Reviajando: Innsbruck, lá na Austria

Innsbruck - ÁustriaSempre quis conhecer Innsbruck. Aliás, desde “A Noviça Rebelde”, que eu sonho em ver as montanhas da Áustria e picos  cobertos de neve. “Tá bom, o filme se passa em Salzburg, nosso próximo destino!” Mesmo assim, neve para uma carioca é sempre um sonho (quase) impossível.

Innsbruck - Áustria

Innsbruck – Áustria

Desta vez, quando dei de cara com uma passagem de avião por 30 libras de Londres para Innsbruck, não tive dúvidas. O mais incrível foi achar um hotel maravilhoso, no centro da cidade, que cabia no orçamento. O Best Western!

Innsbruck é uma das cidades mais antigas da Europa. Fundada como colônia romana, com o nome de Veldidena, passou para os bávaros, no século VI e torna-se capital do Tirol em 1429. E bem como eu gosto, é cortada pelo rio INN. O nome vem daí.:brücke é ponte…Innsbruck, ponte sobre o rio Inn.

innsbruck aeroporto

Essa é a saída do aeroporto.

Como chegar ao centro de Innsbruck

Não há nada mais fácil do que chegar ao centro da cidade. Um ônibus comum passa logo na saída do aeroporto, e em 8 minutos, você está na Maria Theressian Strasse, que é a rua central.  No hotel, obtivemos as confirmações de tudo que eu já tinha pesquisado. Era tudo perto mesmo!

Como já estava anoitecendo, não deu para ver as montanhas. Minhas expectativas eram enormes, assim como nosso casacos que tivemos que espremer para fecharmos as malinhas. Afinal, a temperatura nas montanhas oscilava entre -8 e -24.

Dá para imaginar? Aproveitamos a liquidação da MountainWarehouse e nos equipamos para um tour pelas montanhas geladas dos Alpes austríacos.

Maria Thressian Strasse - Innsbruck

Nessa primeira noite, demos uma volta por essa rua central, pelas paralelas e perpendicualares. Conseguimos achar o supermercado salvador, responsável pelas cervejas e por nosso “jantar”. Mas deu também para perceber que é uma cidade cara, no que diz respeito a roupas. A maioria acima dos 3 dígitos. Então é bom levar tudo o que for preciso. Compras por lá, podem fazer seu cartão de crédito ter convulsões! Também chegamos à conclusão, que, pelo menos no inverno, a cidade some às 6 e meia da noite. Depois dessa hora, quase ninguém na rua.

As estações das montanhas em Innsbruck

No dia seguinte eu mal podia esperar para ir logo para as montanhas. Aconselho o Innsbruck card. Mesmo que não dê tempo de ver tudo que ele dá direito, só a subida e descida às três estações, já saem bem mais caro que o cartão. Compramos o de 24 horas a 31 euros cada. Veja como e onde comprar aqui

Innsbruck Card

No mapa abaixo dá para ver como é pequena a cidade, pelo menos o centro, onde tudo acontece. O quadrado vermelho, é digamos assim, o buxixo. Estão marcados o nosso hotel e a estação onde se pega o bondinho para a primeira estação.

Nordkettenbahnen, a funicular (transporte que leva montanha acima), leva o visitante do centro da cidade, desde a Congrees Station às estações nas montanhas.

caminho para a estação

No caminho para a estação, descobrimos a entrada para o centro histórico. Mas a nossa meta, era outra.

Nos aparelhamos para ir ao encontro da neve.

subindo as montanhas em Innsbruck

Éramos  sêres recobertos por matelassê, plumas e sei lá mas o que tinha por dentro do casaco! Só consegui ficar com “a criatura” fechada lá em cima, tal o calor que o bicho proporciona!

Na subida para a primeira estação, estávamos sozinhos no trem. E começa a subida…

A primeira estação chama-se Hungerburg.

Hangerburgerbann_Innsbruck_Áustria

fonte:sonnhof-mutters.at

Projetada por Zaha Hadid, é um arraso! Futurística, espacial, e ao mesmo tempo parecida com uma geleira, e é linda! Estamos aí, a 860 m acima.

Hungerburger – Innsbruck – Áustria

Ficamos pouco tempo. A gente queria mesmo, era ir na mais alta! Ô ansiedade! Look do dia: Notem os delicados agasalhos, para aguentar -18, tudo trabalhado no degradé de azul e rosa. #FOFO!

Innsbruck- Hungerburg – primeira estação

E lá fomos nós para Seegrube, a segunda estação, onde rola o total buxixo, com um super restaurante, onde as famílias se reúnem, “se esquentam do lado de dentro” , e os skiadores se encontram para uma social.

Seegrube, a segunda estação das montanhas de Innsbruck

E as cadeiras?  é sentar e olhar para as nuvens ou para o nada!!! Estamos a 1905 m acima! Literalmente no meio de nuvens.

Olha o trio calafrio aí!!!

Mas Hafelekar, a mais alta e última estação nos esperava…a 2256 m acima do nível do mar!!!

Hafelekar Alpes Austríacos

Uma loucura!!!! E nem senti tanto frio assim. Mas o visual é de enlouquecer!!! É lógico que não esquiamos. Quase surtei quando vi um cara simplesmente desaparecer na minha frente esquiando. Ele subiu num desses picos, e pluft, sumiu no nada.

Uma das experiências mais loucas da minha vida.

Nesta estação, não há uma grande construção. Uma casinha de madeira ali, outra acolá, neve, muuuuita neve e nuvens abaixo de nós, fazendo tudo parecer um mar branquinho. Em momentos, achei de Deus estava alí…

Voltamos então à Seegrube para comemorarmos à altura e a altura! Brindar a essa aventura maluca que eu planejei e os “filhotes” adoraram.

Muuuuuuuuuuito frio, aliás, mais frio do que lá em cima! Tomamos todas, enquanto víamos o pessoal, chegar coberto de neve, depois de esquiar a manhã inteira.

Na volta é que se pode perceber a beleza do caminho. I N E S Q U E C Í V E L!

Mais sobre Innsbruck aqui e aqui, Quer ver toda a viagem? Veja aqui

Hotéis bem no centro de Innsbruck? tem aqui.

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja no página no Google+

5 comentários em “Reviajando: Innsbruck, lá na Austria

1. É emocionante! Estive em Innsbruck no verão e a montanha estava com pouca neve, sem contar que só foi possível ir até o Seegrube, pois estava fechado o acesso ao Hafelekar. A vista lá do alto é muito linda! Vale a pena um tour pela cidade.

• Ticha, as botas eram enormes, quentinhas e especiais para neve. Sei lá porque tinha esse negócio que refletia a luz! Mas em liquidação, por 23 libras, foi ótimo! Usamos as ditas cujas praticamente durante toda a viagem.