Manual prático: como procurar, encontrar e reservar seu hotel

Já são oito anos indo para Europa. Lembro bem como foi planejar a primeira vez. Fiz tudo pela internet, morrendo de medo de alguma coisa dar errado. Quando a gente começa a planejar uma viagem, já começa a viajar. Eu adoro essa fase, e confesso, até hoje, sinto uma alegria quase infantil. Uma das etapas mais legais do planejamento é escolher um hotel para chamar de seu, que caiba no seu bolso, fique bem localizado e ainda por cima tenha um pessoal que te atenda bem.

Recebo muitos e-mails de leitores querendo dicas de hotéis e muitos outros me perguntando como eu encontro os hotéis em que me hospedo. Eu sempre digo que “meu dedinho de ouro” me coloca nos melhores lugares. Mas indicar hotel é um pouco complexo. O que é bom e cabe no meu bolso pode não ser exatamente o quê você quer. Você pode querer economizar nos primeiros dias e depois literalmente enfiar o pé na jaca e ter uma noite de puro glamour. Ou pode querer hotéis de charme, hotéis boutique, etc O mais importante é que seja adequado ao que você projetou para as suas férias e que não faça você se arrepender para todo o sempre quando chega a fatura do cartão.

Gran Via – Madri

Mas como nesse mundão internáutico de meu Deus, encontrar um lugar assim? Então aqui vai um pequeno passo a passo. Para os “marinheiros de primeira viagem” ou para quem ainda tem receio de reservar hotel pela internet, espero que possa ajudar. Neste post antigo eu conto como começo meu planejamento de viagem.  Minha primeira experiência  com essa coisa toda de internet foi em Amsterdam. Super tensa, cheguei com a reserva feita pelo Booking.com imaginando:  Será que a reserva tá mesmo feita? Como é que eu vou argumentar em holandês se alguma coisa estiver errada? Pois foi só mostrar minha reserva e o Hotel de Westertoren abriu a porta do quarto… Daí em diante perdi totalmente o medo de comprar seguro para a viagem,  reserver hotéis, comprar passagens e passeios pela internet.

Dam Square-Amsterdam

E nesses anos todos de viajante eu uso o Booking.com, que agora é parceiro aqui do blog e eu posso recomendar com a maior tranquilidade, já que sou usuária pra lá de frequente. Eles tem mesmo o melhor preço. E o motivo é simples. O site leva muitas pessoas aos hotéis cadastrados e com isso conseguem o melhor preço. Em Lisboa por exemplo, quando soube que meu filho talvez ficasse mais um dia na cidade, eu quase caí para trás quando vi a tarifa na recepção do hotel! Muito mais caro do que eu havia pago! E mais recentemente quando minha filha ficou presa em Eindhovem por causa da nevasca em fevereiro, exatamente em uma viagem de estudantes, com dinheiro contado, a sorte foi ter um smartphone para reservar pelo site. Mais de 100 euros de economia! E agora para a próxima viagem já fiz todas as reservas dos vários hotéis em que vamos ficar no Booking.com e sei que posso ficar tranquila.

Hotel Turim Suisso Atlântico_LIsboaHotel Turim Suisso Atlântico – Lisboa

Mas como funciona?

Pesquisar hotéis

Primeiro passo é digitar o nome da cidade, a data da chegada e a da partida, quantas pessoas, na caixa de busca no alto à direita, e tchanram!! Abre-se uma página com vários hotéis. Aí começa a brincadeira! Ao lado do nome de alguns hotéis, há uma “mãozinha” com o polegar levantado. Isso indica que é uma boa oferta, ou que há algum tipo de promoção ou desconto. Mas na realidade, todos os hotéis já estão com o melhor preço,  então isso indica que é uma super oferta para as datas que você escolheu.

No alto do lado direito  em azul claro, está a nota que cada hotel recebe baseado nas avaliações de hóspedes que já estiveram lá.

E isso já é uma grande ajuda, porque é gente como a gente, que já esteve no hotel  e diz o que gostou, como foi tratado, se a localização é boa, o que não gostou, o custo-beneficio e outras observações importantes. Eu sempre mando minha avaliação depois que me hospedo e sei que nada é editado. Então é super confiável. Outra ferramenta importantíssima é Visualizar mapa. Assim a gente sabe onde fica o hotel e a distância em relação aos pontos turísticos e transportes. Para me certificar como é a “cara” da rua, ainda dou uma olhadela no Street View, no Google Maps, digitando o endereço, clicando e arrastando o bonequinho amarelo para o ponto vermelho.

*Dica: nem sempre uma rua ou um prédio “mal encarados” se mostram um lugar ruim para ficar. Principalmente na Europa, onde normalmente há um centro histórico com ruas estreitas e construções antigas. Já fiquei em guest houses, B&Bs que ficavam por exemplo, em um andar de um edifício normal que por fora não era assim tão legal.

Casadel'Arte B&B em Roma

Casadel’Arte B&B em Roma

Como filtrar os hotéis que se encaixam no que você quer? 

Localização

Normalmente antes de procurar o hotel eu estudo  a cidade,  seus pontos turísticos e o transporte público. Quando vou procurar o hotel, já tenho um boa idéia de onde é melhor ficar. Nem sempre um hotel barato é sinônimo de economia. Pode ficar longe de tudo, e aí você vai acabar gastando mais com táxi ou perdendo muito tempo para chegar aos lugares que você quer ver e fora de mão para voltar à noite por exemplo. Então vale muito a pena investir em localização! Alguns $$ a mais no hotel bem localizado, podem resultar em mais $$ na sua carteira na hora de viver a cidade.

Conforto

Aqui não me refiro  a travesseiro de plumas ou banheira de hidromassagem. Quando se planeja a viagem, a gente tem uma tendência a achar que temos super poderes! (Eu!) Se seu transporte para a próxima cidade é as 10 da noite, é melhor pagar mais uma diária e ter onde esperar  confortavelmente e quem sabe tirar um bom cochilo para se preparar para a próxima etapa da viagem.

quarto Suisso Atlantico

Isso é válido especialmente para viagens longas com muitos deslocamentos como a que eu fiz em janeiro de 2010. Já na terceira cidade, depois de uma semana viajando e andando feito loucas, eu e minha filha simplesmente amamos ficar uma noite descansando no hotel em Milão e na manhã seguinte pegar nosso vôo para Roma. Vai chegar muito cedo?   Aconteceu comigo quando cheguei em Veneza: eram 7:15 da manhã quando chegamos exaustas, e nosso quarto só estaria vago às 2 da tarde! Por sorte a gerente foi uma querida, e só esperamos até às 11. Então se for chegar muito cedo, é bom reservar a diária anterior ou checar com o hotel se aceitam o tal do early check in.

No site é muito fácil filtrar os hotéis por preço, localização etc. Dessa forma a procura pelo seu hotel fica mais fácil e eu ouso dizer, muito mais divertida. Cada viagem é diferente da outra. E o hotel pode  ser o “protagonista” da viagem ou apenas um coadjuvante.

Achou seu hotel que você procurava e agora?

Nessa etapa você já decidiu o hotel e agora vem o momento de reservar! Preste atenção: a grande maioria tem Cancelamento Grátis até uma certa data antes da sua chegada. Isto está claro na hora de reservar . E isso é super útil, principalmente se você viu um hotel legal, e ele tem só alguns quartos vagos nas suas datas, mas… você acha que pode encontrar um outro. Vale a pena reservar! Já aconteceu comigo de não fazer a reserva e depois de checar outras opções, voltar e não encontrar mais quarto vago.

Depois de completar o formulário, em segundos você recebe no seu e-mail a confirmação da reserva. Pronto! Na maior tranquilidade, sabendo que seu hotel vai estar esperando por você.  No e-mail você ainda recebe todas as informações sobre como chegar ao hotel, e um link para modificar ou cancelar a sua reserva se for necessário e caso haja algum problema ainda tem a quem recorrer, pois eles tem SAC em português.

Prontinho! alguma dúvida?

Você tem alguma dica para encontrar o hotel perfeito para sua viagem? Reserva pela internet ou prefere uma agência de viagens? Tem algum hotel que vale a pena recomendar? Compartilhe  deixando seu comentário que a gente adora!

OBS: Esse post não é um post patrocinado. A parceria com a Booking.com  é caracterizada pela pela presença da caixa de busca do Booking.com  e se você fizer a procura e a reserva do seu hotel por ela, o blog ganha uma comissão. Você fica feliz porque vai pagar o melhor preço e  ainda dá uma forcinha para o blog. Simples assim!

 

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -

10 Responses to "Manual prático: como procurar, encontrar e reservar seu hotel"

  1. Mala de Rodinha e Nécessaire | Viajar é maravilhoso! Economizando, melhor ainda! says:

    […] Desde minha primeira viagem eu só reservo hotéis pelo site do Booking.com. Simplesmente porque é o melhor preço, é totalmente confiável. Tudo o que está escrito quando a gente faz a reserva é absolutamente verdade. Reserve agora e pague depois, sem nenhuma taxa e cancelamento grátis! E isso é uma mão na roda, pois você pode mudar de planos, datas e orçamento durante o planejamento da viagem. A grande maioria dos hotéis não cobra nada para cancelar sua reserva até uma determinada data antes da sua chegada. Quando isso não acontece, como por exemplo uma super promoção, e você deve pagar no ato da reserva, isso é expressamente escrito no site. Não há surpresas. E tem suporte em português, ou seja, se por acaso houver alguma dúvida quanto à sua reserva, existe um telefone, para falar com um ser humano, que vai te ajudar. E tem hotéis em todo o mundo, não é só na Europa, não! Expliquei como procurar e reservar hotéis neste post. […]

    Responder
  2. Charles Santana da Fonseca says:

    Parabens pelo blog, adoro viajar ja sabendo o que se tem para fazer nestes lugares com antecedencia. virei seguidor.

    Responder
  3. Ana claudia says:

    Olá Celina

    Estou pensado em me hospedar nesse hotel:
    Hotel Turim Suisso Atlântico – Lisboa

    você já se hospedou nele, tem algo a dizer?
    Estou pesquisando e gostei muito dele.
    Já fiz reservas pelo Booking.com
    gostei, nunca tive prblemas.

    obrigado.

    Responder
  4. Elisangela Michels says:

    Oi. Celina!
    Estou indo a Londres dia 25 de março e estou levando meus filhos pra conhecer Londres , nao sei onde devo ficar e o q fazer, voce pode me dar algumas dicas?
    Obrigada
    Elisangela

    Responder
    • Celina Martins says:

      Oi Elisangela,
      Eu sempre recomendo o hotel que fico qdo minha prima viaja comigo, O Westpoint (http://www.booking.com/hotel/gb/westpointhotel.en-gb.html?aid=353834) na região de Paddington, bem central e fácil de pegar ônibus e metrô para qualquer lugar de Londres. E pertinho do HydePark. Não sei a idade dos seus filhos, mas comece pela London Eye (a roda mega- gigante), e passeie pelas margens do Rio Thames, vá até a Jubilee Bridge de onde tem você vai ter uma vista linda! Tem o Mme Tussaud, o museu de cêra que crianças e adultos adoram. O Museu de História Natural (com dinossauros etc_, que fica ao lado do Science Museum. Os dois são super interessantes. Há vários musicais em cartaz e vários são adequados aos pequenos. E andar de ônibus de dois andares é uma farra!

      Responder
  5. Livi says:

    Otimas dicas querida, como sempre! Para ler referencias de hoteis uso tb o Trip Advisor. Outro site legal para dar uma pesquisada em hoteis eh o Hostelworld.com, reservei um hotel bem legal em Paris por la e paguei uma bagatela em relacao ao preco real da diaria (tudo sem acento pq estou na escola hehehe). Bjs

    Responder
  6. Eliana says:

    Uso muuuuito para fazer minhas pesquisas de hospedagens. Esse ano reservei pelo Booking, hotéis em Lisboa e Barcelona e deu tudo certinho! Bjs Cel!

    Responder
  7. Eulalia says:

    Passeei pelo booking. Gostei muito. Com certeza vou acessá-lo daqui. beijos e obrigada pelas dicas!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>