Carcassone – uma viagem à Idade Média

Depois de uma bela noite de sono e um ótimo café da manhã, era hora de caminharmos os 500 metros do Cerise Carcassone, até a cidade medieval. Deixamos as malas na recepção e partimos para a aventura.

Murrailles de Carcassone

Porte Narbonnaise - Carcassone

Porte Narbonnaise – Carcassone

Ao entrar na citadela, toda em pedra, parecia que estávamos mesmo num passado distante. O dia amanheceu nublado e frio.

Entrada - Carcassone

Entrada – Carcassone

Frio não, gelado! O vento, que depois soubemos que tem até nome, era impiedoso. Clima perfeito para visitar uma cidade medieval, certo?

Carcassone

Porte Narbonnaise  - Carcassone

Porte Narbonnaise – Carcassone foto: Patricia Blower

Expectativa a mil, passamos pela porta principal e começamos com um percurso por entre as muralhas. Sim, a citadela é cercada por duas enormes muralhas.

Carcassone - Muralhas

Carcassone – Muralhas foto: Patricia Blower

A cidade ainda quase vazia, demos a volta acompanhadas apenas pelo vento. E foi alí que descobrimos onde ele faz a curva! Ah! o vento se chama Cers. É um vento glacial que vem das montanhas.

Cers - o vento glacial das montanhas

Nem mesmo o “ventinho” impediu que nos deslumbrássemos com a visita. Cada palmo das muralhas merece atenção. Assim como no Mont St Michel, a imaginação voa, e a gente fica se perguntando como isso tudo era possível em plena Idade Média…

Muralhas de Carcassone

A espessura das paredes é impressionante. Pontos de observação eram imprescindíveis para a defesa das citadelas.

Para entrar na Cité Medievale, andar pelas ruelas e conhecer a antiga cidade, não se paga nada. Apenas para conhecer o castelo – Château Comtal, que por sua vez, também é cercado por muralhas.

Castelo de Carcassone - Château Comtal

Castelo de Carcassone – Château Comtal foto: Patricia Blower

A visita ao castelo vale cada centavo. Vistas maravilhosas, passeio por mais muralhas e muita história, incluindo uma sala onde é exibido um vídeo contando detalhes do processo de restauração de toda a cidade.

Vista de Carcassone - Château Comtal

Vista de Carcassone – Château Comtal

Na muralha do castelo é que a gente tem aquele momento de total perplexidade.  Lá no fundo, ainda vemos a Basílica de  Saint-Nazaire, no estilo gótico. Ai, como eu amo tudo isso!

Muralha do Château Comtal

Pelas ruas da cidade, lojas de souvenir e restaurantes, que remetem, é claro, seja através da decoração ou da culinária, à Idade Média.

Carcassone

É possível comprar trajes medievais e até armaduras inteiras.

A cidade era praticamente nossa. Essa é uma das grandes vantagens de se viajar no início do inverno. As atrações, normalmente lotadas de turistas, estão quase sempre vazias.

Carcassone - Cidade

E para recuperar as forças,  nos aconchegamos em uma taverna onde nos presenteamos com a mais típica e deliciosa Soupe à l’oignon, acompanhada claro pelo vinho da casa.

soupe à l'oignon

Passamos a manhã e o início da tarde, neste pedaço de passado. E confesso que fiquei ao mesmo tempo emocionada e impressionada. Preservar o passado é tão importante quanto pensar no futuro…

À tardinha, teríamos mais uma viagem de trem para Montpellier.

Nós fizemos essa viagem de forma independente, pois tínhamos bastante tempo. Mas para quem tem um tempo mais contado, o ideal é fazer um passeio guiado, com conforto e segurança. A companhia Paris CityVISION tem um tour de três dias perfeito, que eu ainda vou fazer, pois quero muito conhecer Lascaux ( sítio arqueológico onde estão as pinturas rupestres mais antigas). O tour passa por Limoges, Lascaux, Sarlat, Bordeaux, St Émilion, Toulouse, Carcassone e Montpellier. Tem tudo explicado aqui.

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

6 comentários em “Carcassone – uma viagem à Idade Média

1. Querida, senti cada rajada do Cers…

Fora isso, me encantei, como sempre, com sua narrativa plástica e sedutora!!! Tal como parece ser caminhar por esse passado.

Muito bom você ter voltado a escrever. Estava com saudades!!!