Rosslyn Chapel – uma capela coberta de mistérios

Caminho a pé do ponto de ônibus até Rosslyn Chapel

Caminho a pé do ponto de ônibus até Rosslyn Chapel

Rosslyn Chapel é uma pequena capela fundada por William Sinclair (ou St Clair ou ainda SainteClaire) em meados do Século XV. William era descendente de uma família de Cavaleiros Normandos do norte da França. A capela fica numa pequena colina de Roslin, um minuúsculo vilarejo a 15kms de Edimburgo.

Roslin - vilarejo a 15kms de Edimburgo

Roslin – vilarejo a 15kms de Edimburgo

No dia em que fui, o único movimento que vi, foi mesmo o de turistas visitando a capela. Um sossego só!

Localização de Rosslyn Chapel em relação a Edimburgo

Localização de Rosslyn Chapel em relação a Edimburgo

E não foi à toa que Dan Brown colocou essa pequena jóia no momento culminante do livro “O Código da Vinci“, que virou filme, e que tornou Rosslyn Chapel internacionalmente famosa. A construção é cercada de lendas e mistérios. As lendas são veemente negadas por historiadores. Os mistérios... Esses só visitando a capela para entender.

Como chegar à Rosslyn Chapel?

Há várias companhias que incluem uma visita à capela em tours juntamente com outros castelos, Scotish Borders e afins, saindo de Edimburgo. Um simples passeio na Royal Mile, a principal rua turística da Cidade Antiga, é fácil encontrar muitas delas. A empresa com a qual fiz o passeios às Highlands, a Timberbush Tours, também faz esse passeio.

Vista de Rosslyn Chapel

Vista de Rosslyn Chapel

Mas se quiser ir por conta própria e gastando bem menos, é simples: Partindo da Princes Street, procure a parada de ônibus PU, na calçada de Princes Gardens,  embarque na linha 15 37 ( atualizado por uma leitora) e em menos de uma hora, voilà! É um ônibus comum, urbano, que vai até lá, quase dentro da capela!

*o melhor mesmo é consultar o site de transporte público de  Edimburgo: https://lothianbuses.co.uk/ .

Você vai desembarcar no vilarejo de Roslin, a 4 minutos a pé de Rosslyn Chapel. Como eu disse, a gente sai da área urbana de Edimburgo, passa por campos, florestas, e o passeio até lá, se o dia estiver bonito, já vale! Expliquei como pegar ônibus e se locomover em Edimburgo neste post aqui.

caminho para capela

Esses poucos minutos de caminhada já são um colírio para os olhos. Embora a capela fique numa pequena colina não há subida. O declive é nos fundos da capela.

Vista de Rosslyn Chapel

Vista de Rosslyn Chapel

Rosslyn Chapel - Visitors Center

Rosslyn Chapel – Visitors Center

O entorno da Rosslyn Chapel é todo murado. A foto aí de cima é o máximo que dá para ver se não quiser pagar para entrar. Para comprar o ingresso, entramos no Visitor Center, onde além de banheiros, há a tradicional loja de souvenirs, livros sobre a Escócia, e um CoffeeShop com uma vista linda! Daqui a gente entra no pátio da capela. Aproveite e tire muitas fotos. Além de ser um lugar maravilhoso, é absolutamente proibido fotografar o interior !

Rosslyn Chapel - Lateral

Rosslyn Chapel – Lateral

O tempo por essas bandas é completamente bipolar. Em segundos faz sol, chove, venta e fica azul de novo. Esse dia de sol foi perfeito para aproveitar o passeio.

Rosslyn Chapel - Portão

Rosslyn Chapel – Portão

A visita vale muuuito a pena! Assim que entramos na capela, um “introdutory talk” estava começando. Em inglês, é claro, mas com aquele delicioso sotaque escocês, a senhora foi explicando aos visitantes os detalhes, mitos e lendas que envolveram a construção, assim como a milionária restauração durante 16 anos, pela qual passou Rosslyn Chapel. E com uma lanterna-laser, ia destacando algumas das zilhões de esculturas que recobrem as paredes, bordeiam as janelas, o teto… Enfim, a capela é uma livraria em pedra!

Rosslyn Chapel

Rosslyn Chapel

Como a grande maioria não sabia ler na época da construção, todas as mesnsagens eram visuais. No casso de Rosslyn Chapel, esculpidas. E muitas das esculturas são responsáveis pelas lendas. Falou também sobre o boom de visitantes que sucedeu a publicação do livro de Dan Brown, e como foi difícil lidar com as expectativas dos turistas, uma vez que na cripta da capela, não existe nenhuma estrela de seis pontas, nem um tapete que esconde uma flor-de-liz, muito menos uma estante com documentos da época de Cristo. Pelo menos aos nossos olhos! Nadica de nada!

Quanto ao túmulo de Maria Madalena, o esconderijo do Santo Graal e restos mortais de Jesus, bem… isso ela nem mencionou. E são exatamente essas lendas que fizeram a fama dessa pequena capela. Segundo a lenda, William StClair era envolvido com a Ordem dos Templários, embora ela tenha sido extinta 150 anos antes da construção da capela, diz-se que de alguma forma houve continuidade. Aos Templários foi atribuído a posse do Santo Graal, assim como um pedaço da Cruz. Daí, para concluírem que essas relíquias estão escondidas em Rosslyn Chapel…

Depois da palestra, é só pegar um dos mapas disponíveis, e ir seguindo pelos números, as esculturas destacadas. É tudo bem explicado e sinalizado na capela.

Rosslyn Chapel

Rosslyn Chapel

Vitral Rosslyn Chapel

Vitral Rosslyn Chapel

O entorno da construção é maravilhoso! Estão notando a falta de esculturas? A capela foi vandalizada em 1592.

Nos “fundos” a vista é esta:

colina RChapel

E para enfeitar um pouco mais, a lua já estava lá!

Lua em Roslin

Lua em Roslin

Depois foi pegar o caminho até o ponto do ônibus…

Caminho de volta ao ponto do ônibus - Rosslyn Chapel

Caminho de volta ao ponto do ônibus – Rosslyn Chapel

Nada mal, para quem ama história, passar  um dia  inteirinho mergulhada em lendas e mistérios.

E para quem quer saber um pouco mais, esse vídeo da BBC sobre a restauração é bem interessante:

Mais sobre Edimburgo? Aqui!

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

No Google+: google.com/+Maladerodinhaenecessaire

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+ 

15 comentários em “Rosslyn Chapel – uma capela coberta de mistérios

  1. Ola Celina, tem alguma dessas excursões em português, morro de amores pela Capela Rosslyn e nao queria perder nada com meu inglês vergonhoso!!

  2. Ola Celina, tem alguma dessas excursões em português, morro de amores pela Capela Rosslyn e nao queria perder nada com meu inglês vergonhoso!!

  3. Olá Celina, adorei a ideia de visitar a capela. Qual o ticket que podemos comprar para ir de ônibus do centro de Edimburgo até Rosslyn Chapel?! Pode ser o Day Ticket comum mesmo?! Grato pela atenção. Qual o horário de funcionamento da Capela?!

  4. Fantástica! Esse mistério aumenta a curiosidade de conhecer esse lugar, rs. Quem sabe um dia… Muito boa sua explicação ex-“fessora”! Amei sua didática!
    Bj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.