O caminho para o Castelo de Stirling

Stirling fica a mais ou menos 70 kms a noroeste de Edimburgo. E sua principal atração, é o Castelo de Stirling, que por sua vez fica no alto de um penhasco (onde mais construir um castelo na Idade Média?).

Como chegar a Stirling

Partindo de Edimburgo, há várias excursões que incluem o Castelo de Stirling na programação de um passeio, de um ou dois dias, incuindo as Highlands, Lochs (Loch Ness ou Loch Lommond) etc. E é provavelmente a maneira mais prática e confortável de visitar o castelo, e para quem tem pouco tempo, eu recomendo muito esse tipo de passeio guiado. Fiz o passeio às Highlands, com a Timberbush.

De trem: os trens partem, de meia em meia hora, de Waverley Station, bem no centro de Edimburgo em Princes Street e chegam à estacão de Stirling em 51 minutos.

De ônibus: saem de hora em hora da estação rodoviária de Edimburgo,  em St Andrew’s Square, mas é possível embarcar em outros pontos, incluindo Princes Street e Haymarket. E o mais legal, pelo site do Megabus é possivel encontrar passagens por £2.00!!! E claro, esse preço me fez desistir da minha idéia inicial que era ir de trem e voltar de ônibus. É possível comprar a passagem direto com o motorista, mas o preço é diferente do que paguei pelo site.

Ônibus - Citylink - Edinburgh

Ônibus – Citylink – Edinburgh

A viagem leva mais ou menos 1:20 minutos, dependendo do trânsito. E que estrada! Tanto do ponto de vista de beleza visual, como de condições de asfalto, sinalização, etc. O caminho para Stirling é liiiindo!

estrada Edimburgo - Stirling

estrada Edimburgo – Stirling  vista da janela do busum

Pena que o vidro da janela não estava lá essas coisas de limpo, talvez devido à neve dos dois dias anteriores. Neve essa que deixou a paisagem muito mais charmosa.

Durante a viagem, ovelhas pastavam, montanhas branquinhas de neve começaram a aparecer na paisagem, e eu me perguntava se daria para ver essas montanhas chegando à cidade, mal contendo aquela euforia que me “ataca” quando estou prestes a conhecer um lugar novo… Desembarquei na rodoviária, que aliás é bem perto da estação de trem, já armada com minha “babá eletrônica”. No Google Maps, 19 minutos de caminhada… Seguir em frente virar à esquerda na Station Road…

Caminho a pé da estaçao de ônibus/trem ao Castelo de Stirling

Caminho a pé da estaçao de ônibus/trem ao Castelo de Stirling

Sábado de manhã, 2 graus, céu azul, e minha primeira impressão é que só eu estava andando naquela cidade. Será que é esse o caminho? Será que estou no lugar certo? É feriado? Esta cidade é habitada? Meu deus vou ser atacada a qualquer instante! <tipo do pensamento idiota de uma carioca paranóica, que vive com medo de ser assaltada!>

Caminho a pé da estaçao de ônibus/trem ao Castelo de Stirling

Caminho a pé da estação de ônibus/trem ao Castelo de Stirling

A sensação “doquécotôfazendo aqui sozinha?” pairou até que eu vislumbrasse dois vultos no fim da Station Road. A cidade parecia ainda dormir. Bem em frente à Stirling Baptist Church, obedeci à voz do Google e virei à direita na Murray Place.

Stirling Baptist Church

Stirling Baptist Church

Ao virar à esquerda e começar a subir a Baker Street, a euforia de “procurar o castelo encantado” tomou conta deste meu ser viajante e empolgado. Me vi mergulhada na Old Town, e sim! Eu estava fazendo o caminho certo.

Caminho para o Castelo de Stirling- Baker street

Caminho para o Castelo de Stirling- Baker street

Continuei subindo, seguindo a seta azul do Google e palpitações começaram… Na esquina com Broad Street, informações e setas não deixavam a menor dúvida. Mais um pouquinho e eu estaria na Castle Hill.

Mapa de Old Town Stirling - Escócia

Mapa de Old Town Stirling – Escócia

A esta altura a sede bateu, sentei no banquinho em frente aos canhões (como se fosse corriqueiro sentar em frente a canhões) e bebi um pouco de água enquanto assimilava a atmosfera do lugar. Continuei a subida e ainda quase ninguém na rua, o que aumentou o impacto, de dar de cara com as ruínas de Readingy Abbey, no topo da Broad Road.

 Readingy Abbey ruins - Broad Street - Stirling - Escócia

Readingy Abbey ruins – Broad Street – Stirling – Escócia

Daí para frente é realmente de perder o fôlego. Figurada e literalmente. É aquele momento em você que viaja/passeia sozinha, apela para o Instagram para compartilhar sua emoção!

ruínas de Readingy Abbey

ruínas de Readingy Abbey

E finalmente alguns turistas/visitantes pela rua… depois dessa curva, estamos quase lá. Mas… antes de chegar ao castelo, tem um cemitério. Vou confessar: Mesmo morando em Edimburgo, que tem cemitério em tudo que é canto, posso até habituar, mas eu não sou nem um pouco curiosa a respeito de cemitérios, mesmo os mais famosos como Pere-Lachaise em Paris. E ainda por cima sozinha, o vento uivando nos meus ouvidos,  parei, tirei um foto e bati em retirada, antes que alguém do além se apresentasse.

Old Town Cemetery - Stirling - Escócia

Old Town Cemetery – Stirling – Escócia

Ao lado deste cemitério, separado por apenas uma ruinha estreita, há um hotel. Quem meus deus, paga uma diária para dormir ao lado de um cemitério, mesmo sendo ao lado da entrada do Castelo de Stirling???

Mas enfim chegamos ao “grand moment”: a subida final para o Castelo! Aí sim começa a festa! Há duas maneiras de subir e preferi a que eu fiz: subi pelas escadas e desci pela rua de paralelepípedos.

Escadaria para o Castelo de Stirling

Escadaria para o Castelo de Stirling

Pela escadaria, a chegada é mais impactante! É quase um prêmio, depois da caminhada, ver a vista que a esplanada do castelo oferece ao visitante. Neste dia azul, com as montanhas nevadas, foi um susto impactante de tão lindo!

Lembram do cemitério do qual “desviei’? Pois daqui de cima ele aparece absolutamente fotogênico:

Stirling Castle- Escócia -vista da esplanada

Stirling Castle- Escócia -vista da esplanada

Stirling Castle- Escócia -vista da esplanada

Stirling Castle- Escócia – vista da esplanada

À sua direita, um cenário…

Stirling - Escócia -vista da esplanada

Stirling – Escócia -vista da esplanada

E à sua esquerda, a vista para a cidade, com direito ao rio Forth azulzinho, e as montanhas cobertas de neve ao fundo!

river Forth - Vista da esplanada de Stirling Castle

river Forth – Vista da esplanada de Stirling Castle

Fiquei olhando todos os ângulos e só aqui na esplanada foram mais de cem fotos! Para todos os lados é uma visão completamente absurda de linda! E mesmo que você não seja lá chegado a castelos, vale a pena vir até aqui para simplesmente olhar! E como em toda a Escócia, a luz muda rapidamente. São várias “visões da mesma vista”.

Robert the Bruce - Stirling Castle

Robert the Bruce -1274-1329 Stirling Castle

Isso tudo antes de entrar no castelo!!! Imagina??? A expectativa para ver o que me esperava lá dentro estava no auge! Como é o castelo por dentro? Vale a pena a visita? Conto nos próximos posts!

O Mala de Rodinha e Nécessaire nas redes sociais para acompanhar a viagem:

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

Hotéis em Stirling? Procure aqui

 

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -
Related Posts

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>