Rio-Galeão – Londres-Heathrow

terminal 2 - Galeão Terminal 2 Aeroporto Galeão

Correndo o risco de me tornar repetitiva, volto a escrever sobre o absurdo que é embarcar no Galeão, principalmente para uma viagem internacional. O Galeão não é pior em relação aos outros aeroportos do mundo. É péssimo e nem precisa de comparação! Mas se for comparar… é mesmo uma tristeza. Veja Heathrow por exemplo neste post.

Eu adoraria saber como são os aeroportos das outras cidades brasileiras além do Rio de Janeiro e de  São Paulo, pois esses eu conheço bem  e custo a acreditar que sejam chamados de aeroportos e  que sejam as principais portas de entrada e de saída do nosso país.

Check in Aeroporto Tom Jobim

Para chegar ao Aeroporto Tom Jobim, vulgo Galeão, não tem escapatória: é taxi ou ônibus. Os ônibus que vem de Copacabana e do Aeroporto Santos Dumont e custam 12 reais. De táxi? Bem de táxi depende do trajeto e do trânsito, e assim tudo pode acontecer! Basta um acidente, um evento, contratempo ou… um feriado, como aconteceu nesse meu último vôo: 2 horas e  meia, para chegar ao famigerado aeroporto!  Ou seja, tem que se preparar para o seu vôo com bastante antecedência, se não quiser ter um ataque do coração!

O problema é que essa antecedência tem uma penalidade: o próprio aeroporto! no Terminal 2, depois de passar pelos procedimentos de segurança e pela Polícia Federal, sua primeira visão é essa:

Essa é e será a única lanchonete, ironicamente localizada em frente a única Sala Vip! 

Mas há  ainda, várias possibilidades:

1) tédio que pode chegar ao nível mais profundo! tudo o que você terá para fazer é passear por um Duty Free mínimo…

Duty Free - Galeão

2) Ler: quase não acreditei quando vi essa loja reaberta! Depois que quase todo mundo já tem um tablet, mas tá valendo!

3) Morrer de fome (se não tiver acesso à Sala Vip) : a única lanchonete do pedaço, é isso mesmo: um balcão roscofe, comida cara e falta lugar para sentar!

“Quanta Praticidade e qualidade”, como anunciado assim que você adentra o Terminal 2. “Venha conhecer!”  Lógico, né? Eles só anunciam, porque fica escondido no subsolo e não porque haja alguma concorrência. Então, além de sua bagagem de mão, se não quiser começar a estourar o cartão sem nenhum glamour, leve um lanchinho de casa. 

É por isso, que chegar cedo é mais do necessário! É uma estratégia para “pegar lugar” na Sala Vip, uma vez que todas as companhias aéreas estão juntas e misturadas num único Vip Lounge. Lufthansa, Tam, Tap, Emirates e Pluna, além de todos os felizes possuidores de catões de crédito que dão direito a esse mimo. Na hora do rush, quando há muitos vôos partindo, vale até mentalização para que alguém se levante.

Vip nesse caso significa Vai “Inquanto” Pode!

SalaVip - Galeão

Se você estiver sozinho/a,  e como a grande maioria, estiver com bagagem de mão, a tática fica ainda mais difícil pois é necessário sentar perto das guloseimas e bebidinhas, já que é preciso ficar de olho nos seus pertences enquanto se serve. Não pode dar bobeira mesmo aqui dentro!

Sala Vip- GaleãoSala Vip _ Galeão

Mas mesmo lotada é um oásis! Tem sopinha, quiches, sanduíches, sucos, refrigerantes, espumante. poltronas, sofá e televisão para passar o tempo.

E dependendo da hora do seu vôo ainda pode ser que tenha a sorte da sala ir esvaziando. Mas cuidado! Ainda tem muita ginástica pela frente! Como disse minha amiga Soraya neste post aqui, você ainda pode ter que andar muito! Por que? Para começar anunciaram o portão 30 para embarque imediato.

Oi? Ué? nada de embarcar? Não! é claro!!! O portão mudou para o 38, alí pertinho! %$#@ˆ!!!

Uma enorme fila se forma… e enfim a gente embarca.

Oásis de novo! E 12 horas depois, Londres e meus filhotes me esperavam de braços abertos!

Bom voltar para casa…

Agora conta para mim, para nós…  Você acha que nossos aeroportos podem dar conta de receber ou acolher mais gente de todo o canto do mundo? Que impressão a gente vai passar para os visitantes?

Para ler mais posts sobre Londres –  Aqui.

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

Para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

 

6 comentários em “Rio-Galeão – Londres-Heathrow

  1. Cel, conheço alguns aeroportos no Brasil, mas não me lembro de ser algo melhor do que São Paulo e Rio. Lamentável!!!
    PS: Espertinha você, né? Fugiu da nossa primavera- verão “amenos”…rs!!!
    Bj

  2. É querida a porca vai torcer o rabo nesses grande eventos que estão por vir. Imagine os pobre visitantes correndo de um lado para o outro sem entender nada. O aero de Salvador também é uma lástima. Vou tirar umas fotos da próxima vez que for no Brasil. Sabe aquela casinha amarela no meio da pista de barro, não está muito longe disso…Ah e parabéns pelos mais de 1300 seguidores!!!
    Bjs para vc!

  3. Infelizmente sou obrigada a concordar com a Eulalia… Moro em Belém, daqui não sai voo internacional, a não ser para Panamaribo… Já saí do país de Manaus (horrível, aeroporto em obras); de Fortaleza (aeroporto pequeno); de Brasília (antigo, desconfortável); do Rio ( péssimo! Tive de me submeter a essa lanchonete mostrada no post) e Guarulhos (aeroporto que necessita reforma urgente!). Daí, a gente sai daqui e tem um choque de contraste quando aterrisa lá fora. O aeroporto da cidade do Porto, que é uma cidade pequena, se comparada às principais cidades brasileiras, é uma beleza. Grande, moderno, com metro conectando-o ao centro da cidade. Barajas, em Madrid, nem se fala… Já estive no de Londres, Heathrow, fiquei impressionada com o tamanho daquilo! Desembarquei e ali mesmo tomei um onibus para Oxford! Fantástico! Isso é que é pensar na logística do turista, respeitar o visitante. Pra nós, brasileiros, falta muito ainda em infraestrutura, mas sobra em simpatia e alegria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.