Sète, a surpresa do Mediterrâneo

Pertinho de Bouzigues – a cidade das ostras, está Sète, uma pequena cidade-porto charmosíssima! Sinceramente eu nunca tinha ouvido falar na cidade. Na viagem de trem Intercité, entre Cascassone e Montpellier, passamos pela cidade à noite, toda iluminada. Mas é durante o dia que Sète mostra todo o seu charme.

Quai Léopold Tuquet - Sète

Quai Léopold Tuquet – Sète

Entre o Lago Thau (o mesmo de Bouzigues) e o Mar Mediterrâneo, a cidade é cortada por  canais, o que lhe rende o apelido de Veneza de Languedoc. E para completar, Sète ainda tem uma colina, o Mont St Clair.

Sète map

Sète - Languedoc

Sem pontos turísticos obrigatórios ou museus importantes, o mais gostoso é passear por Sète e desfrutar da vibe desprentensiosa do lugar. O calçadão dos canais, as construções, a praias,  os reflexos na água, as gaivotas… são as principais atrações da cidade.

Sète

Os canais levam para o centro da cidade a corrente que traz energia para toda a cidade. Além disso, ao longo dos canais, estão os cafés e restaurantes, e muitos, muitos barcos!

Mont St Clair - Sète

Parece que cada habitante tem um barco!

Sète - barcos

A luz da cidade é inacreditável. Durante a tarde, todos os tons de azul e dourado, passearam pela paisagem.

Sète - Languedoc - France

A maioria das construções não passam de três andares e quase todas tem pequenos balcões. Fofo, né?

Construções em Sète

Mas a fama de Sète vai além da costa e dos canais. Segundo meus primos, é em Sète que encontramos as Tièlles mais famosas da França.

Tièles à la Sétoise

Tièlles à la Sétoise

Mas o que será uma tièlle? É um prato importado pelo imigrantes italianos, mais facilmente encontrado no sul da França. Seria uma espécie de torta de massa finíssima recheada com lulas ou polvo misturadas a um molho (maravilhoso!) de tomates. Sinceridade? Só experimentando essa maravilha para entender esse prato. Experiência gastronômica!

Sète

Sète foi sem dúvida uma surpresa deliciosa. Uma dica maravilhosa para um bate-e-volta a partir de Montpellier. E voltando para casa, ainda passamos por vinhedos (em repouso) da região de Languedoc.

Vinhedos Languedoc

A região toda é perfeita para uma escapada… passear, degustar ostras, tièles, tomar vinhos de Languedoc. Aqui alguns hotéis em Sète para planejar essa viagem.

Para ler os post sobre a viagem de trem pela França, aqui.

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

Um comentário em “Sète, a surpresa do Mediterrâneo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.