Remembrance Day: um dia para lembrar


Poppy flower fields –  fonte: Mail Online foto: Alan Ranger

O 11 de novembro é uma data especial aqui no Reino Unido. É o dia em que os soldados britânicos que morreram nas guerras são lembrados e homenageados.

Mas 11 de novembro? Porque exatamente às  11 horas do dia 11 de novembro de 1918 foi assinado o Armistício de Compiègne entre o Império Alemão e os Aliados pondo fim à Primeira Guerra Mundial.

poppy flower

O mais bonito é que bem antes do Remembrance Day, os ingleses (e eu também, quando estou aqui) usam uma poppy flower como esta da foto na lapela. E a flor aparece também nos trens do metrô, overground, ônibus etc. Não tenho muita certeza mas acho que a poppy flower corresponderia à papoula.

Hoje as homenagens estão acontecendo em paradas, desfiles, concertos, missas… E até aqui em frente de casa!

Remembrance Day - London

E toda  a história  dessa flor ter se tornado o símbolo dessa data é recheada de emoção. Flanders, a parte oeste da Bélgica, foi palco das mais sangrentas batalhas da Primeira Guerra Mundial. Toda a área, incluindo casas, fazendas,  árvores e toda sua vida natural foi devastada, restando apenas campos de lama. Mas as sementes dessa flor, podem ficar por anos sem germinar até que as condições do solo sejam favoráveis… E em 1915, o doutor John McCrae, encantado com o que via naquele mesmo campo, agora florido, escreveu um poema chamado “In Flanders Field”, que acabou por transformar a flor no símbolo dos soldados que morreram lutando. Já em 1915, a americana Moira Michael, escreveu em resposta, um outro poema: “We shall keep the faith”, onde prometia usar uma poppy flower em homenagem aos soldados, dando origem à tradição de usar a flor na lapela.

6 comentários em “Remembrance Day: um dia para lembrar

  1. Olá Cel,
    Gosto muito do seu blog…
    O nome dessa flor, muito comum em toda Europa, é Papavero, ela aparece até no trilho dos trens…
    Abraços
    Angela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.