Heathrow Airport – Vôo Londres-Rio. O assento “conforto” vale a pena?

Anúncio no metrô de Londres

Meu vôo de Londres para o Rio aconteceu no último dia das Paralimpíadas. Mesmo havendo interdições em várias ruas ao redor de casa não tive problemas de locomoção. Foi só pegar o metrô. Picadilly Line liga o centro de Londres aos terminais 1,2, 3, 4 e 5 de Heathrow. Demora bem mais do que o Heathrow Express porque é uma linha de metrô normal, e vai parando em todas as estações até chegar ao aeroporto. Ainda assim é mais rápido que ir de táxi e infinitamente mais barato. E complementando o tema do último post sobre acessibilidade, o metrô é acessivel para cadeirantes e há um elevador da plataforma para o terminal do aeroporto.

Heathrow Airport_Londres

O AEROPORTO

Heathrow é um aeroporto super bem sinalizado. No terminal 1 é fácil encontrar os balcões de check in para quem está indo viajar e para quem está chegando, todas as formas de sair do aeroporto e chegar ao centro de Londres, metrô, trem expresso, ônibus e táxis, também são sinalizadas. Antes de passar pelos processos de segurança, há várias opções para se fazer uma refeição. Optamos por um belo pub.

Pub em Heathrow Airport - Londres

E pelo típico e delicioso Fish & Chips (com mashed peas, uma espécie de purê de ervilhas).

Fish & Chips

 Mas é depois dos processos de segurança (aquele processo de passar pela polícia e a bagagem de mão pelo raio x, etc) que o aeroporto fica bem legal. É praticamente um shopping!

Stand da Mac _ Heathrow Airport - Londres

Livraria, eletrônicos, farmácia, maquiagem, malas e acessórios para viagem, bares e restaurantes. Ah! e cadeiras confortáveis para esperar seu vôo.

Heathrow Airport - Terminal 1 - Londres

Há quadros de partida mostrando o horário dos vôos e o portão de embarque em todos os cantos.

Harrods em Heathrow - Londres

Então é fácil passar o tempo esperando seu vôo. Mesmo se não quiser comprar nada, a gente se distrai olhando as lojas e qualquer coisa que tenha esquecido, dá para encontrar aqui. E se quiser uma bela refeição é só escolher. Heathrow Airport - Londres

Mesmo assim, fui conhecer a Sala Vip a que tenho direito pelo meu cartão de crédito. É só procurar pela loja Whiskies of the World e pegar o elevador para o segundo andar.

VIP Lounge Diners _ Terminal 1 Heathrow Airport Londres

VIP LOUNGE DINERS CLUB

A sala vip não é das maiores mas também não estava nem um pouco cheia. As muitas poltronas são confortáveis. Para fazer um lanchinho, há vários snacks :amendoins, azeitonas, pães, queijos, biscoitinhos salgados e uma sopa bem gostosinha.

VIP Lounge Diners _ Terminal 1 Heathrow Airport Londres

Bebidas à vontade : refrigerantes, sucos, cervejas, vinhos branco, rosé e tinto. Whiski, Vodka, e por aí vai. Há um cantinho para lanchar, outro com televisão, e um banheiro limpo e cheiroso. E claro! Um quadro de partidas para qua a gente possa controlar o tempo de caminhada até o portão de embarque.

VIP Lounge Diners _ Terminal 1 Heathrow Airport Londres

E mesmo que em Heathrow a gente não precise desesperadamente de uma sala vip como no Galeão ou em Cumbica, é bom ter um espaço calmo, com bebidinhas, belisquetes, televisão e internet para relaxar antes de uma vigem de 12 horas dentro de um avião.

VIP Lounge Diners _ Terminal 1 Heathrow Airport Londres

Chegada a hora do vôo, fui sem problemas para o meu portão de embarque. E nas áreas de espera dos portões de embarque, ainda há máquinas onde se pode comprar aquela água para levar para o avião.

Heathrow Airport _ Londres

Heathrow Airport _ Londres

O VÔO

No último vôo eu realmente não consegui dormir!  Dessa vez, optei pelo tal “assento conforto” oferecido pela companhia pela módica quantia de R$238,00 a mais na hora de comprar as passagens. Vale a pena?

Assento conforto

É a melhor alternativa entre a econômica e a executiva. A poltrona é exatamente a mesma e o “conforto” vem do fato de termos esse espaço todo para esticar as pernas,

Airbus_A330-200 Mapa de assentos

As poltronas em verde são denominadas assento conforto por não terem uma outra porltrona exatamente na sua frente, no caso das poltronas na fileira 27 , que estão localizadas nas saídas de emergência e tem o maior espaço, ou por terem a parede que separa a classe econômica da classe executiva à sua frente com uma boa distância. Eu viajei na fileira 27, na janela. Levei dois travesseiros daqueles de inflar, e encostando na janela, consegui relaxar a ponto de tirar um bom cochilo apesar da minha habitual insônia durante os vôos.

Assento conforto

A televisão sai da parte de baixo da poltrona, e a mesa é dobrada e encaixada no braço. E nessa fileira, a única coisa que tem a sua frente é o assento do comissário de bordo, que só é usado durante a decolagem e a aterrissagem.

assento conforto

Durante o vôo em si, a gente tem um bom espaço para se mexer, esticar a pernas, e levantar sem incomodar ninguém. O único inconveniente é ficar perto do banheiro, mas não chegou a me incomodar.

Refeições

Refeição a bordo

Nesse vôo eu pedi o “frango”. Bem melhor que a massa que comi no vôo de ida. No café da manhã havia a opção entre sanduiche e omelete, café, leite e sucos.

Na minha opinião super valeu ter “investido” no tal assento conforto. Pela liberdade de ir e vir, e poder realmente esticar as pernas, valeram cada centavo e sempre que viajar de econômica, vou tentar viajar assim. O vôo foi super tranquilo e passou rapidinho.

espaço entre as poltronas -  assento conforto

A CHEGADA

O vôo chegou às 4:50 da manhã.  Chegar em São Paulo da última vez foi um pesadelo, e todo glamour da classe executiva virou abóbora. Cumbica realmente parece um rodoviária gigante sem nenhum conforto. E pior ainda é o ônibus que leva os passageiros do terminal ao avião. É uma verdadeira escalada, para entrar no ônibus com a bagagem de mão! Mas como não tinha conexão dessa vez, achei que ia ser super tranquilo. Chegar cedinho ao Rio, pegar as malas e um táxi sem trânsito. Seria… do verbo não foi!  Afinal, é o Galeão! Pois foi uma hora e meia de espera diante da esteira de bagagem!!! Vários integrantes do comitê olímpico estavam no vôo e mal podiam acreditar que só havia 2 míseros funcionários para dar conta da bagagem de dois vôos vindos de Londres e Nova York. Uma hora e meia esperando uma mala?!?!?! Exatamente o tempo de um vôo Rio – São Paulo? Sim, isso é o que temos em nossos aeroportos, que estão esperando por eventos como a Copa, Olimpíadas e Paralimpíadas (ainda não me acostumei com esse novo nome!).

E você? Já viajou nesse tipo de assento? Por qual companhia? Valeu a pena? E o aeroporto pelo qual você chega de viagem, como é? Conta pra gente aqui nos comentários, tá?

O Mala de Rodinha e Nécessaire nas redes sociais para acompanhar a viagem:

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

17 comentários em “Heathrow Airport – Vôo Londres-Rio. O assento “conforto” vale a pena?

  1. Celina,
    Achei seu blog hoje, quando pesquisava sobre Londres. É dos mais interessantes que já vi e muito útil. Parabéns!
    Muito me ajudou o post sobre o que levar na mala.
    Minha dúvida é sobre o metrô de Londres. Vc conhece algum aplicativo para o Android, que facilite a vida de quem quer usar o metrô de Londres?

  2. Eu já voei de graça nesses assentos em alguns voos. Realmente, é um conforto extra. Mas não pagaria a quantia adicional para voar com eles (para mim, mais é mais – mais economia = mais viagens). Já vi um pequeno barraco por causa desses assentos. Um cara bem grandão pagou pelo assento e a comissária queria colocar uma mãe com bebê no lugar dele. O cara ficou indignado (e sinceramente, acho que ele tinha razão). Foi tanto stress que a mulher teve que voar num assento normal mesmo. Acho ridículo o fato deles venderem e não garantirem que você vá voar nesses assentos. O cara só conseguiu ficar porque armou um barraco (até o piloto veio falar com ele). Outra coisa que acho que é perigosa é a questão da saída de emergência. Em teoria, só pessoas mais fortes e aptas deveriam sentar nelas. Porque se acontecer alguma coisa, serão elas que terão que abrir a saída de emergência. Uma vez num voo, eu estava nessa saída e a comissária me tirou do assento porque disse que eu era baixinha demais para estar lá. Tenho 1,58m e ela disse que era política da South African só colocar pessoas com mais de 1,75 m na saída de emergência. Não sei se é verdade, mas eu tive que sair.

  3. Oi, Cel! Sim, já tinha ouvido falar. Aqui no Brasil, tenho uma amiga que viaja nesses assentos pq o marido é bem grandão! Bj e seja bem-vinda!

  4. Comprei o meu primeiro assento conforto internacional em mar/11 no vôo GIG-CGD e foi perfeito! Como na frente tinha só o banheiro, ate deitar no chão eu deitei rsrs pois viajei com crise de coluna. Adoro os posts, parabéns!
    U

  5. Oie! (postando de novo pois não apareceu confirmação do anterior, se já foi recebido pode deletar…) 😉
    Até concordo que estes assentos “comfort” ao lado das saídas de emergencia e cia são bons sim, inclusive para mim que gosto de levantar bastante durante vôos longos para ativar circulação das pernas e movimentar um pouco.

    O que me incomoda é o fato das cias aéreas terem passado a COBRAR MAIS por estes assentos, visto que as poltronas são exatamente as mesmas da executiva, não dá gasto nenhum para eles, e o atendimento é o mesmo. Ou seja: passaram a cobrar por assentos que antes eram gratuitos, sendo que isto não custa nada a mais para eles! Pouquissimos anos atrás era assim de graça, e viajei 2 vezes nestes assentos. Agora só de bira não vou mais, pois acho um absurdo esta cobrança! (e acho que o valor a mais é bem significativo)

    PS: “antigamente”, quem comprava antes pegava estes assentos em algumas cias., enquanto em outras só liberavam no check-in, pois estes assentos eram usados preferencialmente por pessoas com filhos pequenos (pelo mesmo valor) ou com alguma dificuldade especial de locomoção e saúde. Se não fossem ocupados por essas pessoas eles liberavam no check-in.

    • Oi Simone! eu também acho que cobrar por esse assento é um pouco demais, e inclusive depois vi no site que mesmo comprando, a gente pode ser retirado do assento ( e depois (…) reembolsado) se viajar nos assentos da primeira fileira, e se tiver alguém que precise, tipo mães com bebês, etc. O serviço é exatamente o mesmo, a cadeira igualzinha, refeições idem, mas eu sinceramente acho que vale a pena. Só o fato de poder levantar a qualquer hora, sem ter que “pedir” ou sacudir o coitado que está dormindo, já valeu cada centavo. E não tem para onde correr. Todas as companhias estão cobrando por essa poltrona! Esticar as pernas é um luxo na classe econômica!

  6. Oie!
    Até concordo que estes assentos ao lado das saídas de emergencia e cia são bons sim, inclusive para mim que gosto de levantar bastante durante vôos longos para ativar circulação das pernas e movimentar um pouco.
    O que me incomoda é o fato das cias aéreas terem passado a COBRAR MAIS por estes assentos, visto que as poltronas são exatamente as mesmas da executiva, não dá gasto nenhum para eles, e o atendimento é o mesmo. Ou seja: passaram a cobrar por assentos que antes eram gratuitos, sendo que isto não custa nada a mais para eles! Pouquissimos anos atrás era assim de graça, e viajei 2 vezes nestes assentos. Agora só de bira não vou mais, pois acho um absurdo esta cobrança! (e acho que o valor a mais é bem significativo)

    PS: “antigamente”, quem comprava antes pegava estes assentos em algumas cias., enquanto em outras só liberavam no check-in, pois estes assentos eram usados preferencialmente por pessoas com filhos pequenos (pelo mesmo valor) ou com alguma dificuldade especial de locomoção e saúde. Se não fossem ocupados por essas pessoas eles liberavam no check-in.

  7. Oi Cel,

    Interessante essa opção de assento. Eu, depois que descobri a classe world plus da british, que seria uma classe entre a economica e a executiva, pretendia não trocar mais por nada! Mas vou dar uma pesquisada nessa classe ai. Será que todos os voos da TAm oferecem?

    Bjss

  8. Em viagens internacionais ainda não experimentei o assento conforto. Mas, em viagens nacionais uso sempre q possível. Via de regra em voos Belém/São Paulo/Belém. São 3:40h de duração e um pouquinho a mais de espaço é bem vindo. Na minha próxima viagem internacional vou procurar por esses assentos, pois poder esticar as pernas durante as 11h dentro do avião pode ser considerado um luxo!

  9. Querida, poltrona conforto! Nunca tinha ouvido falar! Sou mesmo tupiniquim. Sempre viajo nas apertadíssimas! Vou assuntar!
    obrigada pela dica.
    Em tempo: Heathrow é mesmo fora de série!
    beijinhos e seja benvinda!
    Vamos nos ver!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.