De trem pela Europa – foto resumo de uma viagem abençoada

Gare Montparnasse

Gare Montparnasse – Paris

Direto e ao vivo de Edimburgo, escrevo esse post depois de um mês de ausência do blog, mas quem me acompanha no Instagram (@celinamartins), no Facebook (Mala de Rodinha Celina) e no Twitter (@maladerodinha) constatou que eu não parei! Para essa edição da já tracional viagem de fim de ano Primocas em Ação, foram 10 viagens de trem, e 10 cidades, nos locomovendo em cada uma delas, com o excelente transporte público que temos por aqui.

Millenium Bridge e St Paul's CathedralSt Paul

Millenium Bridge e St Paul’s Cathedral

Aterrissamos em Londres, e depois de dois deliciosos dias de “aclimatação”, partimos para Paris, de Eurostar. Desnecessário dizer que Paris é sempre a madrinha de nossas viagens pela França. Caímos direto no Marché de Noel da Champs Elysées.

Av Champs Élysées - Arco do Triunfo - Paris

Av Champs Élysées – Arco do Triunfo – Paris

De Paris pegamos um TGV (Train à Grande Vitesse) e em pouco mais de 2 horas estávamos em Rennes no oeste da França.

Centro histórico de Rennes

Rennes, uma gracinha de cidade, serviu como ponto de apoio para um momento maravilhoso e cheio de pontos de exclamação dessa viagem: Mont St Michel!!!! De Rennes ao monte, pegamos um ônibus na Gare e durante a viagem o tempo mudou mais de 10 vezes entre um céu azul e uma tempestade de chuva e vento.

Mont St Michel  - França

Mont St Michel – França

Espetacular! Inesquecível! Emocionante! Alguns dos adjetivos que eu usaria para a visita à Abadia de St Michel. De Rennes, voltamos à Paris, desta vez apenas para pegar mais um TGV para Bordeaux, cidade que entrou para a minha lista de: Eu moraria aqui!

Bordeaux - Place de Bourse

Bordeaux – Place de Bourse

Bordeaux é como mãe… Vai acarinhando a gente, conduzindo sem nehuma dificuldade e logo no primeiro dia, estamos completamente à vontade.

Pont de Pierre - Bordeaux

Pont de Pierre – Bordeaux

Foram 5 dias maravilhosos em Bordeaux. Conhecemos a cidade inteira, seu centro histórico medieval, as pontes, o centro de comércio e os novos e modernos bairros. E claro… “Estudamos” muito nos cursos de degustação de vinhos e nas visitas aos vinhedos a perder de vista e aos châteaux da região de St Émilion, uma cidadezinha medieval, que mais parece de brinquedo.

St Émilion - vinhedos

St Émilion – vinhedos

De Bordeaux, sentindo saudades, pegamos mais um trem, desta vez um Intercité, para Carcassone, onde chegamos no fim da tarde. Mais uma cidade medieval enlouquecedora!!!

La Cité de Carcassone

É mais que uma viagem no tempo. É uma aula de história ao vivo! De dia ou de noite a cidade é imperdível! De Carcassone, levantamos acampamento para uma visita querida ao casal Haize. Cristina e Daniel nos recebem em Montpellier com tanto carinho e sempre com uma programação imbatível! Desta vez, fomos a duas cidades litorâneas da região de Languedoc.

Bouzigues - Languedoc - França

Bouzigues – Languedoc – França

Em Bouzigues tivemos o mais farto e delicioso banquete de ostras no Chez Francine.

Ostras

De Bouzigues – a cidade das ostras, fomos a Sete, outra cidade deliciosa, cheia de gaivotas e barcos.

Sete 1

Onde são feitas, segundo Daniel, as melhores Tièlles da França, que seriam o nosso jantar. O que é uma tièlle? Só mesmo experimentando…

De Montpellier, pegamos mais um vez um TGV e partimos para mais 4 dias em Paris. Uma visita a Basilique de Saint Denis, a primeira catedral gótica da história, onde tivemos mais uma aula de história ao vivo!

StDenis

Mais um bate e volta a Chartres, onde está a segunda e enorme catedral gótica.

Catedral de Chartres

E uma concerto na Sainte Chapelle, aquela renda gótica de vitrais, completaram a nossa alegre peregrinação.

Sainte Chapelle - Paris

Sainte Chapelle – Paris

Difícil despedir de Paris, mas pegamos de novo o Eurostar e voltamos a Londres. Entre paisagens exuberantes de outono nos parques,

HydePark - Outono - Londres

HydePark – Outono – Londres

e o Mercado de Natal, o WinterWonderland e o maior Templo Indiano fora da Índia, dividimos nosso tempo na capital inglesa, e nos despedimos, eu e minha prima. Ela de volta ao Brasil e eu peguei mais um trem para Edimburgo, cidade que já conhecia, mas que a cada dia fica mais especial conforme vou descobrindo.

Scott Monument - Edimburgo - Escócia

Scott Monument – Edimburgo – Escócia

Agora é começar a contar cada pedacinho da viagem com tudo que descobri em cada lugar!

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

6 comentários em “De trem pela Europa – foto resumo de uma viagem abençoada

1. Querida,
    Languedoc!… lembro-me até hoje do início dee uma música da região, mostrando o francês mesclado com o país vizinho: Les filles de Pays Doc ont camba fina e piu caquó!…

Nâo conheço a região, mas você a apresenta com o encantamento de sempre.
    Estou doida para ler os “muidinhos” da viagem!
    beijinhos e parabéns, mais uma vez!

2. Que delícia de viagem! Loucura, loucura!Essa adrenalina é muito gratificante e nos move a repetir a dose!
    Já estou precisando recarregar minhas baterias também: fim de ano letivo, aquela trabalheira toda… só planejando outra viagem, rs!!! 2014 me aguarde!