Um passeio por Cardiff, a capital do País de Gales

Cardiff - País de Gales

Cardiff – País de Gales

Sair de Londres e ir a Cardiff é ir a outro país. Sim, o País de Gales, Wales (em inglês) ou Cymru (em galês), fica na ilha britânica, faz parte do Reino Unido, mas tem um parlamento independente em relação à Coroa Britânica. E apesar de compartilhar da história social e política da Grã-Bretanha, o país manteve sua identidade cultural e é oficialmente bilingue: falam  o galês e o inglês.

Cheguei a Cardiff num lindo dia de primavera. Era sábado e ainda estava bem frio, pois o inverno foi se prologando primavera adentro. De Londres à capital do Pais de Gales, são duas horas e meia de ônibus, pela National Express. Comprei as passagens no site. Imprimi os bilhetes em casa e lá fui eu para Victoria Coach Station, a “rodoviária” de Londres. Apesar de ser um pouco mais longo, é um passeio que pode ser feito tranquilamente em um dia.

Victoria Coach Station - Londres

Victoria Coach Station – Londres

O terminal rodoviário de Cardiff é bem perto do centro histórico e assim que cheguei comecei a explorar a cidade a pé. Logo a gente vislumbra o Millenium Satadium.

Millenium Stadium - Cardiff

Millenium Stadium – Cardiff

Já no meio do buxixo, encontrei uma feira bem animada, onde se misturavam, antiguidades, roupas vintage, produtos locais e comidinhas.

Cardiff - País de Gales

Cardiff – País de Gales

20130406_130702

Cinco minutos a pé e estava diante do Castelo de Cardiff, cujas origens remontam ao século I, quando os Romanos ocupavam a área. Pronto, falou em história, eu já me empolgo!

Castelo de Cardiff - Cardiff - Walles

Castelo de Cardiff – Cardiff – Walles

Mas era cedo, e como eu já tinha pesquisado antes, apesar de pequena, a cidade se estende até Cardiff Bay. Para resumir tanta história, e ter um preview “me joguei” no ônibus turístico, que tem seu ponto de partida bem em frente ao castelo. É um passeio de pouco mais de uma hora, se fizer o tour completo sem descer do ônibus. Mas se quiser pode descer em todas as paradas, passear, tirar fotos e esperar o próximo que passa de meia e meia hora.

O roteiro:

Stop 1 – Cardiff Castle
Stop 2 – National Museum of Wales
Stop 3 – Fitzalan Place (Mercure Hotel)
Stop 4 – Tyndall Street
Stop 5 – Cardiff Bay
Stop 6 – Mermaid Quay
Stop 7 – Techniquest
Stop 8 – Craft In The Bay
Stop 9 – Lloyd George Avenue
Stop 10 – Custom House Street
Stop 11 – St Marys Street
Stop 12 – Millennium Stadium

Passamos por todos os  edifícios históricos

Muralha do Castelo de Cardiff

ônibus turístico - Cardiff

Mas para mim, o ponto alto é mesmo Cardiff Bay. Antes, lá pelos anos 80, uma área negligenciada, cuja população sofria a exclusão social e todo entorno era degradado. Em 1987 começou um trabalho de revitalização do porto de Cardiff, como o objetivo de transformar tudo em um ponto de comércio, lazer e desenvolvimento industrial. E conseguiram!

Cardiff Bay

Cardiff Bay – Millenium Center

A região toda transformou-se em um enorme centro de lazer, cultura, comércio, restaurantes e vida ao ar livre. O porto totalmente renovado. Diante desse dia lindo, fiz o caminho de volta ao Castelo e não resisti: fui direto ao Bute Park, ao lado do castelo, procurar os barcos que fazem o trajeto até Cardiff Bay pelo Rio Taff, que desemboca na baía.

Bute Park - Castle - Cardiff - País de Gales

Bute Park – Castle – Cardiff – País de Gales

O parque é enorme. Lindo de todos os ângulos e fica bem ao lado do castelo. É só ir seguindo a muralha que a entrada do parque aparece.

Bute Park  - Cardiff

Bute Park – Cardiff

Bute Park - Castle - Cardiff

Bute Park – Castle – Cardiff

O deck para embarcar é facílimo de achar. E nesse dia quase encantado, num parque onde certamente duendes e gnomos passeiam felizes e contentes, vivi um dos momentos mais legais de uma viagem solo. Uma paisagem linda, um sanduiche e meia garrafinha de vinho se transformaram no meu banquete enquanto esperava o barco.

Bute Park - Cardiff

Bute Park – Cardiff

A travessia dura uns vinte minutos do parque até a baía. Mas as paisagens duram para sempre na memória.

Passeio de Barco - Taff river - Cardiff Bay

Passeio de Barco – Taff river – Cardiff Bay

Passeio de barco - Millenium Stadium - Cardiff -País de Gales

Passeio de barco – Millenium Stadium – Cardiff -País de Gales

E de repente, logo depois de uma ponte, a gente deságua junto com o rio  em Cardiff Bay.

Cardiff Bay

Cardiff Bay

Cardiff Bay

Cardiff Bay

É muita água! Mas não é mar. Assim que chegamos ao deck e desembarcamos, senti como se estivesse num enorme parque de diversões. O local estava cheio de locais e turistas.

Cardiff Bay

Cardiff Bay

Além das inúmeras maneiras de passear pela baía,  tem montes de restaurantes, lanchonetes, parquinho.

Cardiff Bay

Cardiff Bay

E uma vista linda!

Cardiff Bay

Cardiff Bay

Meu ônibus de volta saía às 18:30 então peguei o barco de volta ao parque, e ainda deu para dar umas voltinhas no centro comercial da cidade que é todo para pedestres.

Centro comercial Cardiff

Centro comercial Cardiff

Conclusão: com 30 libras e em apenas um dia, fiz um belo passeio saindo de Londres, conheci outro país, ouvi outro idioma e adorei cada segundo.

Fica a dica!

 

 

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -
Related Posts

4 Responses to "Um passeio por Cardiff, a capital do País de Gales"

  1. Solange Porto says:

    Já estive em Cardiff algumas vezes. Adoro! A cidade tem uma atmosfera muito especial, locais lindos, e eles gostam de mostrar que não estamos na Inglaterra, mas no país de Gales! Adoro!
    Visite, se tiver oportunidade, vale a pena!
    Solange

    Responder
  2. Maria João Maçã says:

    Eu gosto imenso de viajar. E, lá em casa também pensámos em ir ao País de Gales.
    Gostei imenso deste passeio por Cardiff!
    Talvez quando voltarmos a Londres façamos o mesmo tipo de passeio…
    Felicidades

    Responder
  3. Eulalia says:

    Você acha cada cantinho!!!…

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>