Enfim, as Olimpíadas de Londres!!!

Em julho de 2005, foi anunciada a vitória de Londres sobre Paris, tida até então como favorita, para ser a sede das Olimpíadas de 2012. Tony Blair ainda era o Primeiro Ministro e Londres ainda era uma cidade que eu queria muito conhecer, mas que “morava” dentro de um livro na minha estante.

Comemoração na Vitória de Londres como sede da Olimpíadas de 2012

Fonte: BBC Sports

Desde 2007 vou a Londres e nos últimos anos tenho divido minha vida pelo Oceano Atlântico: um tempo lá, outro cá. Nesses seis anos de vida londrina, pude acompanhar a cidade se preparando para as Olimpíadas. Londres tornou-se um canteiro de obras e exigiu de todo mundo, um boa dose de paciência. Falei sobre isso nesse post aqui. E sinceramente, acho que as o Jogos Olímpicos vão exigir muito mais paciência ainda, tanto dos londrinos, quanto dos turistas! Com a criação das “GAME LANES”,  praticamente toda a Central London foi afetada, várias ruas e avenidas interditadas  e isso se traduz em caos no trânsito e obviamente nos transportes públicos. O que mais eu ouvia quando estava por lá, era: Imagina isso nas Olimpíadas?! Para responder a essa pergunta, foi criado o site Go Ahead of The Games,

Viajando nas áreas afetadas pelos Jogos Olímpicos em Londres

Mas eu adorei o clima de pré Olimpíadas. Como promoção é o que os ingleses mais sabem fazer, uma área de observação foi aberta para o Parque Olímpico bem antes de sua conclusão. O Complexo Olímpico fica no leste de Londres, uma área antes meio esquecida e decadente que se transformou  e foi completamente revitalizada, a começar pelo enorme Westfield London Shopping Center.

Westfield London Shopping Center

E lógico que assim que abriram a visitação, fui lá para conferir. Na época fizeram a View Tube, uma espéicie de passeio público para que as pessoas fossem ver o final das obras.  Saindo da estação de metrô de Highbury&Islington peguei o Overground para Stratford (zona3).  Nesta estação já dá para ir ao Westfield Shopping (dizem que é o maior da Europa!), mas para ir até o Complexo Olímpico, que fica um pouco além,

Docklands Light Raiway-entrada-Londres

é preciso pegar a Docklands Light Railway, que vai para Cannary Warf (região bem modernosa de Londres) e saltar logo na próxima estação, Pudding Mill Lane). O trem de superfície é largo e confortável.

DRL - interior do trem -Londres

Do trem já dá para ver o estádio, e como eu já tinha lido no jornal, prestei bastante atenção para ver o  Aquatic Center bem de frente, desenhado por Zaha Hadid (a mesma que projetou a primeira estação nas montanhas de Innsbruck, para ver clique aqui). O centro aquático, só deu para ver do trem mesmo, pois na plataforma de observação o ângulo não é favorável.

Centro Aquático Olímpico _ Londres Chegando em Pudding Mill Lane era pegar um caminho no meio do canteiro de obras, para chegar até o View Tube.

Caminho entre a obra para o estádio olímpico de Londres-2012

A coisa toda ainda estava mesmo como um enorme canteiro de obras.

Estádio Olímpico em obras _ Londres 2012

Essas fotos foram tiradas no final de março. E adorei ter ido lá. O dia estava lindo, e pude ver tudo com toda a calma. Fiquei imaginando o furdunço que logo, logo iria tomar conta do lugar.

Estádio Olímpico e a Órbita - Londres 2012

Ao lado do estádio está a Orbita,  escultura de Anish Kapoor que até onde eu sei, será a queridinha da cobertura das TVs de todo o mundo.

Estádio Olímpico e A Orbita- escultura de Anish Kapoor -Londres 2012

Por dentro da grade, consegui capturar o caminho (coberto) que os atletas e torcedores farão para  chegar ao estádio.

Caminho para chegar ao estádio olímpico_Londres2012

E por fim, fui lá ver as fotos  sobre as obras e toda a transformação que o lugar todo passou, em exposição literalmente dentro de um container.

View Tube_Parque Olímpico_Londres 2012

Agora, está tudo lindo e organizado.

Olympic Stadium London2012

 Foto: Jae Hong/AP Source: AP

E como presente dos céus, em Londres está fazendo sol e calor. E os torcedores tem muito o que percorrer, debaixo do sol londrino, que acreditem, é bem quente!

Parque Olímpico_Londres2012

Mas nem só de Olympic Park vivem os jogos. Tem competição espalhada por toda Londres e até Cardiff , capital do país de Gales entrou no roteiro. Hoje tem jogo de futebol feminino no Milleniun Stadium, por exemplo.

Localidades dos Jogos Olímpicos de Londres2012

Hourse Guards Parade e Hyde Park bem no centro de Londres, vão abrigar o Vôlei de Praia e o Triatlon/Natação respectivamente. E ainda tem furdunço rolando em Greenwich Park, O2 Arena e ExCel (um dos maiores centros de exposições da Europa). E para conectar  as pessoas com eficiência e rapidez entre entre as  estações Emirates Greenwich Peninsula e Emirates Royal Docks,  foi inaugurado o teleférico de mais de 60 milhões de libras! Fazendo um trajeto de 1,1 km de extensão por cima do Tâmisa, o percurso entre a Millenium Dome – Arena O2 e o centro de exposições ExCel leva só 5 minutos !

Teleférico Londres 2012

Foto: Bruno Santos/Terra

Então, é esperar sexta-feira para assistir (pela televisão, né?) a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Londres 2012. Se eu gostaria de estar lá? Claro. Sempre adoro estar em Londres. Mas também sei o quanto pode ser complicado estar lá nesses dias de eventos super históricos. De toda a forma, vou conferir tudo outra vez  e vou fazer questão de andar no teleférico. Afinal, tem tudo para virar mais uma atração turística obrigatória! E você? Também tem vontade de estar lá? Ou prefere o conforto do sofá e uma boa HDTV?

Leia também:    Um passeio por Cardiff, a capital do País de Gales

                             Emirates Air Line Cable Car, um teleférico em Londres

7 comentários em “Enfim, as Olimpíadas de Londres!!!

  1. Bom Diaa Cecilia!

    Euu gostei muitooo do Seu Blog! *—*
    Tem muita coisa legal e interessante nele eee curti bastante este Post. “)

    Eu Trabalho em uma empresa de Pesquisas mercadologicas remunerada e Estamos com um projeto junto a Empresa Nielsen, referente as Olimpiadas e Paralimpiadas de 2016!

    Temos como Objetivo neste Projeto obter informações e analisar a expectativa e interesses gerais dos espectadores em relação aos jogos Olimpicos e/ou Paralimpicos, como ingressos, hospedagem, organização, opniões, melhorias, experiencias, entre outros..

    Caso esteja interessada ou conheça alguem que foi nas olimpiadas anteriores ou que pretendem comprar ingressos para a de 2016 é so me mandandar um e-mail, e lhe passo nosso telefone para demais informações!
    As pessoas interessadas receberão como gratificação 100,00R$ por se disponibilizar a participar conosco neste projeto!
    Qualquer duvida estamos a Disposição!

    Mais uma vez Parabeeens Pelo Seu Blog.
    Abraços. *

  2. Adoraria visitar Londres, mas em outra ocasião e com muita tranquilidade.
    Na TV dá pra ver detalhes e uma visão geral dos jogos. A abertura promete!!!
    Quando viajar pra lá consultarei o “Mala” e todas as dicas maravilhosas sobre a terra da Rainha!

    Bjão

  3. Cel….a minha Londres ainda está nos livros e nos blogs de viagem (especialmente o seu…). Gostaria de conhecer o Parque Olímpico, mas numa situação de tranquilidade e sossego. Na verdade tenho um pouco de fobia a multidões. Fico com a tranquilidade do meu sofá e quem sabe, ano vem eu consiga por em prática o Plano de Viagem Reino Unido…rs!!! Acho que precisarei de outra encarnação e algum “argent” prá por em prática todos os planos de viagem…rs!!! Esse ano ainda quero ir as Minas Gerais.
    Bj

  4. Estive em Londres no começo do mês e adorei o clima pré-olimpíadas! É uma das minhas cidades favoritas!
    Tive a minha experiência olímpica em Sydney e foi incrível! Até pensei em ficar em Londres, mas não tinha ingresso (só talvez conseguisse para o volei de praia) e ia ficar na casa de amigos. Acontece que já não sou tão festeira e não gosto muito de lugares cheios então decidi ver as Olimpíadas nos melhor lugar possível para quem gosta dos esportes: em casa.
    Confesso que gosto de ver as Olimpíadas no conforto do meu sofá com posse do controle remoto para ver tudo (tudo mesmo) e em detalhes. E vai ser uma olimpíada maravilhosa!
    E claro que volto a Londres para conhecer o parque olímpico.

    • Olá Karine, seja bem vinda ao blog! vou confessar também: muito tumulto também não é a minha praia. Embora já tenha me metido em muitas situações no meio da multidão, principalmente em Londres. Por isso mesmo, o sofá é o lugar mais legal para assistir os Jogos!
      abcos e vote sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.