… e de Veneza (a Milano Centrale) a Paris… tres cidades num só dia

Só para dar mais vontade de voltar…. ou de ficar… O dia amanheceu um escândalo. Acordar em Veneza, assim, de partida, e no caminho para o café da manhã ver uma paisagem como essa…

Piazzale Roma - Veneza

Piazzale Roma – Veneza

Meu coração completamente veneziano, bateu meio descompassado. Mas… nosso destino era Paris! Paris é assim… o filme que deu origem à série. Volto sempre e ponto. Não tem negociação.

Piazzale Roma - Veneza

Piazzale Roma – Veneza

Flagrante de uma manhã comum em Veneza. Os barcos de transporte abastecendo o hotel.

Em plena sexta-feira de carnaval, essa manhã em Veneza estava agitadíssima. Me lembrei dos tantos blogs que relatavam hordas de turistas, e uma cidade impraticável nessa época. Nada parecido com meus dias de sonho. E na direção de Sta Lucia, muita gente vindo no sentido contrário, chegando para o fim de semana, que prometia…

Sta Lucia - Veneza

Sta Lucia – Veneza

E o céu??? Convidando para ficar. E cada pedacinho entre o hotel e estação  era um convite, um cartão postal.

Veneza-Vista da Ponte dela Costituzione

Era como se eu estivesse me despedindo de uma amiga. Veneza  nesse dia, parecia dizer: fica só mais um dia! Olha que dia lindo eu estou fazendo!

Veneza-Vista da Ponte dela Costituzione

Estação Sta Lucia-Veneza

Estação Sta Lucia-Veneza

Foi difícil! Esse azul, que é mais alucinante ainda, refletido intensamente numa cidade como Veneza, me fez pensar por alguns segundos em… ficar! Mas acabei “fondo”! E a mesma visão que me deu as boas vindas naquela manhã, dizia até (….).

Veneza-Sta Lucia-Estação de Trem

Nosso trem, dessa vez beeeeem mais legal que o da noite do terror, nos esperava.

Estação Sta Lucia-Veneza

Estação Sta Lucia-Veneza

Para quem como eu procurou insanamente imagens dessa trip, de como é o interior de um trem na Europa, aqui vão algumas fotos desse trem ( por que cada um com seu cada qual, nem todos são assim!):

Trem -Veneza- Itália

Trem -Veneza- Itália

No detalhe: a altura para subir no trem! É por isso que uma bagagem “mais meiga” é sempre o mais recomendável. Não tem moleza, nem carregador, nem ninguém para ajudar.  É você, e sua (s) mala (s), degraus acima.

Trem Veneza-Milano(detalhe)

Pensa bem. O que é mais fácil de subir? 10 ou 32 kilos?

Trem Veneza-Milano

Uma vez dentro do trem, há normalmente duas possibilidades: colocar a mala no bagageiro acima dos acentos, ou em um bagageiro dentro dos vagões, mas talvez, longe do seu acento, dependendo  do trajeto.

Trem Veneza-Milano-(interior)

E não tem tanto espaço assim. Se chegar depois de todo mundo, já era.

Trem Veneza-Milano-(interior)

De Veneza  a Milão é um pulo. Tipo se acomodou – chegou. E chegar a Milano Centrale vele muito a pena. A estação é linda! É um perfeito pit stop. Esse trajeto Veneza – Paris, ficou muito mais “degustável” parando em Milão.

Milano Centrale

Milano Centrale

Tanto do ponto de vista $$$ como do ponto de vista de conforto. Ok, eu sei que há a romântica opção do trem noturno “couchette” da Artesia, numa linda e deliciosa cabine, tipo fim de tarde em Veneza e amanhecer em Paris e vice-versa. Mas trem noturno, eu ainda vou demorar a encarar. Neste post tem toda a estória.  Mas voltando a Milano Centrale:

Milano Centrale

É perfeita para um intervalo entre viagens.  Restaurantes, farmácias, griffes, livrarias. De Milão pegamos um trem rápido (TGV) da SNFC, para Paris.

TGV trem expresso Françã

TGV trem expresso França

E desta vez, o trem era beeeeem mais confortável. Poltronas individuais, carro-restaurante (mais para lanchonete).

TGV trem expresso França

TGV trem expresso França

Seis horas de viagem… Passando pelos Pireneus, e cidades cobertas de neve,e rápidas paradas.

Alpes-Trem Milão-Paris

Gare de l`Est – Paris

E chegamos pontualmente na Gare de L´Est. De lá, pegamos o metrô (a estação de metrô fica na própria Gare), comprando os tickets nas máquinas de auto-atendimento, e fomos para o Absolute Hotel, na République. Em Paris, seria essa noite, um único dia e mais uma noite, para voltar à Londres, terminando o tour 2011 pela Europa.

Conto mais no próximo post. Té lá!

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses em Londres, quando aproveito para viajar pela Europa, e seis meses no Rio de Janeiro, quando planejo as próximas viagens.
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses em Londres, quando aproveito para viajar pela Europa, e seis meses no Rio de Janeiro, quando planejo as próximas viagens.
Related Posts

8 Responses to "… e de Veneza (a Milano Centrale) a Paris… tres cidades num só dia"

  1. Pedro says:

    Olá tudo bem? Fizemos esta viagem de Milão até Paris, em outubro de 2012. Realmente maravilhosa e nosso hotel em Paris ficava em frente a esta estação de trem. Tanto Milão quanto Paris são realmente inesquecíveis e nós pretendemos voltar. Seu blog ficou espetacular, parabens.

    Responder
  2. rosanezanotti says:

    Valeu!!! Vou fazer isso, tentar aproveitar tudo que puder! Mais uma vez, obrigada pelas dicas!!!!

    Responder
  3. rosanezanotti says:

    Parabéns pelo blog! Tem informações valiosas e esse relato apaixonado é muito gostoso de ler. Vou tomar a liberdade de fazer uma pergunda: ainda existe algum movimento de carnaval em Veneza na quarta feira de cinzas? Vou viajar esse ano mas só consigo chegar em Veneza na terça à noite. bjs!

    Responder
    • celmartin says:

      Oi, Rosane,

      Não sei mesmo. No calendário da cidade está assim: Carnival 2012: The modern Venetian Carnival runs up until the Tuesday before Ash Wednesday (known as “Mardi Gras”), starting two Saturdays before the Tuesday. February 11 – February 21.
      mas Veneza vala a pena, de qualquer maneira! O carnaval é sem dúvida um sonho, mas a cidade já é um sonho, aproveite cada ponte, cada canal…

      Responder
  4. Livi says:

    Que decisão difícil, ficar em Veneza ou ir para Paris…rsrsrsrs As duas são mágicas! Bjs

    Responder
  5. Eulalia Fernandes says:

    Além das lindíssimas paisagens, cheias de paladares e fragrâncias que seus contos transbordam, suas postagens fazem tudo ficar tão simples!!! que delícia!

    Responder
  6. Gina says:

    Veneza é mesmo linda e com aquele céu deve ter sido difícil ir embora. O consolo é que vc ia para Paris! Essa é a cidade!!! Imperdível, deixa saudade ! Parece dizer “volte sempre”… E claro que acabamos nos rendendo a essa paixão!
    To de olho no próximo post.
    bjs

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>