Roma, Vaticano e a bênção do Papa

É… nossos dias em Roma estavam quase no fim. Domingo, nosso programa começava pela Piazza San Pietro, o coração da Cidade do Vaticano.

Fonte: www.gliscritti.it/

Sim, fomos à bênção do Papa, que acontece todos os domingos ao meio dia.

Piazza San Pietro -  Vaticano

Gian Lorenzo Bernini foi  o arquiteto, que desenhou a enorme praça. Quem leu Dan Brown (Anjos e Demônios) certamente vai imaginar e procurar todos os “sinais” deixados por ele em suas obras espalhadas por Roma. A praça, dois semi-círculos e duzentos e oitenta e quatro colunas, formam uma elipse grandiosa. No lado direito, forma-se uma fila para entrar na Basílica, e não há necessidade de comprar ingresso.

Fila Basílica de São Pedro - Vaticano

A fila é um tanto bagunçada. Tem sempre os espertinhos que tentam furar a fila, e o pior: conseguem!

Piazza San Pietro_Vaticano

E aí está ela. A maior igreja do mundo.

Basílica di San Pietro-Interior

E a guarda é toda trabalhada no uniforme (dizem que foi Michelangelo que desenhou, mas há controvésias) e cá entre nós, os guardas…..são lindos! Páreo duro com os pompiers (bombeiros) de Paris.

Guarda-Suiça-Vaticano

As pessoas começam a se aglomerar na praça, perto do meio dia.

Piazza San Pietro-Vaticano

E ao meio dia em ponto, um ponto lá no alto,  atrai a atenção. A janela se abre e o papa aparece.

Piazza San Pietro-Vaticano

É mesmo emocionante ver tanta gente em paz… O papa fala e abençoa em várias línguas. Pessoas  de todas as nacionalidades e emocionadas acenam para ele.

Bênção do Papa

Da bêncão, vamos em direção ao Castelo de Sant´Angelo, e da ponte (dos Anjos) que tem o mesmo nome, construída entre 134 e 199 pelo imperador Adriano.

Ponte dos Anjos-Roma

Linda né?

De noite, voltando para casa, saltamos na estação Colosseo para vê-lo iluminado.

Coliseu-Iluminado

Roma à noite

No dia seguinte fizemos a visita ao interior  do Coliseu. Não enfrentamos fila nenhuma para comprar as entradas. De dia ou de noite, é mesmo desconcertante. Eu sei, a gente que mora no Rio, acha o Pão de Açúcar super normal, parte da paisagem, e certamente ele tem mais “idade” que o Coliseu. Mas para quem não vê o Coliseu todos os dias quando pega um “ônibus” para ir trabalhar, dar de cara com ele  é muita emoção! Ou será que eu sou exagerada?

Coliseu-Interior

E imaginar tudo que acontecia aqui!

Coliseu Interior

Apenas dois terços da construção resistiram ao tempo, aos vândalos, terremotos e aos construtores medievais que retiravam material para suas próprias construções.

Roma-Monte Palatino

Confesso que visitar o Coliseu foi impactante. Mas depois dessa visita, precisávamos de algo “leve”. Partimos em direção ao “paraíso” romano.

Vila Borghese-Mapa

Ao norte de Roma, um parque em forma de coração! Naquele fim de tarde chuvoso, com aquelas árvores que só vi em Roma, o parque estava praticamente particular.

Optamos então por passear nessa geringonça. Uma mistura meio maluca de bicicleta com carro. Responsável por muitas gargalhadas, inúmeras freadas e vários hematomas! Essa geringonça é uma mistura de bicicleta com charrete. Quando a gente pedala, rola um impulso que a gente simplesmente não espera, e  o freio, que é uma alavanca, para muito devagar e depois de repente. Mas nesse dia chuvoso, foi mega divertido.

O parque é simplesmente lindo! Depois de viver Roma intensamente, cheio de turistas, trânsito caótico, ritmo intenso, passar um tempo aqui é puro deleite.

Daqui, fomos para o sul, onde está a Piramide de Caio Testino e a Porta São Paulo, no começo da rua Ostiense no bairro Testacchio.

Porta São Paulo-Roma

É uma das portas meriodionais da Muralha Aureliana em Roma e por se assemelhar ao um castelo é chamada de Casteletto.Já a Pirâmide, foi construída para ser um monumento fúnebre, coberta em mámore de Carrara. Como chegar até aqui? Os ônibus 60, 280, 30, 719 passam todos neste caminho.

Gelatto-Roma

Voltando ao centro, mais precisamente à Piazza Venezia, caímos no gelatto mais delicioso, ever!!! Terminávamos assim, nosso primeiro encontro com Roma. Uma cidade para se visitar muitas vezes…

É uma cidade acolhedora, rica e massiva ao mesmo tempo. Acho que a segunda visita será ainda melhor, pois é quando a gente já está mais local e tem mais tempo para viver a cidade. Roma ficou no meu coração!

Mais posts sobre Roma? Aqui.

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

Para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

5 comentários em “Roma, Vaticano e a bênção do Papa

  1. Cel, tô precisando de uma super dica! Tenho uma amiga que vai pra Roma em outubro e de lá quer ir para Paris de trem. Ela estará com as 2 filhas (de 14 e 7 anos). Você indicaria uma companhia de trem? É que me lembrei daquela experiência ruim que vc teve com viagem de trem e estou com medo que ela passe pelo mesmo problema, pois é uma viajante ainda inexperiente.
    Bj

  2. Pingback: 46º Domingão de Twittadas | Itália - Diário de Mochileiro | Diário de Mochileiro

  3. Adorei rever isso tudo! Como o tempo passa! Na minha época era “di grátis”.
    De volta aos seus textos, depois de semanas afastada, posso sonhar com suas realidades!
    Adorei!
    beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.