Rennes, um tour pelo centro histórico

Centro Histórico - Rennes parte medieval

Centro Histórico – Rennes parte medieval

Quando comecei a montar nosso roteiro, optei por ficar em Rennes, no oeste da França, não só pela proximidade e consequente facilidade de acesso ao Mont St Michel, mas também, pela história dessa região. A cidade é a capital administrativa do departamento Ille-et-Vilaine, Bretanha, que por sua vez foi ocupada por Romanos e Bretões.

Gare de Rennes (exterior) - França

Gare de Rennes (exterior) – França

Chegamos à Rennes por volta de onze e meia da manhã de uma segunda-feira. Fomos imediatamente procurar onde comprar as passagens de ônibus para Mont St Michel. A Gare Routière – a estação de ônibus de Rennes, fica exatamente ao lado da estação de trem, onde chegamos.

Durante o percurso de táxi até o Hotel Mercure Centre Parlement, achei que era feriado na cidade. Tudo fechado e a cidade vazia! Escolhi o Mercure exatamente pela localização perfeita, e claro pelo padrão da rede, que nunca deixa a desejar. O hotel fica perto da Gare de Rennes, o suficiente para ir a pé ( de onde saem os ônibus para o Mont St Michel)  e perto do Centro Histórico (nosso interesse em conhecer a cidade). Nos três dias em que ficamos em Rennes, o hotel foi uma deliciosa  “casa” bem localizada. Ah! e não era feriado não! A explicação: sábado é tradicionalmente o dia mais movimentado do comércio, então, os franceses descansam domingo e segunda. A cidade ao anoitecer estava agitadíssima e as lojas funcionando normalmente.

Centro Histórico de Rennes

Mapa Centro Histórico- Rennes

Mapa do Centro de Rennes – cedido pelo Hotel Mercure Centre Parlement

Como em várias cidades da França, o centro histórico é quase todo zona de pedestres, o que torna o passeio bem mais agradável e seguro. O rio La Vilaine corta a cidade ao meio. Ao norte, o ponto de partida para conhecer o “centre ville” é a Place de l’Hôtel de Ville ou Place de la Mairie (hôtel de ville = prefeitura).

Place de l'Hôtel de Ville - Rennes

Place de l’Hôtel de Ville – Rennes

A praça é inconfundível e cuidadosamente florida, mesmo em pleno outono, quando estivemos na cidade.

Place de l'Hôtel de Ville - Rennes- França

Place de l’Hôtel de Ville – Rennes- França

Bem no centro, a Tour de l’Horloge, famosa pelo nicho vazio, que abrigava uma estátua de Luís XV, destruída durante a revolução francesa.

Além de linda, essa área é ótima para compras. Todas as lojas griffadas e outras redes típicas da Europa estão por aqui e mais específicamente nas  Rues d’Orléans, d’Estrées, Le Bastard ou La  Motte Fablet.

Prédio do Parlamento da Bretanha

Prédio do Parlamento da Bretanha

Continuando em direção ao norte, chega-se a Place du Parlement de Bretangne – o parlamento da Bretanha.

Parlement de Bretagne

Parlement de Bretagne

Este é O monumento da capital da Bretanha. O mesmo arquiteto responsável pelo Palais de Luxemburgo em Paris, projetou esse edifício, refletindo o mesmo estilo real e parisiense.

Parlement de Bretagne

Parlement de Bretagne

Voltando ao rio, é impossível não se deslumbrar com a Place de la République!

Palais du Commerce

Palais du Commerce – Rennes

E o imponente Palais du Commerce, mais lindo ainda ao entardecer.  Mas o centro histórico, ainda tem uma parte medieval bem preservada, assunto do próximo post!

Como pesquisar, e reservar seu hotel pelo Booking.com, neste post

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E no G+ No Google+:  google.com/+Maladerodinhaenecessaire 

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-
Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestShare on RedditTweet about this on TwitterEmail this to someone

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -

10 Responses to "Rennes, um tour pelo centro histórico"

  1. Maria Emilia Cunha says:

    oi, Celina, seu site é bem legal e lendo os seus relatos a gente se sente um pouco mais segura para viajar pois mais ou menos já vimos fotos e vc já deixou boas dicas para principiantes como eu…gostaria de saber de vc se é possível trocar passagem de trem comprada pela SNCF, pois comprei para Montpellier para visitar a cidade apenas por um dia vindo de Bordeaux mas um dia passa rápido e acho que Montpellier não tem tanta coisa interessante como eu pensava e, gostaria de trocar a passagem para embarcar para Aix em Provence um dia antes, pois lá eu sei que tem muita coisa legal pra fazer…vc sabe se é possível fazer esta troca pelo site ou até mesmo lá na Gare de Bordeaux?? se tiver como me dar esta dica ficarei grata…bjo pra vc e Parabéns!! :)

    Responder
  2. Alana says:

    Olá, Celina! Amei seu site! Encontrei-o ao procurar informações para a minha viagem ao Mont Saint Michel, que será em maio deste ano. Nunca havia me interessado por Rennes, mas ao ler seus relatos fiquei louca para conhecer um pouco da cidade. Acontece que meus hotéis em Paris e MSM já estão reservados e pagos, então só me resta a possibilidade de passar o dia da ida ao MSM para passar algumas horas em Rennes. Mas isso será numa 2ª feira e vc disse q é tudo fechado por lá. Vc acha que vale a pena, pelo menos para caminhar um pouco pelas ruas da cidade? Outra coisa, vc sabe dizer se na estação de trem ou do ônibus tem depósito de bagagens para eu deixar minha malinha de rodinhas super enxuta, só para eu não passar o tempo todo andando com ela?
    Muito obrigada e parabéns pelo site!
    Alana

    Responder
    • Celina Martins says:

      Oi Alana!
      Desculpe a demora em responder. Eu não posso afirmar com certeza que esteja tudo fechado qdo você for. Eu fui no início do inverno e isso talvez faça a diferença. Mas mesmo assim, o centro histórico é lindo! Então deixe sua ‘alma viajante” falar mais alto e conheça um pouco da cidade. Qto à mala, ;( acho que não tem quarda volume na estação de trem. Eu pesquisei neste site: http://questions.sncf.com/questions/266188-consigne-a-bagages-en-gare-de-rennes
      Um abraço!

      Responder
      • Alana says:

        Oi Celina!
        Muito obrigada pela resposta! Já decidi, vou conhecer Rennes! E quanto à mala, contactei o office de turisme e eles têm depósito de bagagens, assim deixarei lá! Valeu demais pela dica e por tudo quanto vc falou sobre Rennes, foi muito inspirador!
        Um abraço!

        Responder
        • Celina Martins says:

          Que bom Alana!!
          que bom que tem depósito de bagagens por lá. No site da Sncf eles dizem que não. É até uma boa informação para colocar no blog! Depois volta para contar sua experiência.
          E sim!!! é o que eu tento fazer, inspirar a viajar… que bom que te inspirei!
          bjs

          Responder
        • Maria Emilia Cunha says:

          oi, Alana, tudo bem?? eu me chamo Emília e tb vou para Rennes e MSM e estou indo sozinha nesta viagem pela primeira vez e gostaria de pelo menos ter companhia para este dia …vai que vc está indo no mesmo dia que eu em Maio…eu vou dia 2 de Maio…saio de Paris e faço um bate volta pois pensei na mala, aonde deixar e preferi ficar mais um dia e seguir para Tours no dia 3 de Maio…se quiser fazer contato, mande msg pelo facebook…minha página está acima…entre e me adicione se quiser, ok?? será muito bom poder ter companhia de brasileiros neste passeio!!! obrigada e boa viagem!!

          Responder
  3. ginapsi says:

    Linda cidade!É um polo universitário, não é? É passagem obrigatória para o Mont St. Michel?

    Responder
  4. Eulalia says:

    Que cidade fofa! Adorei o post!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>