De Londres às Highlands. Uma viagem nas terras altas da Escócia

Highlands-Scotland

Considero a viagem às Highlands um viagem histórica! Um tanto cômica e certamente eterna! Talvez por isso tenha levado tanto tempo para contá-la aqui no blog. Eram tantas fotos! Minhas e de Patricia Blower, Eu e minha prima, duas “moçoilas” com um certo excesso de juventude, resolvemos que seria uma viagem perfeita, pois nós duas tínhamos uma enorme vontade de conhecer essas terras. Chegamos a Londres em pleno outono… ficamos num  hotel super bem localizado e relativamente barato em Londres: Westpoint Hotel.

Westpoint Hotel

Fácil de reservar pelo Booking.com. Fica numa rua linda, pertinho da Estação de Paddington e do Hyde Park! Recomendo muito, pois é um hotel que não tem frescura, e não estoura o orçamento.

Outono em Londres

E os tons de amarelo e marrom, típicos da estação, estavam em todos os detalhes. Eu completamente embasbacada com tanta paisagem linda! Ops!! o post é sobre as Highlands! Quase ia me perdendo no outono…

Richmond Upon Thames

Então como ir de Londres para as Terras Altas da Escócia?

Esse passeio pode tranquilamente entrar na categoria Passeios a partir de Londres, mas definitivamente não na categoria Bate e Volta. Primeiro temos que chegar a Edimburgo, lá na Escócia! Aliás, a capital da Escócia. Há várias maneiras:

De carro: se você não se importar nem um pouco em dirigir do lado contrário, ter que trocar marcha com a mão esquerda, e ter que fazer tudo olhando pro outro canto,  pode alugar um carro em Londres e ir passeando pelos 650 kms que separam Londres de Edimburgo e de lá mais uns 250 até Inverness, capital das Highlands.

De trem: de Londres (St Pancras Station) a Edimburgo (Waverley Station) são 4 horas e meia se o trem for direto. Já partindo da estação de Euston acrescente um hora ao trajeto. Os preços variam muito dependendo  da antecedência, do horário e da classe da viagem,  em torno de 70 a 200 libras.

Bom, no nosso caso, preferimos ir de avião até Edinburgh (lá se pronuncia Edimbra). Pela Easyjet, minha já conhecida companhia aérea lowcost.

Easyjet

Comprando com atecedência a passagem saiu por 25.99 libras.  Chegando ao aeroporto de Edimburgo, é só pegar o Airlink, um ônibus super confortável  com lugar de sobra para sua bagagem, e por 4 libras você está no centro da cidade ao lado da Waverley Station! E lá, nos hospedamos no Jury’s Inn, um hotel delicioso que virou sinônimo de “hotel tudo de bom“. Além de super em conta, o hotel é moderno e para tudo tem uma solução: quer tomar café da manhã no próprio hotel, mas não pagou na reserva? pode! quer deixar as malas lá depois do check out? pode! quer jantar depois da hora que fecha o restaurante? pode! O quarto é espaçoso, as camas deliciosas e um banho maravilhoso. Ah, e fica perto da Princess Street, a principal rua de comércio. Perto o suficiente para ir a pé. Até hoje, quando queremos elogiar um hotel, dizemos: esse é um Jury’s Inn. Também reservamos pelo Booking.com.

Jury's Inn_Edimbrugo

Nós já conhecíamos Edimburgo. E amamos a cidade. Aliás sempre me pergunto como o centro de uma cidade pode ser tão lindo!

Princes Gardens-EdimburgoNum fim de tarde outonal quase inverno, a cidade estava toda em meio a obras, preparando as ruas para a chegada dos trams, mas mesmo assim, linda, à espera do Natal! Brinquedos disputando espaço e atenção com o Scott Monument, que é a cara de Edimburgo!

Edimburgo

Mas… é, nessa viagem tinha um mas… eu e Patrícia, minha prima, estávamos gripadíssimas! Não era assim uma gripinha, não! Nosso primeiro ponto turístico visitado em Edimburgo  foi a Boots, uma rede de farmácias ( e tudo o mais que você puder imaginar que se pareça com uma) . E para quê? Para comprarmos remédios, claro! Para nossa total alegria, achamos uma prateleira com xaropes em “degradê” de cores para todos os tipos de tosse, da inicial até àquela bem braba,  e uma variedade enorme de anti-térmicos. O atendente nos disse que estavam todos gripados em Edimburgo! Saímos felizes e saltitantes achando que tínhamos a solução de nossos problemas! No dia seguinte bem cedinho, tínhamos que estar no Castelo de Edimburgo, o point de encontro para o nosso tão sonhado passeio às Highlands.

Edimburgo

Não sei quem teve a pior noite! Mesmo assim, acordamos animadíssimas (?!), entre termômetros, febre de 39, xaropes… e lá estávamos  diante do castelo, esperando nosso guia. Eu juro que foi Nossa Senhora dos Viajantes que me deu forças! A garganta em labaredas, um frio louco, um dia tipicamente cinza e nós lá…

Edimburgh Castle_Edimburgo

Martin, nosso guia e sua “mega van”, chegaram também pontualmente. Nós duas, uma coreana e um casal espanhol, dentro de uma van quentinha (graças a Deus!).  E a aventura começou. Nosso destino final nesse primeiro dia era Inverness, láaaa no norte da Escócia!

Tour pelas Highlands

Durante as apresentações, Martin deixou claro a rixa que existe entre Inglêses e Escocêses. Com o sotaque característico e meio em tom de brincadeira soltou um -Sinto muito por terem chegado por Londres!

Já nas primeiras horas de viagem, eu pensei que estivesse tendo alucinações! entre ataques de tosse, e lenços de papel, eu quase não acreditava no que via passar pela janela! As paisagens vão mudando rapidamente…

Highlands

A Escócia foi desde a Idade Média, dividida em Lowlands (terras baixas) e Highlands (terras altas)  e não só pela geografia, mas pela cultura, língua e religião também.  E entre elas, são quilômetros e quilômetros desabitados. Algumas ovelhas pastando pelo caminho. E nossa primeira parada, foi …

Doune Castle

Doune Castle. Alguém aí lembra de “Monty Python and the Holy Grail”, o filme? Foi filmado aqui. Mas apesar de ter  ficado famoso, os highlanders – habitantes das terras altas- não gostam nadinha da fama!

doune castleUm típico castelo militar do século 14, estrategicamente construído na Escócia Central, justamente para poder vigiar as rotas mais importantes da época medieval,  e alí perto o Rio Teith dá o “clima”.

Doune Castle

O entorno do castelo é um escândalo!  A essa altura, eu já estava totalmente “alucicrasy”! A mistura de xarope porreta com ibuprofeno quase de estômago vazio, começava a fazer efeito. Cinco graus e eu suava e sentia frio ao mesmo tempo …

Paisagem- Doune Castle_Highlands_Escócia

Daí para a frente foi literalmente um desfile de cenários de filme! Próxima parada? Glencoe! Aí eu surtei né? É muito lindo mesmo!

Glen Coe_HIghlands-Escócia

Aqui é a vez do “pequeno”  Mel Gibson. Várias cenas de  Coração Valente foram rodadas aqui. E nosso guia, que nem era tão alto assim, jurou que ele é um tampinha. Mas a paisagem… essa é grandiosa! Sabe dessas que fazem a gente se sentir pequenininha?

Glen Co-Highlands-Escócia

E como a viagem, esse post tem continuação… Não cabe mesmo em um só!

Continua aqui.

Hotel que ficamos  em Edimburgo: Jurys Inn

Fizemos o passeio pela Timberbush Tours – recomendo muito!

Obs: todas as despesas foram pagas por nós,  as indicações são só  dicas de transporte e hospedagem, porque sempre me perguntam aqui no blog, mas não é publieditorial, ok?)

Mais sobre Edimburgo? Aqui!

Para pesquisar e reservar seu hotel em Edimburgo eu recomendo o Booking.com

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

23 comentários em “De Londres às Highlands. Uma viagem nas terras altas da Escócia

  1. Oi Celina!!
    Vou em Outubro para Edimburgo e pensei em conhecer as Highlands. Adorei seu post e gostaria de perguntar se voce contratou o tour lá ou se já saiu daqui com tudo fechado. Também queria perguntar se eles realmente limitam em apenas 1 mala média por pessoa.
    Muito obrigada.
    Erika

    • Oi Erika!
      Eu contratei na fase de planejamento ainda no Brasil, pela internet e já foi com tudo pago. Qto à mala é mesmo uma por pessoa, pois geralmente o passeio é feito em vans. Se fizer o passeio de dois dias, talvez possa deixar a bagagem excedente no hotel ou na estação de trem.

  2. Olá Celina,
    Quero fazer um passeio para as Highlands em Maio. Estou com dificuldade de encontrar hotel, hostel ou coisa parecida de low cost nas datas, 24 e 25 de Maio. Vou de Dublin para Edimburgo e gostaria de contratar um passeio no dia 25 para as Terras Altas.
    Verifiquei pelo booking.com que Edimburgo está quase lotada nesses dias…
    Reservei um hotel em Inverness mas creio que vou cancelar pois me parece que o trecho Edimburgo – Inverness émuito longo…
    O que me aconselha fazer?
    Estou viajando sozinha…então um pouco perdida..

    Muito Obrigada.
    Thaís.

    • Oi Thaís,
      Tente reservar um passeio de dois dias para as Highlands. Acho um dia só muito corrido e cansativo. No passeio que eu fiz, a própria agência reservou o B&B (hotel cama e café) para nós, em Inverness. Pagamos por fora, diretamente à dona do B&B, mas achei mais seguro ficar nele pois o próprio guia estava no B&B. O trecho entre Edimburgo e Highlands é longo, mas o passeio é lindo. eu reservei pela Timberbush (http://www.timberbush-tours.co.uk/our-tours/from-edinburgh/two-day/) e recomendo muito.
      Boa viagem!

  3. Ola Celina!! Irei viajar para a Escócia daqui ha alguns meses e estou interessado em visitar os Highlands assim como você.

    Vi que você fez um “Tour” com um guia, gostaria de saber aonde posso fazer o mesmo trajeto com este guia?

    Ja verifiquei em varios sites (inclusive os do Governo Britanico) que apontam passeios de 1 até 5 dias nos Highlands.

  4. AMEI EU AMO A ESCÓCIA! QUERO VIAJAR PRA LÁ UM DIA! Os celtas estiveram aí um dia, e eu amo esse povo e tudo sobre a cultura deles. Principalmente, na escócia, amo as Highlands!

    Um abraço, post muito bom! !!

  5. Pingback: Escócia | 203 Dicas de Viagem | Domingão de Twittadas

  6. Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | Glen Coe – Highlands – Escócia

  7. Blz…Cel! Com seu aval fica mais fácil ficar no lugar certo! Uma dica: Quando você voltar à Lisboa, teste aquela pensão em que eu fiquei (Portuense). Eu pedi sua opinião sobre a localização, lembra? Não deu outra: excelente!!! Tem um preço ótimo, bem limpinha, organizadinha, apartamentos com banheiros privativos. O café é simples e o wi-fi só no saguão, mas a localização compensa. Bj

    • vou testar sim, Eliana. Aliás vou aceitar sua idéia e fazer uma página com depoimento de leitoras queridas como você! Assim que eu organizar te comunico para pedir “autorização” para publicar aquele comentário maravilhoso que vc fez quando voltou de viagem! bjs

  8. Cel, adorei o post….cenários de outro mundo mesmo! Coitadas…deu prá sentir a dorzinha no corpo da gripe…rs!!! Por favor, continue dando as dicas de hospedagens e transporte. De Londres eu já tinha algumas dicas de hotéis mas de Edimburgo é a primeira. Esse hotel de Londres dá prá fazer passeios a pé? Dei uma olhadinha no Booking, simulei uma data e o preço é bem atraente em se tratando de Londres, não é?

  9. Adorei, mais uma vez, como sempre.
    O “sinto muito terem chegado por Londres” me colocou direto no clima. Tem de ser para lá de muito bom, ver tudo isso no frio outonal, com tosses e gripes… só vocês mesmo! Parabéns, querida, lindíssimo post.
    beijinhos

  10. Oi Cel!!
    Ahhhh, legal ver mais um post sobre a Escócia por aqui!! Sabe né, eu sou totalmente suspeita em falar qualquer coisa sobre Edimburgo ou qqer lugar da Escócia! Amei ter morado nesse lugar!
    Só uma correção, a foto logo abaixo que vc cita Glencoe é em Edimburgo, o ARthur`s Seat no Holyrood Park e não na região onde fica Glencoe, ok?? =))
    Bjss

    • Oi querida, eu ammmo a Escócia! E obrigada pela correção! já troquei a foto! É que só desse passeio forma mais de 1.600! . é muita paisagem, muita montanha e muita informaçÃo! Nada como ter uma expert para ajudar!
      bjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.