Para comer literalmente rezando: Borough Market e Southwark Cathedral

Southwark Cathedral

A história dessa catedral é linda. E bem ao lado dela, grudadinho mesmo, está o Borough Market,  e uma história quase tão antiga quanto a da catedral dedicada a St Marie Overy , uma carinhosa abreviação de over the river – sobre o rio. Pois os dois ficam bem junto ao Thames  e ao lado da London Bridge, no coração de Londres.

Vista de London Brdge

Os dois ficam meio escondidos, mas não é difícil encontrar. Ficam em frente à estação de trem e metrô London Bridge. É um dos passeios que eu mais adoro fazer em Londres.

Bankside - Thames - Londres

Ir a Southwark Cathedral, ouvir o coro de meninos que parecem anjos cantando, e depois fazer um lanchinho no Borough Market. E para perder as calorias, uma caminhada pelo Bankside,  às margens do rio Tâmisa, atravessar a Milleniun Bridge, de onde testemunhei fins de tarde magníficos!

Millenium Bridge

Borough Market

Desde de 1014 que esta parte da cidade atraía mercadores que vendiam grãos, peixe, e vegetais em geral. No século XIII esses mercadores foram transferidos para onde é hoje a Borough High Street. Hoje são mais de 100 stands, e a grande maioria planta, cria, enfim são pessoas que se envolvem em todo o processo e não só no comércio. E para estar ali, os comerciantes tem que passar por espécie de comissão que atesta o qualidade e procedência dos produtos. E é maravilhoso passear por entre tantos produtos, cores e aromas!

Stand de pães artesanais em Borough Market

Tem de tudo! Pães artesanais, queijos, frutos de mar. Eu fiquei babando com o stand dos cogumelos, comestíveis é claro :)

Stand de cogumelos em Borough Market

E tem todos os tipos de vegetais, legumes, azeites aromatizados..

Stand de legumes em Borough Market

Geléias, bolos, doces, mel…

Borough Market

Mas prepare-se para de vez em quando ouvir um barulhão! São os trens passando literalmente em cima da sua cabeça já que parte do  mercado fica embaixo de uma ponte. E para quem está turistando, a indicação é um sanduiche , cujo stand fica logo na entrada. A fila enorme já mostra que o “lanche” é famoso!

Borough Market

Além disso tem uma paella!!!! É só entrar na fila, pegar seu prato e conseguir um lugar para comer. E é por isso que os jardins da catedral ficam lotados, principalmente nos fins de semana.

Southwark Cathedral - jardins

Todo mundo alí degustando as iguarias, compradas bem alí do lado. É ou não é comer rezando?

Southwark Cathedral

Southwark Cathedral

A história dessa catedral remonta ao século VII, quando dizem, ali ficava uma comunidade de freiras. Oficialmente foi fundada em 1116 por cavaleiros Normandos. Não é uma construção enorme. Ao contrário, é um lugar extremamente aconchegante e parece que abraça a gente.

Southwark Cathedral

A catedral faz parte da Igreja Anglicana e o coral tem a tradição musical inglesa. É maravilhoso de ouvir e nesse ambiente a gente se teltransporta para outras épocas. Os vitrais são lindos! E eles oferecem até uma visita guiada.

Mas se depois de tudo isso, ainda quiser mais uma atração turística, atravesse a rua a vá conhecer The Shard!

The Shard

Mas isso é assunto outro post!

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -
Related Posts

3 Responses to "Para comer literalmente rezando: Borough Market e Southwark Cathedral"

  1. Livi says:

    Com certeza a expressão comer rezando foi inventada aí. Que maravilha de lugar, esses pães parecem mesmo deliciosos e os cogumelos hum. Com certeza passarei nesse mercado e na catedral ao lado quando for em Londres. Vc baba com os posts sobre o Canadá e nós com os da Europa ;-) Bjs

    Responder
  2. Eulalia says:

    SAboreei cada pedacinho do texto! E aguardo, ansiosa, a sobremesa!
    beijos!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>