Passeios a partir de Londres: como chegar a Cambridge

Victoria Coach Station

Assim como Oxford, Cambridge é uma cidade da Inglaterra famosa por sua Universidade com mais de 800 anos de ‘idade’. E é um passeio que vale a pena se você tiver uns dias sobrando na sua estada em Londres.  Fica a uns 80 kms de distância, e rapidinho a gente chaga lá. Um dia é mais do que suficiente para descobrir o básico do lugar  e a melhor maneira é mesmo a pé. Portanto um calçado confortável é aconselhável.

Como chegar?

ônibus – é a forma mais barata e de quebra dá para conhecer a estação rodoviária mega, super movimentada de Londres: Victoria Coach Station. Há ônibus de hora em hora saindo da estação.

Victoria Coach Station

A passagem é fácil de comprar pela internet no site da National Express e o ônibus é bem confortável. Custa entre 12 e 25 libras dependendo do horário que a gente escolhe. Eu paguei 14,50 libras saindo de Londres às 10:30 e voltando às 18:00.

Em pouco mais de duas horas a gente chega a Parkside Street de frente para Parker’s Piece, um parque/gramado enorme em Cambridge. E num dia de sol é praticamente a praia da cidade!

Mapa de Cambridge

Para chegar ao centro histórico da cidade, atravesse o parque na direção contrária à parada do ônibus.

Cambridge

Além dos puntings (barcos típicos em madeira) , das bicicletas e da fantástica arquitetura e história, as faculdades ajudaram a dar fama a essa cidade. A Universidade de Cambridge é composta por 31 faculdades, e é possível visitar muitas delas gratuitamente, como a Peterhouse (a mais antiga, fundada em 1284) e a Magdalene College (pode-se até visitar a biblioteca, que contém livros raríssimos).

As mais famosas são:

 St. Jonh’s College, que fica na Saint John’s Street e cobra  £3 pela visita.

Trinity College, na Trinity Street, que cobra £3 pela visita: lá você vai encontrar uma macieira famosa por ter inspirado Newton a descobrir a lei da gravidade.

King’s College e sua linda capela, com estrutura medieval. É mesmo linda!

O dia estava um escândalo e fui caminhado até a Silver Street. É uma espécie de viagem no tempo. Mas no cruzamento entre Bene Street e Trumping Street está um obra relativamente nova, de 2008:  The Corpus Clock, na Taylor Library – Corpus Christi College

The Corpus Clock - Cambridge

Mas é por detrás dos portões que estão verdadeiras “cidades” dentro da cidade, chamados The Backs, o interior dos colleges. Para visitar os colleges é preciso tempo:

St Johns College_Cambridge

St Johns College_Cambridge

E logo a gente entende como os estudantes se locomovem pela cidade. Bicicletas e mais bicicletas.

Cambridge

As bicicletas dominam as ruas. Para onde você olhar há gente andando de bicicleta ou montes delas estacionadas.

Cambridge

Nas grades são pendurados todos os tipos de anúncio: de vagas para estudantes a peças de teatro. E tudo em volta é história.

Church of the Holy Sepulchre

Church of the Holy Sepulchre

Chegando à St John’s Street mais um dos inúmeros ícones da cidade. St Jhon’s College

Tudor gatehouse- St Johns College-Cambridge

E depois a gente passa por uma ruinha estreia, e aparece mais um enorme portão do Queens College.

Tudor gatehouse- Queens College

Enfim, chegando a Silver Street encontrei a também famosa Mathematical Bridge. A lenda diz que ela foi desenhada por Newton e construída sem parafusos. Na realidade foi desenhada por William Etheridge e construída por James Essex em 1749 sobre o rio Cam para ligar duas partes de Queens College e seu nome oficial é Wooden Bridge (Ponte de Madeira).

Mathematical Bridge_Cambridge

Bem  em frente a gente dá de cara com mais um ícone de Cambridge:  Puntings, os barcos de madeira.

Punts -Cambridge

Pode-se fazer um tour de punt, esses barquinhos que são conduzidos por estudantes que vão contando a história sobre os “Colleges” durante o passeio.

Punting Tours-Cambridge

Puntings-Cambridge

Puntings-Cambridge

Mas se não quiser se arriscar nos barquinhos é só passear no parque, sentar em qualquer lugar e fazer um piqnic.

Cambridge

O parque é lindíssimo! E os reflexos das árvores no lago dão uma sensação de estarmos diante de uma pintura impressionista.

Cambridge

Mas…se você ainda quiser fazer uma comprichas, Cambridge tem um centro comercial bem legal, com a muitas redes de lojas que encontramos Londres.

Centro Comercial de Cambridge

E para fechar mais esse bate e volta de Londres, um belo café antes de pegar o ônibus que me esperava às 6 da tarde.

Centro Comercial de CambridgeFoi um bate e volta, rápido. Mas na maioria do tempo eu “estava” naquele lugar. Sem pressa. Sem ter que fazer isso ou aquilo. Acho que viajando sozinha, a gente se permite esses deleites de simplesmente se entregar ao tempo presente…

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -
Related Posts

8 Responses to "Passeios a partir de Londres: como chegar a Cambridge"

  1. Adriana says:

    Olá! Estou planejando o meu passeio e gostaria de saber: o número de horas que você ficou lá (deduzo das 12h30 às 18h) foi suficiente para ver tudo? acha que precisava de mais tempo? ou sobrou tempo?
    Desde já, obrigada.

    Responder
  2. alfred says:

    se fosse pra vocês escolher em qual estudar ,qual faculdade escolheria ? Cambridge ou Oxford ?

    Responder
  3. Maria Luiza says:

    Adorei esse post! Também estava querendo saber sobre passeios perto de Londres. E até que nem é caro. Estou adorando seu blog. Muito bom, fotos lindas e muitas informações que realmente ajudam .

    Responder
  4. Lia says:

    Parece que você advinha mues us pensamentos. Eu estou mesmo procurando esses passeios perto de Londres .Vou para la em breve. Obrigada

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>