!!!

É uma aula de estilos arquitetônicos…

Dá para ficar horas observando os detalhes de cada construção

De um lado e do outro é puro êxtase

E é aonde se encontra com os checos da cidade.

Não é só mais uma loja da H&M …

Para finalizar a tarde, pegamos uma rua e fomos de novo para a margem do rio.

Mas durante a caminhada, novamente ficamos enlouquecidos com as outras pontes “menos famosas”.

Mesmo debaixo de muita neve, Praga é colorida.

Amanhã, mais Praga. Desculpem, mas eu fiquei completamente apaixonada por ela.