Bate e volta a São Paulo

Foram só três dias. Fui na quarta e voltei no sábado. E mesmo não tendo sido uma viagem de turismo, e tudo muito corrido, minha alma viajante aproveitou cada segundo como se fosse uma escapada. Afinal a paisagem depende de como está o seu olhar. :)

Niterói – São Paulo de ônibus

Decidi pela praticidade. Ué? ir de ônibus é mais prático? No meu caso sim. Mesmo o tempo de viagem sendo mais rápido de avião, e em alguns casos até mais barata, vários fatores tornam essa opção um tanto mais complicada e dependendo da sorte mais cara e demorada.

Viação1001 - Niterói-São Paulo.

Viação1001 – Niterói-São Paulo.

Explicando: da última vez que fui para São Paulo de avião, na ida o vôo atrasou milênios por causa da neblina e na volta, demorei mais tempo na fila do táxi do Aeroporto Santos Dumont, do que efetivamente voando, e só consegui pegar um táxi porque me joguei em um que estava deixando um passageiro. Stress! Fora o preço da corrida ida e volta do Aeroporto de Congonhas. Na ponta do lápis, acabou saindo mais caro e mais demorado.

Como é o ônibus da 1001?

A companhia tem vários tipos de ônibus que fazem a rota Rio/Niterói – São Paulo: Leito, que só tem poltronas leito. Convencional, que tem assentos básicos reclináveis e graças a Deus com  ar condicionado. Double Service (DS) que tem um só andar mas tem poltronas leito e executiva (mais legais e alcochoadas que as convencionais).

Double Class 1001 - Poltrona Executiva

poltrona executiva – Autoviação 1001 – Double Class

E por fim Double Class (DD), um ônibus de dois andares. No andar “térreo” ficam 6 poltronas que viram cama, duas fileiras de duas e duas fileiras de uma única poltrona. É nesse que viajei as últimas vezes.

Auto Viação 1001 - Double Class - c

Auto Viação 1001 – Double Class

Então já sabe, na hora de comprar a passagem se tiver DD depois do tipo de poltrona é porque tem dois andares e se tiver DS é um ônibus de um andar só com os dois tipos de poltrona, leito e executivo juntos.

Poltronas - Leito Viação 1001 Niterói:Rio-SãoPaulo

Poltronas – Leito Viação 1001 Niterói:Rio-SãoPaulo

Poltrona/Leito Autoviação 1001 - Double Class

Poltrona/Leito Autoviação 1001 – Double Class

Além disso, tanto em Niterói, como no Rio e em São Paulo, a companhia tem Sala Vip, o que já é “glamour” suficiente para me seduzir, considerando que falta de ar condicionado no saguão dos aeroportos e Wifi que não funciona é muito comum. Ah! não precisa estar viajando de primeira classe, é só ter uma passagem da companhia e apresentá-la na hora de adentrar o recinto refrigerado. Êba!!

SalaVip 1001 - São Paulo

SalaVip 1001 – São Paulo

Ter um espaço separado de tudo, silencioso e com ar condicionado = felicidade!

Sala Vip 1001 - São Paulo

Sala Vip 1001 – São Paulo

A viagem de ônibus

Assim que a gente se acomoda, e estamos prontos para partir o motorista vem dar as boas vindas e pedir para que todos utilizem o cinto (é… ainda precisa pedir!). Distribuem um pacotinho com, digamos… um tira-gosto que cá entre nós, já foi bem melhor. Antes era um sanduichinho e biscoitos. Agora:

Lanche - Autoviação 1001

Lanche (?) – Autoviação 1001

Portanto se a fome é sua companheira de viagem, providencie um farnel para levar. A poltrona é realmente leito. Dá mesmo para a gente se esticar e dormir a maior parte do tempo. O ônibus é silencioso e o ar condicionado é dos bons! Se rolar um friozinho, tem cobertor. :)

Poltrona Leito - Autoviação 1001

Poltrona Leito – Autoviação 1001

No ônibus ainda tem copinhos de água gelada à vontade, mas nada de TV com filminhos como antigamente.  Será a crise? Sinceramente não fez a menor falta e ainda contribuiu para o silêncio durante a viagem, mas… é que esse ítem está descrito entre as comodidades, no site da companhia. Nada que os 100 livros que tenho no Kindle não resolvesse.

No meio da viagem, a gente faz um parada bem vinda, para esticar o corpo (em pé) , fazer aquele pipi sem ficas se segurando e se quiser, fazer uma refeição. O lugar tem variedade de saladas, pratos quentes, e sanduíches prontos ou self service. E ainda biscoitos e bebidas.

Graal Center - parada Autoviação 1001 rota Niterói - São Paulo

Graal Center – parada Autoviação 1001 rota Niterói – São Paulo

Mais três horas de viagem e a gente chega no Terminal Rodoviário Tietê. A vantagem? Como em vários aeroportos pelo mundo, tem uma estação de metrô dentro do terminal. E para quem como eu, viaja leve (como sempre levei minha mala de rodinha de bordo, uma mochila e só) foi só comprar o bilhete e rapidinho cheguei ao The Hostel Paulista, escolhido a dedo pela localização, a cinco minutos a pé da Estação Trianon-Masp, na Av Paulista.

Conclusão: As seis horas de viagem de ônibus acabam sendo o mesmo tempo que o total da viagem de avião se a gente considerar a antecedência necessária, check in, procedimentos de segurança, embarque, filas de táxi, etc.  Apesar da passagem pelo Vale do Paraíba ser bem bonita,  aquele visual magnífico da janelinha do avião não rola. Quer ver como é? contei nesse post: Rio-São Paulo. Um vôo por cartões postais.

*Este post não é um publieditorial. Paguei pelas passagens e este post reflete minha experiência com a companhia.

Hotéis em São Paulo: pesquise aqui

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebookwww.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -

One Response to "Bate e volta a São Paulo"

  1. PATRICIA MARIA COSTA BLOWER says:

    Delicia de post e com dicas bem legais!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>