Neve em Londres (a white sunday)

Ainda em Lisboa, eu olhava para o celular e custava a acreditar. No Accuweather (aplicativo para Android que mostra a previsão do tempo e a temperatura), floquinhos de neve apareciam na previsão para Londres em dois dias.

Até a semana passada, fim de janeiro, o inverno estava tranquilo. E em Lisboa, pegamos dias lindos,  temperaturas de 2 dígitos, mas o noticiário mostrava a onda de  frio impiedosa que “pousou” na Europa. No dia em que voltamos, comecei a crer. A neve tinha dia e hora marcada para Londres. Por volta das 6 da tarde de ontem. E com pontualidade britânica, começou a nevar. Forte!

E em questão de minutos, ficou tudo branquinho… Não resisti! Meu momento “carrapato a serviço do fato” aflorou e mesmo morrendo de medo de levar um estabaco, peguei meu super casaco e saí.

O fato é que oficialmente não neva em Londres. Mas sempre tem um dia, ou alguns dias que neva e muito em Londres. E este dia chega e traz um pequeno caos, porque a cidade nunca está preparada para isso. Ou seja: ônibus, trens, aeroportos,  tudo que se refere a transporte sofre um caos total e consequentemente os moradores  ficam muitas vezes sem ter como se locomover. Já imaginou um aeroporto com o tráfego de Heathrow fechado?  Mas e o frio? Na realidade o frio diminui quando neva. E a paisagem fica como em cena de filme de sessão da tarde… E eu clicando tudo com as mãos congeladas!

E tome de neve!

Eu e a “nevasca’.

E foi assim a noite inteira. Na BBC o noticiário dizia que desta vez a cidade estava preparada, que já tinha aprendido as lições de nevascas passadas, mas o fato é que de manhã nas radios, pediam para as pessoas não saírem de casa, se não fosse absolutamente necessário. Heathrow cancelou 1/3 dos vôos, assim como os outros aeroportos, e minha filhota ficou entalada em Eindhoven, na Holanda. Vôo cancelado.

De manhã a paisagem da janela me fazia lembrar mais uma cena de filme. Ninguém na rua e tudo branquinho! Um pouco assustador, ver esse cruzamento assim…

E lá fui eu fazer o reconhecimento da área…

E daqui para frente, as fotos parecem ser todas em preto e branco. Mais branco do que preto…

Nevou muito!!!  E a essa hora da manhã, só alguns carros “maculavam” a brancura total. Nas ruas de maior movimento e locais de grande circulação, jogam sal para derreter a neve e uma mistura de areia para dar aderência.

Highbury Fields parecia mesmo um outro parque. Uma outra cidade. Um silêncio diferente pelo ar.

Assim, antes de todo mundo passar, é lindo!

Por alguns instantes, me perguntei o que eu estaria fazendo a essa hora se estivesse no Rio. Estaria derretendo! Dei uma olhada na temperatura do Rio no celular. Máxima de 39 graus!!! Um arrepio percorreu o meu encapotado ser. E uma felicidade infantil me fez sorrir,  sozinha nessa esquina… Acho que não suporto mais o calor!

É pena que dure pouco. É assim… como bolo de festa de aniversário de criança. Depois que a festa acaba, a  realidade não é nada bonitinha. Durante o dia não nevou mais, caos nas estradas e nas railways e as ruas  ficam assim…

E no final do dia, fica parecendo areia de praia, tudo escorregadio, com poças de água que viram gelo, e todo mundo anda miudinho para não se estabacar de buzanfam no chão.

Agora, a previsão é de gelo e mais frio. Brrr! E você? Aonde está agora? Prefere calor ou frio? Conta, vai!

Até!

6 comentários em “Neve em Londres (a white sunday)

  1. Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | Manual prático: como procurar, encontrar e reservar seu hotel

  2. Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | Easyjet – alguma dúvida?

  3. Querida, você nos mostrou o melhor da neve! É mesmo lindo!!!!!!!

    Mas tem de existir gente que adore 39 graus, como eu… senão… como seria o mundo?
    Curta o frio por mim que eu curto o calor no seu lugar (risos).
    beijinhos doces!

  4. Que delícia, Celina!! Realmente 39 garus aqui ninguém merece…que inveja boa! Aproveita cada floco de neve aí pela gente!!!
    Fotos lindas!
    bjs
    Rafael, Ju e Miguel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.