Rennes, um tour pelo centro histórico

Centro Histórico - Rennes parte medieval

Centro Histórico – Rennes parte medieval

Quando comecei a montar nosso roteiro, optei por ficar em Rennes, no oeste da França, não só pela proximidade e consequente facilidade de acesso ao Mont St Michel, mas também, pela história dessa região. A cidade é a capital administrativa do departamento Ille-et-Vilaine, Bretanha, que por sua vez foi ocupada por Romanos e Bretões.

Gare de Rennes (exterior) - França

Gare de Rennes (exterior) – França

Chegamos à Rennes por volta de onze e meia da manhã de uma segunda-feira. Fomos imediatamente procurar onde comprar as passagens de ônibus para Mont St Michel. A Gare Routière – a estação de ônibus de Rennes, fica exatamente ao lado da estação de trem, onde chegamos.

Durante o percurso de táxi até o Hotel Mercure Centre Parlement, achei que era feriado na cidade. Tudo fechado e a cidade vazia! Escolhi o Mercure exatamente pela localização perfeita, e claro pelo padrão da rede, que nunca deixa a desejar. O hotel fica perto da Gare de Rennes, o suficiente para ir a pé ( de onde saem os ônibus para o Mont St Michel)  e perto do Centro Histórico (nosso interesse em conhecer a cidade). Nos três dias em que ficamos em Rennes, o hotel foi uma deliciosa  “casa” bem localizada. Ah! e não era feriado não! A explicação: sábado é tradicionalmente o dia mais movimentado do comércio, então, os franceses descansam domingo e segunda. A cidade ao anoitecer estava agitadíssima e as lojas funcionando normalmente.

Centro Histórico de Rennes

Mapa Centro Histórico- Rennes

Mapa do Centro de Rennes – cedido pelo Hotel Mercure Centre Parlement

Como em várias cidades da França, o centro histórico é quase todo zona de pedestres, o que torna o passeio bem mais agradável e seguro. O rio La Vilaine corta a cidade ao meio. Ao norte, o ponto de partida para conhecer o “centre ville” é a Place de l’Hôtel de Ville ou Place de la Mairie (hôtel de ville = prefeitura).

Place de l'Hôtel de Ville - Rennes

Place de l’Hôtel de Ville – Rennes

A praça é inconfundível e cuidadosamente florida, mesmo em pleno outono, quando estivemos na cidade.

Place de l'Hôtel de Ville - Rennes- França

Place de l’Hôtel de Ville – Rennes- França

Bem no centro, a Tour de l’Horloge, famosa pelo nicho vazio, que abrigava uma estátua de Luís XV, destruída durante a revolução francesa.

Além de linda, essa área é ótima para compras. Todas as lojas griffadas e outras redes típicas da Europa estão por aqui e mais específicamente nas  Rues d’Orléans, d’Estrées, Le Bastard ou La  Motte Fablet.

Prédio do Parlamento da Bretanha

Prédio do Parlamento da Bretanha

Continuando em direção ao norte, chega-se a Place du Parlement de Bretangne – o parlamento da Bretanha.

Parlement de Bretagne

Parlement de Bretagne

Este é O monumento da capital da Bretanha. O mesmo arquiteto responsável pelo Palais de Luxemburgo em Paris, projetou esse edifício, refletindo o mesmo estilo real e parisiense.

Parlement de Bretagne

Parlement de Bretagne

Voltando ao rio, é impossível não se deslumbrar com a Place de la République!

Palais du Commerce

Palais du Commerce – Rennes

E o imponente Palais du Commerce, mais lindo ainda ao entardecer.  Mas o centro histórico, ainda tem uma parte medieval bem preservada, assunto do próximo post!

Como pesquisar, e reservar seu hotel pelo Booking.com, neste post

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E no G+ No Google+:  google.com/+Maladerodinhaenecessaire 

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos.
Estou no Google + – +
Celina Martins
-

written by

Sou professora por formação, artista plástica, designer e blogueira, mas gosto mesmo é de ser nômade. Moro seis meses na Europa quando aproveito para viajar, e seis meses no Brasil, praticamente na ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói. Eu moro onde estão meus sapatos. Estou no Google + - + Celina Martins -

3 Responses to "Rennes, um tour pelo centro histórico"

  1. ginapsi says:

    Linda cidade!É um polo universitário, não é? É passagem obrigatória para o Mont St. Michel?

    Responder
  2. Eulalia says:

    Que cidade fofa! Adorei o post!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>