O centro medieval de Rennes, a capital da Bretanha

Centro Histórico Renne

No século V, os Bretões, vindos do sudoeste da Grã-Bretanha, começaram a ocupar a enorme península no oeste da França, que começou a ser conhecida como Pequena Bretanha (Little Britany) e a região acabou ficando com esse nome. Em francês – Bretagne.

Centro Histórico - Rennes

O centro histórico de Rennes não tem nenhuma construção do século V, mas é possível ver as casas em pan-de-bois, (que mal traduzindo, são construções em madeira) tradicionais da época medieval.

Pan-de-bois

Em Rennes, esse tipo de habitação se prolongou muito além dos limites da Idade Média, até o final de dezembro de 1720, quando um incêndio, que durou uma semana, daqueles bem tenebrosos, destruiu mais de 900 moradias e edifícios, incluindo a parte mais rica da cidade!

Rua do Centro Histórico de Rennes

Depois do incêndio, começou a reconstrução da cidade. Desta vez, em pedra. As casas em madeira que ficaram, foram sendo recobertas de argamassa por seus ocupantes, a fim de proteger a estrutura do fogo e para, digamos, disfarçar a fachada, agora completamente diferente das novas construções. Só em 1970, a argamassa foi removida, e todos esses maravilhosos padrões de madeira das fachadas originais foram revelados.

Casa de pedra copy

Bom, até hoje, boa parte das cidades que conheci aqui na Europa, já passou por terríveis incêndios, pestes e miséria, etc Mas o importante é que ainda há muito o que ver, e imaginar como viviam as pessoas nesse tempo. E isso simplesmente me fascina!

Rennes - Maisons à pains-de-bois

boulangerie copy

Hoje, esse pedaço de passado, é ocupado por restaurantes, boulangeries, e lojinhas “fofas”, que em nada descaracterizam a sensação de… “Caramba! Como seria viver aqui em 1700???” E sendo no inverno, a gente sentiu mais ainda a atmosfera de séculos passados.

Nos próximos posts, a visita ao Mont St Michel.

Como pesquisar, e reservar seu hotel pelo Booking.com, neste post.

Hotéis em Rennes? Pesquise aqui: Hotéis em Rennes

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+ 

Sobre 

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses em Londres, quando aproveito para viajar pela Europa, e seis meses no Rio de Janeiro, quando planejo as próximas viagens.
Estou no Google + - +
Celina Martins
-

Um comentário para "O centro medieval de Rennes, a capital da Bretanha"

  1. Eulalia says:

    Que lindo e romântico! Parece de brinquedo!!!

    Responder

Comente

Quer participar da conversa?
Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>